Grupo de alunos recebe moção de aplauso no Legislativo

por ubiracy.tesseroli — publicado 12/12/2019 10h25, última modificação 13/12/2019 10h12
Eles participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2019

Na sessão plenária de quarta-feira (11), o  vereador Claudemir Zanco,  Biruba (PDT), entregou  Moção de Aplauso à Equipe Pato Macgyvers, Mater Dei,  Alexandre Slonski, Gabriel Smolek e Andre Migliorini, pela conquista de todos os prêmios da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2019 .

Detalhes

Eles conquistaram a medalha de ouro - alcance superior a 190 metros; equipe campeã - maior alcance 326 metros; equipe campeã no somatório dos dois - 630 metros. A desempenho é  resultado de um trabalho em conjunto de longa data, do respaldo técnico e preciso dos professores e, principalmente, da dedicação dos alunos André Migliorini, Alexandre Slonski e Gabriel Smolek nos inúmeros testes e aperfeiçoamentos até chegar à final da Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Resultado

Após uma semana inteira de competições e lançamento de projéteis, eles sagraram-se campeões, sendo anunciados na manhã do dia 15 de novembro. Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Mater Dei, Alexandre Slonski, Gabriel Smolek e André Migliorini participaram da jornada de Foguetes, que é a etapa final da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), como um evento pertencente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, na Jornada de Foguetes se busca saber, entre todo o país, quais projéteis feitos com material reciclável conseguirão os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Na MOBGOG, Mater Dei participa direto do Nível 4, destinada aos alunos do ensino médio ou superior.

Os alunos tiveram o respaldo de equipe multidisciplinar de professores: Física com Sérgio Casagrande Júnior, Matemática com Paulo Sérgio Dietrich, Química com José Aluísio e Rogério Felix Bianca.