Grupo Teatral Danko recebe Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 06/11/2023 19h04, última modificação 06/11/2023 19h04
Aprovado Projeto para doação de terreno para construção do condomínio do idoso

Durante Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram, em votação única, uma Moção de Aplauso; em primeiras votações, foram aprovados cinco projetos; e, em segundas votações, foram aprovados dois projetos. Durante a Sessão, também foi entregue Moção de Aplauso para o Grupo Teatral Danko. Ainda, foram apresentados dois requerimentos.  

Moção de Aplauso

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovada, em primeira votação, a Moção de Aplauso nº 42, de 2023, a ser concedida para a professora e uma das fundadoras da Casa de Apoio Gama - Associação de Amigos de Prevenção ao Câncer - Clemair Bertol, pela sua contribuição no combate à doença e aos pacientes que necessitam de ajuda.

De acordo com o Projeto, “Nascida em Coronel Vivida, em 3 de setembro de 1948, filha de pais agricultores oriundos do Rio Grande do Sul, Clemair Bertol é casada com Mário João Bertol e mãe de quatro filhos, Kátia, Débora, Roberto e Evandro. Ela também é avó de 11 netos e um bisneto. Mudou-se para Pato Branco em 1985, acompanhando o esposo, que assumiu a gerência da empresa Biscoitos Karina, e começou a lecionar na Escola Rocha Pombo.”

“Pelo seu método de trabalho na alfabetização, que resultou no rápido desenvolvimento da leitura e na aprendizagem coletiva dos alunos, foi convidada a repassar seus conhecimentos aos professores que atuavam nos 15 municípios de abrangência do Núcleo Regional da Educação. Professora, concursada pela Secretaria Estadual de Educação, atuando no Ensino Fundamental e Magistério, especialista em Orientação Educacional e Gestão da Educação, foi chefe do Núcleo Regional da Educação durante cinco anos, participando ativamente das mudanças do Ensino Médio e Pós-médio. Contribuiu com o Plano Decenal da Educação para Pato Branco e atuou como vereadora suplente durante alguns meses no ano 2000.”

“Em 2000, foi diagnosticada com câncer de mama, encaminhada à Curitiba, realizou mastectomia radical e iniciou o tratamento de quimioterapia, na capital. Com a chegada de especialista em oncologia em Pato Branco, no ano seguinte, transferiu o tratamento para o município. Como esse tratamento era pouco divulgado na época, sentiu a necessidade de buscar ajuda a quem já havia passado pelo processo, mas ninguém gostava de falar sobre o assunto, considerado como uma sentença de morte. Movida por essa necessidade, procurou uma amiga e juntas iniciaram um movimento de orientação e ajuda às pessoas que passavam pelo câncer. Dessa maneira, iniciou-se o esboço do que viria a ser a entidade. Após muitos encontros e reuniões, surgia o Gama (Grupo de Apoio à Mama).”

“A missão do Gama sempre foi o fortalecimento e a motivação do grupo, no despertar para a vida durante o tratamento, além de incentivo para a continuidade dos cuidados e da prevenção após alta médica. Um dos desafios era manter as voluntárias em sentido solidário, como testemunhas de vida e superação, pois a grande maioria dessas voluntárias, eram mulheres que já haviam passado pelo tratamento do câncer com experiência vivida. Com o passar dos anos, a entidade foi se fortalecendo e recebendo adesão de toda a sociedade, organizando eventos, como a 1ª Caminhada e Corrida do Outubro Rosa.”

“Assim, em março de 2010, foi lançada a pedra fundamental da Casa e a entidade passou a ampliar as doações espontâneas, a realizar brechós e chás e jantares beneficientes.  O tempo passou e aconteceu a inauguração da Casa de Apoio, um momento ímpar, quando um sonho estava se concretizando. Entre 2013 e 2018, Clemair Bertol atuou como presidente da diretoria. Durante aquele período houve uma das maiores arrecadações de fundos, por meio de uma parceria firmada com a Receita Federal, que fez a doação de um contêiner de mercadorias apreendidas. Com esse material, o grupo realizou um grande bazar. O valor arrecadado possibilitou a conclusão da lavanderia, sala de eventos e sala de Pilates do local.”

