Grupo de Escoteiros Coroados recebe Moção de Aplauso como uma das entidades mais antigas do município
Na 68ª Sessão Ordinária de 2024, realizada nesta quarta-feira (23), os vereadores aprovaram, sete projetos em segunda votação, e um projeto em primeira votação. Ainda, foram apresentados dez requerimentos; uma indicação legislativa; uma Moção de Aplauso; quatro projetos de Lei Ordinária, dentre eles, o de autoria do prefeito Robson Cantu, para a extinção do cargo de Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Também foi realizada a entrega da Moção de Aplauso nº 18/2024 e Moção de Aplauso nº 21/2024 para o Grupo de Escoteiros Coroados, e aos atuais e ex-chefes do grupo, respectivamente.
No espaço da Participação de convidados, a representante do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NAU), Caroline Domingos falou sobre o projeto Noites Iluminadas, que está sendo desenvolvido no município.
Segunda votação
Impressão 3D de ultrassonografia para gestantes com deficiência visual
De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), o Projeto de Lei nº 62, de 2024, dispõe sobre o direito da gestante com deficiência visual, residente no município de Pato Branco ao atendimento pré-natal humanizado, por meio do acesso a imagens de ultrassonografia em 3D e dá outras providências. A apreciação foi em segunda votação.
Política Municipal em prol do cuidador familiar não remunerado
Aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 97, de 2024, que institui a Política Municipal de Orientação, Apoio e Atendimento ao Cuidador Familiar não Remunerado da Pessoa em Situação de Dependência.
Doação de imóvel ao Ciruspar
De autoria do prefeito Robson Cantu, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 98, de 2024, que a altera o dispositivo da Lei nº 5.842, de 25 de novembro de 2021, que autoriza o Executivo Municipal a doar imóvel ao Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar).
Estrada Rural Municipal Izidro Pagnoncelli
Apresentado pelo vereador Joecir Bernardi (PSD), o Projeto de Lei nº 136, de 2024, que denomina de Izidro Pagnoncelli a estrada rural municipal que interliga a comunidade de Passo da Ilha à comunidade de Nossa Senhora da Saúde, no município de Pato Branco, foi aprovado em segunda votação.
Biografia
Izidro Pagnoncelli nasceu em 28 de janeiro de 1923, natural de Antonio Prado (RS), na Serra Gaúcha. Filho de José Pagnoncelli e de Angela Trombeta Pagnoncelli, ambos falecidos.
Casou- se com Rosalina Cervo Pagnocelli, em 20 de maio de 1943. Desse casamento tiveram 15 filhos, cinco falecidos ainda quando crianças. Ainda no Rio Grande do Sul nasceram quatro filhos, Teresinha, Henrique (em memória), Helena (em memória), Aldino (em memória). No ano de 1948, a família chegou ao Paraná em busca de melhores condições. Vieram em duas famílias com um caminhão, passando quatro dias na estrada até chegarem em Pato Branco, na comunidade de São João Batista, onde permaneceram por quatro anos, tendo mais quatro filhos, Tranquilo (em memória), Líria (em memória), Odila e Sabina.
Desde a sua chegada a comunidade, Izidro trabalhou como agricultor. Em 1952, adquiriu sua propriedade na comunidade de Passo da Ilha, onde nasceram sete filhos, Claudino, Inês, Ivo (em memória), Davida, Hildo (em memória), Janete (em memória) e Arilde. Ali dedicou-se ao trabalho de moageiro, no moinho o qual construiu, nesse tinha descascador de arroz, moagem de milho para a fabricação de fubá e soque de erva.
Dentro da comunidade, Izidro sempre foi participativo e colaborava com trabalhos voluntários. Ajudou na construção da atual igreja da comunidade, levando pedras em seu caminhão. Também ajudou na construção da igreja e do pavilhão São Pedro Apóstolo.
No ano de 1996, mudou-se para Pato Branco, no bairro Industrial, no qual residiu até 3 de setembro de 2008, falecendo por conta de falência múltipla de órgãos, com 85 anos.
