Instituto Ação Voluntária (IAV) é declarada de Utilidade Pública Municipal
O Legislativo aprovou, durante Sessão Ordinária realizada segunda-feira (16), três projetos em primeiras votações, declarando o Instituto Ação Voluntária (IAV), como Utilidade Pública Municipal; denominando de “Delcila Menegatti”, via pública localizada no Loteamento Residencial Menegatti, no bairro Industrial; e nomeando de “Zacarias Gonçalves da Silva”, o Ginásio Poliesportivo localizado no bairro Fraron. Ainda, foram apresentados cinco requerimentos.
Utilidade Pública Municipal para o Instituto Ação Voluntária (IAV)
De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 80, de 2023, declarando de Utilidade Pública Municipal o Instituto Ação Voluntária (IAV) de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “com a chegada de pandemia de COVID-19, em março de 2020, os grupos vulneráveis foram imediatamente afetados, já que as ações de isolamento e quarentena implicaram diretamente sobre as famílias que já necessitavam de suporte assistencial. Foi a partir dessa emergente e urgente necessidade de intervenção, que um grupo de mulheres pato-branquenses, que já realizavam ações de filantropia individualmente, optaram por unirem-se em um grupo para que juntas pudessem atender o maior número de famílias.”
Ainda pelo Projeto, “ao realizarem as primeiras intervenções, o grupo observou que as necessidades básicas de moradia, alimentação e higiene cresciam exponencialmente, por conta do lockdown, já que as crianças passaram a ficar mais tempo em casa. Sendo assim, as atividades do grupo, inicialmente, foram bastante diversificadas, desde a distribuição de cestas básicas, marmitas, roupas, enxovais para bebês, fraldas, leite e móveis, até a participação em eventos, através de campanhas de arrecadação de doces (Páscoa), de brinquedos (Dia da Criança e Natal) e de material escolar (Remanso da Pedreira e Projeto Jojoca)”.
“A partir de uma série de intervenções, o grupo entendeu que outras entidades também realizam arrecadação e distribuição de alimentos e agasalhos, portanto a assistência do “Ação Voluntária (AV)” foi se voltando para as famílias com necessidades mais específicas e de maior dificuldade de amparo, como por exemplo, o auxílio para as famílias com Pessoas com Deficiência (PCD) ou aqueles com necessidades de melhores condições de moradia”.
Rua Delcila Menegatti
Em primeira votação e de autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado o Projeto de Lei nº 130, de 2023, denominando de “Rua Delcila Menegatti”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Menegatti, no bairro Industrial. Pelo Projeto, “Delcila nasceu no dia 23 de julho de 1938, em Erechim (RS), e no mesmo ano veio com seus pais e dois irmãos morar em Pato Branco. Em 1956, casou-se com Orlando Menegatti, mudando-se para a comunidade de Fazenda da Barra. Delcila sempre foi uma esposa companheira e trabalhadora, muito atenta à educação e bem-estar dos filhos, sendo um pilar da sua casa. Mulher forte, guerreira e muito carismática, estava sempre presente na vida dos filhos e se orgulhava muito da grande família que construiu. Em vida conviveu com seus 21 netos e 25 bisnetos. Faleceu em 19 de janeiro de 2022, deixando marcado nos corações de todos maravilhosas lembranças e ensinamentos”.
Ginásio Poliesportivo Zacarias Gonçalves da Silva
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), também foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 136, de 2023, denominando de “Zacarias Gonçalves da Silva”, o Ginásio Poliesportivo, localizado na Rua Maria Madalena Tatto, no bairro Fraron. De acordo com o Projeto, Zacarias Gonçalves da Silva, nasceu em 15 de março de 1959, em Parambú (CE), foi criado por um de seus irmãos, após perder sua mãe, aos 6 anos de idade. Aos 16 anos, veio para Pato Branco, na companhia de um casal cearense e, ao chegar aqui, começou a trabalhar como ambulante, vendendo redes e tapetes. “Foi um período difícil, passando por muitas dificuldades, frio e até mesmo fome. No entanto, com seu trabalho e dedicação, sempre demonstrando muita responsabilidade, conquistou a confiança e simpatia de todos por onde passava com seu trabalho”.
De acordo com o projeto, “Zaca” desempenhou papéis importantes na comunidade, com sua contribuição como candidato a vereador, líder de capelas, presidente de sindicato, empresário de transporte escolar e mentor e exemplo para jovens. “Sua atuação ativa na vida pública e comunitária demonstra seu compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas. Ele era conhecido por sua integridade, valores morais e éticos sólidos e sua história de superação, vindo de uma origem humilde e construindo uma vida de sucesso”.
Com isso, “ao nomear o Ginásio com seu nome, estamos celebrando e perpetuando esses valores para as gerações futuras, enviando uma mensagem poderosa sobre a importância do trabalho árduo, educação e responsabilidade. A denominação é uma maneira de reconhecer e lembrar Zacarias, que faleceu em 24 de novembro de 2022, e seu impacto duradouro na comunidade. Isso permite que sua memória continue viva e seja uma fonte de inspiração contínua.”
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2324/