“Ainda durante sua gestão e com o crescimento da Casa de Apoio, a diretoria, sob a presidência de Clemair, normatizaram alguns critérios de gestão, com a realização de cursos e treinamentos permanentes para as equipes de trabalho; capacitação para os voluntários; parceria junto aos cursos de saúde da Fadep, atual Unidep, com estagiários nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, que beneficiou enormemente a qualidade do atendimento aos pacientes; parceria com profissional da área jurídica para orientação sobre direitos aos portadores de câncer; organização de visitas hospitalares das voluntárias aos pacientes com câncer, a fim de oferecer a Casa de Apoio aos pacientes que necessitavam; criação do Coral da Superação, como forma de terapia que, até hoje, se apresenta em diversos eventos; criação da Roda de Superação – encontro mensal para sensibilizar, mobilizar e motivar as voluntárias, familiares e pacientes da Casa de Apoio, com oportunidade única de descontração e depoimentos de superação e trocas de experiências.”

“Dessa forma, a Câmara Municipal de Pato Branco reconhece e aplaude Clemair Bertol por sua importante contribuição no combate ao câncer em nossa cidade e região, além do seu auxílio aos mais necessitados. Expressamos nossa admiração por todo o trabalho realizado e desejamos que continue seguindo pelo caminho do bem”, concluiu o texto da Moção.

Primeira votação

Denominação de ruas

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovado o Projeto de Lei nº 127, de 2023, denominando de “José Antonio Vazzatta”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova. José Antonio nasceu em 11 de setembro de 1911, na cidade de Cacique Doble (RS). Foi um pioneiro de nosso município, chegando nestas terras quando ainda era denominado de Distrito de Bom Retiro, no final da década de 40, firmando residência na Comunidade de Passo da Ilha. Na simplicidade, José e sua família trabalhavam na agricultura, buscando todos os dias o sustento da família. A família era muito conhecida na comunidade pela produção de vinho e de graspa. Trabalhou auxiliando na construção da igreja e do pavilhão da Comunidade do Passo da Ilha, desbravou as redondezas auxiliando na abertura de estradas, ajudava nas festas e bailes da comunidade, trabalhou na construção da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data de 6 de março de 2004, quando faleceu aos 92 anos, deixando boas lembranças em sua família, amigos e comunidade. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 81, de 2023.

Também de autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovado o Projeto de Lei nº 138, de 2023, denominando de “Doralino Tramuntin”, via pública situada no Loteamento Residencial Vida Nova. Doralino nasceu em 25 de março de 1951, em Pato Branco (PR), na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo Cachoeirinha. Filho de Ana e Argemiro Tramontin, teve dez irmãos. Um homem empreendedor, que trabalhou como agricultor e apicultor, na comunidade onde nasceu. Conheceu sua esposa Marlei e casaram-se em maio de 1981. Tiveram duas filhas, Raquel e Izara, e três netos, Samuel, Iasmin e Caetano. Em 1988, com 37 anos, trabalhou no Restaurante Calçadão, onde era sócio, dedicando todos os dias de sua jornada com sua esposa sempre ao seu lado. Muito conhecido por todos, pelos apelidos Compadre e Tramuntin, sempre foi uma pessoa calma, gentil, de grande coração e que fazia todos ao seu redor rir. Sempre estava de bom humor para brincar e fazer suas piadas, com seu grupo de amigos. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data de 19 de setembro de 2021, quando faleceu aos 70 anos, devido às complicações pela Covid, deixando boas lembranças em sua família e amigos”.

Condomínio do Idoso

De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 154, de 2023, que dispõe sobre a doação de imóvel à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a ser destinado à construção de um condomínio habitacional para idosos, do Programa Casa Fácil - Viver Mais Paraná. De acordo com o Projeto, “serão construídos condomínios residenciais fechados para idosos com idade superior a 60 anos, renda mensal de 1 a 6 salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade. Serão 40 moradias, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer.”

Crédito Especial

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 140, de 2023, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 60 mil, junto à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor é oriundo do Convênio nº 18/2021, celebrado entre o Município e a Fundação Araucária, para a implementação do Programa de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Robótica, que visa ampliar o número de pessoas com conhecimento em tecnologias como robótica e programação, através de disseminação e capacitação nestas áreas por meio da implantação de laboratórios de tecnologia e robótica e da promoção de olimpíadas na área.

Pelo Projeto de Lei nº 142, de 2023, de autoria do Executivo e aprovado em primeira votação foi autorizada a abertura de crédito especial, no valor de R$ 30 mil, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social. O recurso é oriundo do Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA – PR), para “Apoio a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do acesso a produtos de Higiene Íntima”. O valor será destinado à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que não possuem acesso a produtos de higiene íntima como fraldas, absorventes e congêneres e produtos higiênicos complementares.

