Kart Clube Pato Branco é homenageado pelo Legislativo de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 29/04/2024 16h50, última modificação 29/04/2024 16h50
Vítimas de feminicídio receberão memorial para homenagem e conscientização

Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (29), foi aprovado um projeto em votação única; três projetos em primeiras votações; e um projeto em segunda votação. Durante a Sessão, foi entregue Moção de Aplauso para o Kart Clube Pato Branco. Ainda, foram apresentadas seis indicações e 24 requerimentos.

Votação única

Moção de Aplauso para Gerson Luiz Leonarski

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 17, de 2024, a ser concedida a Gerson Luiz Leonarski, pelos relevantes serviços prestados junto ao SAMU.

“Gerson Luiz Leonarski nasceu em 17 de janeiro de 1976, em Sulina (PR), filho mais novo de Lourdes Maria Leonarski e Inácio Leonarski possui três irmãos Delceu, Janice e Jair; casado com Mirian e com dois filhos, Kaian Henrique e Maria Luiza. Em 2003, formou-se em Técnico em Enfermagem, seguindo adiante na graduação em Enfermagem, em 2007. Cursou diversos cursos de aperfeiçoamento e sua experiência, junto a área pré-hospitalar, iniciou-se em 2005, em São Paulo, com o cargo de Técnico de Enfermagem do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Com a graduação de enfermeiro concluída, trabalhou no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moram e, em dupla jornada, junto ao SAMU, passando de técnico de enfermagem para enfermeiro, em 2011.

Diretor de Enfermagem do SAMU 192 Sudoeste do Paraná, desde setembro de 2012, Gerson foi um dos principais alicerces para estruturação e consolidação do serviço regional, se destacam seu compromisso com a qualidade e eficiência do serviço pré hospitalar. Entre outras atuações, foi o profissional responsável pela criação do Núcleo de Educação Itinerante (NEI), do 192 Sudoeste, despertando em sua equipe a motivação para disseminar conhecimentos em primeiros socorros aos Sudoestinos. Sua capacidade de liderança e dedicação tem sido referência ao longo dos anos para o surgimento de novos instrutores, proporcionando, também, a educação continuada da equipe do Samu, para a Rede de Urgências e para a população de modo geral. Com isso, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná orgulho em tê-lo no seu quadro funcional, sua dedicação é referência aos demais colaboradores”.

Primeira votação

Praça do Rotary

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 28, de 2024, denomina de Praça do Rotary, o logradouro público localizado no bairro Jardim Primavera. De acordo com o Projeto, o objetivo é oferecer um novo espaço, “já que no local onde existia a Praça do Rotary, foi edificado o possível terminal de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, sendo necessário a destinação de um novo espaço para que os companheiros possam desenvolver suas atividades”.

Unidade Básica de Saúde “Alceu Rech”

Também de autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil) e aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 30, de 2024, denominando de Alceu Rech, a Unidade Básica de Saúde, localizada no Bairro Industrial. O homenageado exerceu diversas funções públicas, dentre elas, a de secretário municipal de Saúde, de junho de 1996 a abril de 1999 e de janeiro de 2001 a fevereiro de 2003, função da qual lhe permitiu ser um dos apoiadores no início da viabilização do Hospital do Câncer em Pato Branco.

Pelo Projeto, “Alceu Rech nasceu em Pato Branco, em 2 de março de 1961, filho de Ulisses Rech (in memóriam) e Deonira Bonatto Rech, trabalhou com seu pai na fábrica de massas da família - Massas Rei - até ingressar nos estudos na área da saúde. Aos vinte anos casou-se com Isolda Gerônimo, desta união nasceram os filhos Wyvianne Rech Zanicotti e Hegberto Alceu Rech. Em 1996 houve a separação do casal, entretanto, Rech encontrou-se com Elizabete de Menezes Simões e casaram-se em 2004, Alceu cuidava carinhosamente também de duas enteadas Mariana Simões Formighieri e Marina Simões Formighieri e os netos Nickolas, João Paulo, Sarah e Lucas”.

O homenageado formou-se em Psicologia, pela Universidade Tuiuti, e especializou-se em Saúde Pública e Administração Estratégica e Recursos Humanos, o que possibilitou Rech desempenhar importantes funções do setor público paranaense. Em Pato Branco, atuou como como psicólogo no Detran; psicólogo do Município; e secretário municipal, participando da elaboração do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos do Município de Pato Branco. Também exerceu a função de secretário municipal de Saúde de Tijucas do Sul, elaborando o projeto de reestruturação administrativa e do plano de cargos e salários dos servidores públicos; foi presidente do Conselho dos Secretários de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba; além de coordenar e auxiliar na elaboração de concursos públicos em Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São João, Tijucas do Sul e da Câmara Municipal de Agudos do Sul; ainda, elaborou o projeto de reestruturação administrativa e do plano de cargos e salários dos servidores públicos em Quitandinha e o projeto de reestruturação administrativa e do regimento interno de Piên.

