Ex-combatente da FEB é homenageado com nome de rua em Pato Branco
O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Tenente Floriano Bonadimann será nome de uma rua no bairro Anchieta, em Pato Branco. O projeto de lei de autoria de Fabricio Preis de Mello (PSD) foi aprovado em segunda discussão e votação por unanimidade pelos vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira (18) da Câmara Municipal. A aprovação foi acompanhada por parentes de Floriano Bonadimann, que faleceu em 1998.
Na argumentação do projeto, Fabricio destacou que o objetivo é demonstrar respeito e gratidão ao ex-combatente do Exército Brasileiro que lutou com bravura pelos interesses da nação e dos países aliados contra o genocídio cometido pelo nazismo na Segunda Guerra Mundial.
A FEB enviou mais de 25 mil combatentes para atuar no conflito armado. Na Itália, eles lutaram durante sete meses e dezenove dias, entre os anos de 1944 e 1945, junto às Forças Aliadas, retomando cidades que estavam sob domínio nazista colaborando para a vitória dos aliados na guerra.
Tenente Floriano Bonadimann
Floriano nasceu em 01/04/1920, em Abelardo Luz (SC), e em meados de 1975 mudou-se para Pato Branco. Residiu no bairro Cristo Rei, no distrito de São Roque do Chopim e, por fim, no bairro Anchieta. Faleceu em 23/03/1998.
Foi militar, ocupando a patente de 2º Tenente do Exército Brasileiro, atuando como combatente na Segunda Guerra Mundial. No dia 30 de junho de 1944, embarcou no navio norte-americano General Mann fazendo parte do 1 º escalão da FEB que atuou na Itália. Participou da retomada das localidades de Massarosa, Camaiore e Monte Prano. Tendo obtido a vitória, embarcou de volta para o Brasil chegando ao Rio de Janeiro em 1945 quando optou em continuar no Exército servindo a Pátria Bandeira.