Legislativo aprova projeto para criar Programa de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia para Pessoa com Deficiência (PcD)

por Laiane Carniel publicado 06/04/2022 18h42, última modificação 06/04/2022 18h42
Também em primeira votação, foi criado o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos

Na Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (6), o Legislativo aprovou dois projetos em primeira votação, instituindo  o Programa de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia para Pessoa com Deficiência (PcD) e criando o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, e um projeto em segunda votação, aprovando que o município de Pato Branco volte a ser associado no CONIMS. Também foram apresentados dez indicações e 12 requerimentos. No Grande Expediente, o vereador Marcos Marini (Podemos) utilizou o espaço para fazer um resumo da Audiência Pública, realizada na noite de terça-feira (5), sobre a padronização e uso das calçadas e, na Participação dos Convidados, o presidente da Associação de Ciclista Quebra Freio Bike Clube Pato Branco, Paulo Ricardo Fergutz, falou sobre o circuito Rota das Araucárias de Cicloturismo, que será realizado no dia 10 de abril.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 64, de 2021, de autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), instituindo o Programa de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia para Pessoa com Deficiência (PcD). Os objetivos, de acordo com o projeto, são: I - proceder à assistência e a reabilitação da saúde da pessoa com deficiência; II - buscar o reestabelecimento de condições de vida satisfatórias à pessoa com deficiência após patologias que eventualmente se manifestem; e III - promover ações de educação em saúde, considerando suas limitações.

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL) e Thania Caminski (PP), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 152, de 2021, que dispõe sobre a criação do Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, a ser realizado por meio de unidades móveis, denominado "Projeto Castramóvel''.

Segunda votação

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 19, de 2022, de autoria do Executivo, autorizando que o Município de Pato Branco se associe no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONIMS). De acordo com o Projeto, “o Município de Pato Branco deixou de fazer parte do Consórcio no ano de 2012 e agora, por meio da presente proposição, requer autorização legislativa para novamente aderir ao CONIMS, visando economizar nas aquisições de medicamentos e equipamentos e a contratação de profissionais, bem como realizá-las de forma mais rápida e desburocratizada, melhorando consequentemente a qualidade do serviço prestado à população”.

Grande Expediente

No Grande Expediente, o vereador Marcos Marini (Podemos) utilizou o espaço para fazer um resumo da Audiência Pública, realizada na noite de terça-feira (5), sobre a padronização e uso das calçadas, que ele propôs, juntamente, com a vereadora Thania Caminski (PP). Marini afirmou que é rotina que os vereadores peçam, por meio de requerimentos e indicações, melhorias nas calçadas, com relação a estruturas, podas de árvores e acessibilidade, por isso da importância da Audiência, pois as calçadas, na opinião do vereador, são uma causa coletiva.

Todos os secretários municipais, das pastas correlatas ao assunto, também participaram, bem como, representantes de entidades e a comunidade. “Com isso, após ouvir todas as manifestações, temos uma grande missão pela frente, precisamos nos unirmos e darmos os encaminhamentos necessários, foi isso que percebemos ontem, que as pessoas estão dispostas a encontrarem uma solução, seja por meio da formação de uma comissão, que foi uma das sugestões apresentadas, ou pela organização de um planejamento a curto, médio e longo prazo, para que consigamos, realmente, fazermos uma cidade mais inclusiva e mais amiga de todos”, considerou Marini.

Participação de Convidados

Convidado pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Dirceu Boaretto (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União), esteve presente o presidente da Associação de Ciclista Quebra Freio Bike Clube Pato Branco, Paulo Ricardo Fergutz, para falar sobre o Circuito Rota das Araucárias de Cicloturismo, que será realizado no dia 10 de abril.

Paulo explicou que a prática esportiva estava em uma crescente para novos adeptos e a pandemia acelerou esse processo, praticamente, dobrando o número de pessoas que aderiram ao ciclismo, seja como meio de transporte, lazer, esporte ou para participar de competições.

“Pato Branco já teve grandes competições, voltadas ao mundo da bike, em nível nacional, e, agora, vamos sediar a etapa do Circuito Rota das Araucárias de Cicloturismo. O Circuito é a 7ª etapa, ele acontece no Paraná e em Santa Catarina, sendo realizado nas cidades onde existem uma comissão organizadora, que dá suporte ao evento, juntando a prática do ciclismo com a união entre os grupos e divulgando o turismo rural”, explicou Paulo.

A saída será da Casa de Formação, com duas opções de trajeto, uma com 25 quilômetros e outra com 45 quilômetros. “O principal desse circuito, além da divulgação das belezas de cada cidade e de fomentar a economia, é a causa social, com arrecadação dos recursos sendo destinadas para instituições. Na etapa de Pato Branco, temos como parceira a FUNDABEM, que irá fazer a tradicional macarronada com galeto e ficará com os lucros. Além disso, com os valores arrecadados com as inscrições, também pretendemos ajudarmos mais três instituições”, disse Paulo.

A pauta da sessão, com os projetos, as correspondências e os ofícios apresentados, juntamente com os requerimentos e indicações apresentadas, está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2168/