Grupo Antigomobilistas Originais Motor Club, recebe Moção de Aplauso

por Marcilei Cristina Rossi publicado 26/06/2024 17h40, última modificação 28/06/2024 16h28
Diretor executivo do Pato Futsal, Daniel Nekel apresenta dados dos projetos sociais do clube

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (26), dois projetos em primeiras votações; e três projetos em segundas votações. Durante a Sessão, foi entregue Moção de Aplauso para o Grupo Antigomobilistas Originais Motor Club. Na Participação de Convidados, esteve presente o diretor executivo do Pato Futsal, Daniel Nekel, para falar sobre os “Projetos Sociais desenvolvidos no último ano”. Ainda, foram apresentadas duas indicações e 20 requerimentos.

Primeira votação

Alteração na Lei do Comércio Ambulante

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 37, de 2024, alterando dispositivo da Lei nº 2.463, de junho de 2005, que disciplinou o exercício do comércio ambulante em logradouros e vias públicas no Município de Pato Branco. A alteração “tem o objetivo de proporcionar a possibilidade de venda de água mineral e refrigerantes por todos os ambulantes devidamente licenciados”.

Crédito especial

Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 101, de 2024, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 85 mil, por meio do remanejamento de recursos dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o valor realocado será destinado ao Departamento de Assistência Social e Comunitária, dentro da ação “habitação urbana”, e será destinado aos pagamentos de serviços de cartorários, necessários nas atividades rotineiras do referido Departamento”.

Segunda votação

Utilidade Pública para a Associação Projeto Social de Futebol Bairro Bortot

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 78, de 2024, declarando de Utilidade Pública Municipal o Projeto Social de Futebol Bairro Bortot.

Pela Justificativa, “a Associação, fundada em 21 de outubro de 2020, é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos e de caráter filantrópico, que opera em conformidade com seu regimento estatutário e as normas legais aplicáveis”.

“Seu propósito é proporcionar aos jovens dos bairros a oportunidade de praticar o futebol, não apenas como um esporte, mas como uma via para a detecção e desenvolvimento de talentos. Através de iniciativas, de subvenção social e patrocínios, o projeto visa garantir a continuidade de suas atividades, contribuindo assim, para a formação de crianças e adolescentes participativos e capazes de transformar suas realidades. O esporte é aqui entendido como uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal.”

“A crescente necessidade de entidades que promovam a prática esportiva e incentivem os cidadãos a adotarem hábitos saudáveis é evidente, especialmente, aquelas direcionadas para as crianças merecem nosso apoio incondicional, pois representam um investimento no futuro de nossa comunidade”.

Selo “Empresa Amiga da Educação”

Em segunda votação e de autoria do vereador Januário Koslinski (PL), foi aprovado o Projeto de Resolução nº 7, de 2023, criando o selo “Empresa Amiga da Educação”, a ser concedido à Pessoas Jurídicas de direito privado que promovam, por meio de ações diretas e voluntárias, o desenvolvimento e melhoria da Educação Pública. Pelo Projeto, o selo poderá ser concedido anualmente e em duas modalidades, selo prata e selo ouro, “para pessoas jurídicas de direito privado sediadas nesta circunscrição que, comprovadamente, promovam ou contribuam com relevantes ações e projetos de melhoria da educação pública, seja por meio de doações de bens, valores ou ainda pela prestação de serviços, precípuos ou não à sua atividade econômica”.

Título de Cidadão Benemérito para o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho

De autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 8, de 2024, concedendo o Título de Cidadão Benemérito de Pato Branco ao deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho.

“Luiz Fernando Guerra Filho, nascido em 18 de dezembro de 1984, no Hospital Policlínica, em Pato Branco (PR), é o terceiro filho, o caçula, dos empresários Carmen Lúcia Guerra e Fernando Guerra. Desde muito jovem, foi participativo e dedicado às empresas da Família Guerra, tendo estudado no Colégio Mater Dei durante toda sua infância e adolescência. Em 2001, mudou-se para Curitiba, onde fez curso preparatório e, na sequência, cursou Direito”.

“Depois de formado iniciou sua carreira pública nos bastidores da política paranaense, sendo estagiário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná, de 2006 a 2008. Após sua diplomação pela OAB Paraná, advogou para deputados e tornou-se Chefe de Gabinete do Diretor Geral da Casa, e ainda, especializou-se em Direito Eleitoral. Embora jovem, decidiu disputar sua primeira eleição em 2018, quando elegeu-se com 32.216 votos, em 256 municípios do Paraná. Nas eleições de 2022, foi eleito com mais de 58 mil votos, tornando-se o deputado estadual mais votado da história de Pato Branco, com 52,09% dos votos válidos. Ele segue sendo um dos deputados mais jovens do estado do Paraná e está em seu segundo mandato.”

“É uma figura proeminente na política e na comunidade local, emergindo como um dos líderes mais influentes da região. Cresceu imerso na rica cultura e nos valores familiares enraizados em Pato Branco e no sudoeste do estado. Sua experiência tanto na esfera pública quanto no setor privado o equipou com uma visão abrangente e uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pela população. Essa combinação única de experiência e compromisso o tornou um defensor incansável dos interesses locais, trabalhando incessantemente para promover o desenvolvimento econômico e social da região.”

Moção de Aplauso para o Grupo Antigomobilistas Originais Motor Club

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 24, de 2024, para o Grupo Antigomobilistas Originais Motor Club, pelas ações sociais realizadas.

De acordo com o Projeto, “o Originais Motor Club é uma entidade sem fins lucrativos, composto por 35 associados, colecionadores e entusiastas do antigomobilismo, com consciência do dever social em promover ações que assistam à comunidade. Desde meados de 2021, diversas ações foram realizadas, como o Projeto Setembro Amarelo e no Colégio São Vicente de Paulo, onde, na Páscoa, foram entregues 280 canecas recheadas de chocolates às crianças do bairro Santa Fé. Além de parcerias com o Gama, o CEU das Artes, o Remanso da Pedreira e com o S.O.S Vida Nova”.

“Ainda, vale ressaltar que há muitos anos a Originais Motor Club mantém o projeto de arrecadação de roupas e materiais de limpeza, que é destinado ao Gama, para que o instituto faça uso, doação ou bazar com os produtos arrecadados. O clube também leva o nome de Pato Branco para outros locais, por meio das constantes participações em encontros antigomobilistas em diversos estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, assim como em cidades da região”.

Participação de Convidados

Convidado pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Dirceu Boaretto (PRD), Eduardo Dala Costa (Republicanos), Januário Koslinski (PL), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Maria Cristina Hamera (União Brasil), Rafael Celestrin (PSD), Rodrigo Correia (União Brasil) e Romulo Faggion (União Brasil), por meio do Requerimento nº 631, de 2024, o diretor executivo do Pato Futsal, Daniel Nekel, para falar sobre os “Projetos Sociais desenvolvidos no último ano”.

Nekel afirmou que o objetivo do Pato Futsal com os projetos sociais, é “devolver para a sociedade um pouco do que nós também recebemos da sociedade”. Ele também destacou os recursos recebidos pela entidade, por meio de Emendas Impositivas destinadas pela Câmara Municipal, que tem como finalidade a destinação aos projetos sociais do clube.

Segundo o diretor executivo, são quase 400 crianças, que duas vezes por semana, recebem instruções técnicas em nove polos sociais.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2397/