Segunda votação

Utilidade Pública Municipal para a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 148, de 2023, de autoria dos vereadores Dirceu Boaretto (Podemos) e Joecir Bernardi (PSD), declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva.

De acordo com a justificativa do Projeto, “a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva tem como finalidade o congraçamento entre seus sócios e a população, a realização de eventos de pesca esportiva e recreação, a defesa de direitos sociais, a preservação da natureza, principalmente, às margens dos rios, a conscientização ambiental da população em geral, o repovoamento dos rios, a reconstituição de matas ciliares e a preservação das nascentes. Também atua na realização e prestação de serviços de assessoria para outras entidades, em competição de pesca esportiva, através de seus diretores e associados, e em colaboração com o Poder Público e com as autoridades ambientais.”

“A Associação foi fundada em 10 de dezembro de 1996, sob a denominação de Movimento Ecológico Vale do Iguaçu (Mevi), cuja razão social, foi alterada para Pato Pescador - Pesca Esportiva, em assembleia realizada pelos seus associados, em 17 de outubro de 2016. Apesar de não fazer parte das atividades pertinentes à Associação e de não constar em seus estatutos como atividade inerente ao mesmo, o clube também realiza, todos os anos, atividades de cunho social, tais como: arrecadação de alimentos e distribuição para pessoas carentes e entidades que prestam esse serviço para a comunidade; arrecadação e distribuição de brinquedos e presentes, no dia das crianças e próximo ao Natal e Páscoa, para escolas e creches. Ainda, quando convidado, o Pato Pescador - Pesca Esportiva participa de atividades educacionais sobre preservação do meio ambiente, junto com crianças de outras instituições”, explicou a justificativa do Projeto.

Rua “Laureci Antunes de Lima”

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 158, de 2023, denominando de “Laureci Antunes de Lima”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova. Laureci nasceu em 8 de janeiro de 1973, em Pato Branco. Filha de Arestides Martins de Almeida e Floripa Antunes. Morou durante muitos anos na Comunidade de São Miguel - Cachoeirinha. Aos quatorze anos perdeu sua mãe e, desde então, passou a ajudar seu pai na agricultura. Era uma cozinheira de mão cheia e amava flores. Aos dezesseis anos saiu de sua casa para trabalhar na cidade de Pato Branco. Era moradora do bairro São João e trabalhava com vendas. Gostava de política e por diversas vezes trabalhou nos períodos eleitorais, sendo sempre muito conhecida e querida por todos. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data 7 de julho de 2019, quando veio a falecer, vítima de AVC, deixando dois filhos, Adrieli Antunes de Lima e Valcimar Alisson”, concluiu o texto do Projeto.

Moção de Aplauso ao Grupo Teatral Danko

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 37, de 2023, ao Grupo Teatral Danko, pela sua expressiva contribuição nas cenas artística e cultural da cidade de Pato Branco.

De acordo com o Projeto, “a Companhia surgiu em 2014, por iniciativa dos atores Bruno Guedes, Mari Rossoni, Emanuel Padia e Fabiana Guarez. O primeiro ensaio com o elenco aconteceu naquele mesmo ano e ao longo de sua criação, o grupo realizou várias oficinas de formação com adolescentes do município, que hoje fazem parte da equipe. O Grupo Danko tem como principal objetivo a continuidade da difusão da arte teatral e circense, bem como, a interação entre artistas de outros grupos e segmentos culturais. Com um elenco comprometido, tem explorado diferentes gêneros, desde comédias até dramas, com textos próprios ou adaptados. Suas apresentações têm encantado e envolvido o público, proporcionando momentos de pura magia e fazendo com que o teatro pato-branquense seja apreciado e valorizado”.

“Sempre atenta, a Companhia procura sempre participar de mostras e festivais teatrais que são realizados na região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Promovendo iniciativas que, além de contribuir no desenvolvimento cultural dos participantes, estimula o interesse de novas gerações. Dessa forma, a Câmara Municipal de Pato Branco reconhece e aplaude o Grupo por sua importante contribuição para a cultura local, enriquecendo a vida dos cidadãos e promovendo o desenvolvimento artístico da cidade”, concluiu o Projeto.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2330/