Em Sessão Ordinária, vereadores reforçam a importância da fiscalização das obras públicas
A Sessão Ordinária desta segunda-feira (13), realizada no Tribunal do Júri do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), contou com a participação da comunidade acadêmica - alunos, colaboradores e professores da Instituição de Ensino. Na Participação de Convidados, a reitora do UNIDEP, Ornella Bertuol, fez uso da palavra, apresentando dados do Centro Universitário e da atuação dos cursos da área da Saúde, junto à comunidade pato-branquense. Já os vereadores, por meio da apresentação de oito indicações e de 33 requerimentos, reforçaram a importância da fiscalização de obras públicas, bem como, do atendimento de solicitações dos moradores.
Entre os requerimentos apresentados, três deles referem-se ao caso do deslizamento de terra, que houve no bairro Vila Izabel, em outubro de 2022. Os requerimentos são de autoria dos vereadores Claudemir Zanco – Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP) que, na última quinta-feira (9), a pedido dos representantes dos moradores da área afetada, participaram de uma reunião, na qual os residentes apresentaram o laudo feito pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pediram o auxílio dos vereadores para cobrar o posicionamento do Executivo, em relação ao que foi apresentado, para encontrar a solução do problema, evitando futuros desastres.
Pelo Requerimento nº 101, de 2023, ficou convocado o secretário municipal de Engenharia e Obras e pelo Requerimento nº 105, de 2023, ficou convocado o chefe da Defesa Civil. Já pelo Requerimento nº 105, de 2023, foi convidada a promotora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA), do Ministério Público do Paraná (MPPR) - Regional de Pato Branco, para ouvir as explicações do Executivo Municipal. De acordo com os requerimentos, o encontro está marcado para quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a partir das 16h, na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores.
Fiscalização
Tendo em vista que, durante a última semana, os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil) estiveram em diversos locais da cidade, analisando solicitações enviadas pelos cidadãos e fiscalizando obras e serviços ofertados pela Prefeitura de Pato Branco, entre eles, o Parque do Alvorecer, onde estão sendo construídos banheiros, com área total de 43,53 m², por R$ 183,435,96. Com isso, os vereadores Dirceu Boaretto e Marcos Marini, da bancada do Podemos, apresentaram o Requerimento nº 108, de 2023, solicitando explicações sobre o andamento da obra.
De acordo com o Requerimento, o valor da obra deriva da Emenda Impositiva de Bancada nº 1, de 2021, de autoria dos vereadores do Podemos, e o pedido justifica-se pois, “em visita ao local, constatamos que não está sendo executado conforme objeto da Emenda Impositiva – construção de 02 blocos de banheiros, com 60 m² cada, junto ao Parque do Alvorecer, contendo banheiro feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, sendo um bloco nas proximidades do Museu Histórico e outro bloco nas proximidades do restaurante instalado no Parque”.
Participação dos Convidados
Convidada pela Mesa Diretora - presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) - e pelos vereadores Dirceu Boaretto (Podemos) e Marcos Marini (Podemos), a reitora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ornella Bertuol, falou sobre a Instituição e a atuação dos cursos da área da Saúde, junto à comunidade pato-branquense.
A reitora fez um resgate histórico da atuação da Instituição e apresentou dados atualizados, que demonstraram a abrangência do UNIDEP, que está com 2.500 alunos e, até o momento, já conta com 7.700 egressos do ensino superior. Ela também ressaltou a presença dos acadêmicos, principalmente os da área de Saúde, junto à comunidade, atendendo nas Unidades de Saúde de diversos bairros e comunidades.
De acordo com as informações apresentadas, o curso de Medicina conta com mais de 800 alunos, entre os quais, mais de 150 são bolsistas. Eles realizam mais de mil atendimentos mensais e, neste ano, em julho, será a formatura da primeira turma do curso, que conta com 47 médicos e médicas.
“São profissionais que estarão no mercado de trabalho e nós queremos muito que eles fiquem na região, que os médicos formados se fixem na cidade onde eles desenvolvendo sua graduação. Além disso, em agosto, também formamos a primeira turma do curso de Odontologia. São dois importantes cursos que, junto com os demais cursos da área de Saúde, capitaneiam toda essa colaboração que o UNIDEP traz, ao município de Pato Branco e região”, concluiu Ornella.
Câmara Itinerante
O Legislativo está promovendo a Câmara Itinerante, com as Sessões Ordinárias sendo realizadas em diversos espaços de Pato Branco. Acompanhe, abaixo, os locais dos próximos encontros:
15 de fevereiro de 2023: Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), via do Conhecimento, s/n-KM 01, Bairro Fraron;
27 de fevereiro de 2023: Auditório do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), rua Nereu Ramos, 524, Centro;
1º de março de 2023: Auditório do Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER), rua Mato Grosso, 200, Centro.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2248/