Indicação sugere programa permanente de orientações ao uso de máscaras em situações especiais

por ubiracy.tesseroli — publicado 29/05/2020 08h32, última modificação 29/05/2020 08h32
O programa é centrado no processo de saúde preventiva

O Plenário do Legislativo aprovou a indicação que prevê a criação de um programa permanente de orientações ao uso de máscaras em situações em que as pessoas estejam com qualquer problema de saúde que possa ser transmitida por via oral e respiratória.

A indicação, de autoria do vereador Professor Moacir Gregolin (Republicanos), destaca que a utilização de máscara tem sido o diferencial, segundo especialistas, para a redução  significativa da transmissão do Covid-19. De acordo com a afirmação de vários cientistas, a medida protege em 60% a possibilidade de  indivíduos se tornarem transmissor.

Assim, salienta o vereador, é possível avaliar que alguns países, principalmente os que têm maior densidade demográfica, adotam algumas medidas já tradicionais, que vai do uso de máscara ao isolamento da pessoa doente.

“No que tange as questões técnicas quanto às possibilidades de implantação ou não, fica a Secretaria de Saúde encarregada de avaliar a indicação”, observa o vereador.

Global

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação de doenças, protegendo quem usa e outras pessoas ao seu redor.