Deixou um legado excepcional, tanto como pai, esposo, avô, bisavô, sogro, trabalhador. Izidro deixa grandes saudades até nos dias atuais, sendo sempre lembrado como exemplo de honestidade e bondade.
Utilidade pública
O Projeto de Lei nº 146, de 2024, de autoria do vereador Rodrigo José Correia (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, sendo declarado de utilidade pública municipal a Associação Originais Motor Club.
Abertura de crédito especial
Encaminhado para a Câmara, quando Angela Padoan atuava como prefeita em exercício, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 149, de 2024, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2024 no valor de R$ 1.000.000,00 e dá outras providências.
Plano de Urbanização do bairro Jardim Floresta
Aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2, de 2024, enviado à Câmara, pelo prefeito Robson Cantu, que trata do Plano de Urbanização Jardim Floresta, PUrb Jardim Floresta, nos termos da Lei Complementar nº 46, de 26 de maio de 2011, que regulamenta o uso, a ocupação e o parcelamento do solo no município de Pato Branco.
Primeira votação
Prêmio Ecologia e Ambientalismo
O vereador Dirceu Luiz Boaretto (PRD), apresentou e foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 21, de 2024, que concede o Prêmio Ecologia e Ambientalismo à Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva.
Justificativa
A Associação Pato Pescador se destaca por promover o congraçamento entre seus membros e a população, realizar eventos de pesca esportiva, defender direitos sociais, e, principalmente, atuar em iniciativas de preservação da natureza, especialmente nas áreas marginais dos rios. A entidade é notória por sua atuação na conscientização ambiental, repovoamento dos rios, reconstituição de matas ciliares e preservação das nascentes.
Além disso, o clube desempenha papel importante em atividades educacionais junto a crianças de outras instituições, promovendo o plantio de mudas de árvores frutíferas às margens dos rios e o recolhimento de lixo sólido em áreas fluviais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental em Pato Branco e região.
Moção de Aplauso
De autoria do vereador Januário Koslinski (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 18 e a Moção de Aplauso nº21, de 2024, para o Grupo de Escoteiros Coroados e aos atuais e ex-chefes do Grupo de Escoteiros Coroados, respectivamente.
De acordo com o Projeto, “o Grupo Escoteiros Coroados é conhecido por ser uma das instituições mais antigas de Pato Branco, com linda história,marcada por muito trabalho, dedicação e formação de cidadãos”, tendo iniciado suas atividades no final da década de 1950.
Em nome do Grupo Escoteiros Coroados e dos atuais e ex-chefes, Osmar Rubens Camargo, que está no grupo desde a década de 1960 afirmou que “a Moção de Aplauso, valoriza a todos que passaram pela história do Coroados”.
Ele lembrou ainda que o grupo de escoteiros integra a lista dos cinco grupos mais longevos do Paraná, em atividade contínua. Lembrando Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, fundador do movimento do escotismo, Camargo afirmou que “a vivência valoriza a formação do caráter, a dedicação pelo meio ambiente, os valores da família, o respeito aos mais velhos, ao meio ambiente e a convivência entre os povos.”
Participação de convidados
Ao utilizar do espaço destinado a participação de convidados, a representante do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NAU), Caroline Domingos apresentou o projeto Noites Iluminadas.
Ela destacou que tendo iniciado em 2018, com o Núcleo de Empreendedores Jovens (NEJ), da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), em 2024, o projeto Noites Iluminadas chega a sua terceira edição.
O projeto busca, por meio de concurso, estimular a decoração de vitrines e fachadas comerciais e residências, com decoração natalina. “Enxergando o Natal como uma festividade universal que evoca sentimentos de bondade, ternura, vida, reflexão e união.”
As inscrições que iniciaram em 20 de outubro podem ser feitas até 20 de novembro, e segundo os organizadores, os interessados devem ficar atentos ao cronograma e regulamento que estabelece a temática para as categorias definidas.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2436/