Alceu Rech mudou-se para Curitiba, juntamente, com sua esposa Elizabete de Menezes Simões em dezembro de 2021, em virtude do diagnóstico de um câncer gástrico. Durante o período, permaneceu morando em uma chácara, localizada em uma nascente do Rio Iguaçu, em Pinhais, sempre em companhia da família e de muitos amigos. No local, montou uma pequena marcenaria, realizando um sonho e desenvolvendo a atividade como hobby. Lá permaneceu até os últimos dias de sua vida, criando móveis e objetos decorativos em madeira. Torcedor assíduo do clube Atlético Paranaense, sempre que possível assistia aos jogos na arena, Rech foi um pai, esposo, filho, avô e padrasto muito dedicado. Faleceu em 15 de fevereiro de 2024, em decorrência de neoplasia gástrica, deixando um legado de simplicidade, amor e compaixão.

Crédito especial

De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 53, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 30 mil, junto à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o texto do Projeto, “esta iniciativa visa ajustar o orçamento municipal às novas exigências decorrentes dos contratos programa firmados com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONIMS)”.

Segunda votação

Memorial para vítimas de feminicídio

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 135, de 2023, instituindo homenagem às mulheres vítimas de feminicídio, constituída por um monumento com memorial. De acordo com o Projeto, “o monumento em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio conterá uma placa com a relação dos nomes das vítimas e, junto a ele, deverá constar a divulgação de órgãos de denúncia de abusos e violência contra a mulher, com os respectivos telefones e endereços”.

Pela justificativa do Projeto, “é preciso incentivar e apoiar a denúncia desses casos de violência logo no princípio, para evitar que se transformem em novos casos de feminicídio. Essa é a motivação da criação deste Projeto de Lei, que propõe a construção de monumento com memorial, que servirá de marco, de ponto de reflexão sobre a modalidade mais vil de violência que existe, que é aquela que acontece no íntimo, no seio das residências”.

Moção de Aplauso para o Kart Clube Pato Branco

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (PRD), foi entregue a Moção de Aplauso nº 15, de 2024, para o Kart Clube Pato Branco, neste ato representado pelo presidente Lucian Patrick Brandalise, pela organização e realização do evento, Sul Brasileiro de Kart 2024.

De acordo com o Projeto, “o Kartódromo Municipal Ayrton Senna teve sua primeira autorização de funcionamento em 23 de abril de 1992. Durante estes anos, e em parceria com a Prefeitura Municipal, o Kart Clube Pato Branco, que é uma associação sem fins lucrativos, administra e investe toda sua arrecadação em melhorias no espaço, na estrutura, no incentivo ao esporte para crianças, jovens e adultos, mantendo o espaço limpo e seguro para todos os frequentadores, com zero custo para os órgãos públicos, sendo que, nos dias da semana, o espaço é aberto para toda comunidade praticar caminhada, corrida e ciclismo. O espaço ainda é monitorado por câmeras e com caseiro que mantém o espaço limpo e seguro, esse pago pelo Kart Clube”.

“É considerado por muitos como um dos melhores kartódromos do Brasil, tanto pelo seu traçado, que oferece inúmeras dificuldades aos pilotos, como por sua estrutura, e pela sua localização privilegiada. Hoje, a associação conta com 75 pilotos filiados, entre crianças e adultos, que levam o nome de Pato Branco a outros estados, tanto em Campeonatos Estaduais como no Brasileiro, o maior campeonato de kart do Brasil”.

“Em março de 2024, o Kart Clube Pato Branco consolidou seu nome trazendo o Sul Brasileiro de Kart 2024 que é considerado o 3º maior e mais importante do pais. O evento contou com 137 pilotos e mais de 140 inscrições, sendo o maior campeonato da história do clube. Durante vários meses, anteriores a prova, inúmeros pilotos de fora vieram treinar em nossa cidade e, com isso, aumentando e movimentando a economia local. Com a realização do evento Sul Brasileiro o dinheiro de fora que ficou em nosso município foi imenso, lotando a rede hoteleira e gastronômica durante uma semana”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2378/