Empresário Valter Luís Trojan recebeu Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 15/05/2024 16h45, última modificação 15/05/2024 16h48
Em segunda votação, Legislativo aprovou a criação de Programa para Implementação de Práticas Restaurativas

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (15), o Legislativo aprovou, em votação única, Moção de Aplauso para o Grupo Escoteiros Coroados. Em segundas votações, quatro projetos. Durante a Sessão, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para o empresário Valter Luís Trojan. Ainda, foram apresentadas cinco indicações e 16 requerimentos.

Votação única

De autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 18, de 2024, a ser concedida ao Grupo Escoteiros Coroados, pelo brilhante trabalho realizado em prol da população pato-branquense.

De acordo com o Projeto, “o Grupo Escoteiro Coroados é conhecido por ser uma das instituições mais antigas de Pato Branco, com uma história marcada por muito trabalho, dedicação e formação de cidadãos. Tudo começou quando Valdir Garcia Tatim, no final da década de 50, vindo de Ponta Grossa (PR), instalou-se em Pato Branco para exercer o seu ofício de cirurgião dentista e iniciou as atividades do Grupo. Na época, Pato Branco não era muito mais do que um povoado mas, em 30 de julho de 1960, foi fundado o Grupo Escoteiro Coroados, através da reunião de aproximadamente 24 crianças e adolescentes, sob a chefia de Tatim e com o apoio do chefe assistente Osvaldo Telles. A primeira sede do Grupo se deu na garagem da casa do Chefe Tatim e a escolha do nome “Coroados” se deu em homenagem aos índios Kaingangs, da etnia Jê, que habitam até hoje o sudoeste do Paraná. Bravios, valentes e adornados com cocares que lembravam coroas, eram chamados pelos portugueses de “Índios Coroados”, sendo esta a inspiração para o nome do grupo escoteiro mais antigo de Pato Branco”.

“O Grupo Escoteiro Coroados é o quinto mais antigo do Paraná, ainda em funcionamento, e em virtude das inúmeras ações realizadas desde sua fundação, na década de 70, teve reconhecida a sua Utilidade Pública, pelo Poder Legislativo Municipal. Atualmente, o Grupo Escoteiro Coroados possui 60 associados registrados, entre lobinhos, escoteiros, sêniores, pioneiros, escotistas e dirigentes. Além dos membros registrados, a instituição conta com o auxílios de pais de apoio e, eventualmente, com o auxílio de entusiastas, apoiadores e ex-escoteiros, de modo que, juntos, a Família Coroados certamente passa de uma centena de pessoas”.

“Ao longo dos anos, seguindo o propósito do escotismo, o Grupo Escoteiro se dedicou à formação de jovens, retos de caráter, com formação humanística, líderes, pessoas responsáveis, empáticas e socialmente engajadas. Para isso, os Escoteiros Coroados atua nas mais variadas iniciativas, entre elas, ações municipais de combate à dengue; campanhas de conscientização e descarte adequado de lixo medicamentoso; recomposição de áreas degradadas, realizando o plantio de árvores; arrecadação em favor do lar dos idosos; limpeza do Parque de Exposições; campanha de arrecadação de doces para a Páscoa de crianças carentes; participação da programação de Páscoa, com o Projeto Jojoca no Bairro

São João; conscientização no trânsito, em parceria feita com o Depatran e o Detran; e arrecadação de brinquedos. Por isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso ao Grupo Escoteiros Coroados, externando agradecimento pelo brilhante trabalho e empenho em prol da população Pato-branquense”, conclui o documento.

Segunda votação

Reparação de vias

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 213, de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de reparação das vias públicas que tenham sido danificadas durante a realização de serviços, por empresas públicas ou privadas. 

Feira Municipal de Arte e Artesanato de Pato Branco (FEMAAPB)

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 8, de 2024, altera dispositivos da Lei nº 6.130, de 6 de setembro de 2023, que disciplinou o funcionamento e a fiscalização da Feira Municipal de Arte e Artesanato de Pato Branco (FEMAAPB).

Correção de área doada

De autoria do Executivo, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 71, de 2024, alterando dispositivo da Lei nº 6.204, de 21 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a desafetação e autoriza a doação do imóvel urbano ao Estado do Paraná para a edificação do Centro de Socioeducação (CENSE). De acordo com o Projeto, “a alteração tem como objetivo corrigir a redação da referida Lei, pois o Município é proprietário de apenas parte do imóvel, não sendo possível doar a totalidade da área”.

Programa de Implementação de Práticas Restaurativas

Também de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 6, de 2024, instituindo o “Programa de Implementação de Práticas Restaurativas”. De acordo com o Projeto, o Programa irá atuar em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social;  Educação e Cultura; e Saúde e terá como intuito aplicar os “fundamentos, princípios e valores da Justiça Restaurativa para o aperfeiçoamento de ações tendentes a desenvolver uma cultura de não-violência nos espaços institucionais e comunitários do Município.”

Moção de Aplauso para Valter Luís Trojan

De autoria do vereador Lindomar Brandão (DEM), foi entregue a Moção de Aplauso nº 20, de 2021, para o empresário Valter Luís Trojan, por ações voltadas à comunidade de Pato Branco, em especial, ao Distrito de Nova Espero - São Roque do Chopim.

Nascido em 9 de outubro de 1971, em Pato Branco, Valter é filho de Sofia e Romualdo Trojan, é presidente CEO do Grupo Trojan, sendo a Aramart uma de suas empresas mais conhecidas, com mais de 25 anos de existência, e com a matriz em São Roque do Chopim.

De acordo com o projeto, “durante muitos anos a empresa de Valter patrocinou o Coral Chaminha e o Grupo Teatral Espero Arte; disponibilizou aulas para crianças e adolescentes, da língua nativa da comunidade o "esperanto"; e, também, aulas de futebol, por meio do Projeto "Piá bom de bola, Bom na Escola", por meio do Centro Aramat de Incentivo ao Esporte”. Pelo “Programa Chamas do Amanhã”, incentiva seus colaboradores para a formação em cursos e especializações, além de oferecer atendimento odontológico, tanto para colaboradores como para a comunidade, atendendo mais de 800 pessoas. Ainda, durante esse tempo, foram construídas e cedidas casas populares para as famílias carentes, a fim de proporcionar maior comodidade e qualidade de vida para essas pessoas”.

“Outros exemplos de ações voltadas à comunidade, são as contribuições feitas ao Colégio Estadual do Campo São Roque - EFM e às famílias carentes nos dias comemorativos, como: Dia das Crianças, Natal, Semana Santa e Páscoa. Além disso, em todas as atividades e projetos desenvolvidos pelos fiéis da Capela de São Roque do Chopim, sempre há parceria de Valter, sendo um dos principais apoiadores. Também possui uma relação próxima com a Associação dos Moradores de São Roque do Chopim e, voltado à causa animal, o empresário realiza a concessão de ração. Por todas essas ações, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso ao empresário Valter Luís Trojan, pelo trabalho social que tem realizado junto à comunidade pato-branquense”, conclui o projeto de Moção de Aplauso aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2382/