Em sessão deliberativa, vereadores aprovam pedidos da comunidade

por ubiracy.tesseroli — publicado 24/02/2021 16h02, última modificação 24/02/2021 16h02
A reivindicação é apresentada ao parlamentar, o qual leva ao Plenário através de indicações ou requerimentos

Na sessão deliberativa de quarta-feira, dia 24, o Plenário aprovou diversas indicações e requerimentos. Os documentos contêm as demandas da sociedade apresentadas pelos parlamentares. Agora, as reinvindicações serão remetidas ao Município e órgãos do Estado e União. 

Resumo das Indicações

Do  vereador Rafael Celestrin (PSD),  a manutenção dos pavers na entrada da escola Santos Dumont, fazer a demarcação de estacionamento somente em um lado da pista, e melhorias nas calçadas na rua Bento Gonçalves, bairro Novo Horizonte.  Limpeza da calçada, também existe a necessidade de uma academia para idosos naquele local, e colocação de iluminação sobre a calçada para o uso de caminhada, rua Lupicínio Rodrigues, bairro Santa Terezinha.  Estudo para revitalização do Poliesportivo do bairro São Roque.

Da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (DEM) que o  Executivo Municipal  estude a possibilidade de implantar um redutor de velocidade na Avenida Tupi, bairro Baixada Industrial, no trecho entre a Concessionária Fiat Fipal e o antigo Posto Gabriel.

Do vereador Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), a instalação de Parquinho infantil no Loteamento Paulo Afonso, bairro Planalto.  Providências para melhorar a sinalização no cruzamento entre as ruas Itapuã e Araribóia, Centro.

Do  vereador  Joecir Bernardi (PSD), que o  Executivo Municipal analise a possibilidade de efetuar a revitalização da rua Doutor Francisco Beltrão, bairro Industrial. Revitalização do canteiro central da Avenida Tupi,  Zona Sul, com palmeiras, calçadas e luminárias. Efetuar a instalação de uma academia ao ar livre, um playground e uma quadra sintética, no bairro Industrial, próximo à sede da Associação dos Moradores, ainda, a instalação de uma academia ao ar livre, um playground e uma quadra de sintético, no bairro Parque do Som. Para que a Companhia Paranaense de Energia  (Copel )- Agência de Pato Branco, envie à  Casa de Leis, os motivos da constante falta de energia no interior do Município de Pato Branco.

Do vereador Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), a  necessidade de divulgação por meio de campanhas educativas do Art. 29 do CTB, o qual prevê que o trânsito de veículos nas vias sem sinalização deve ser dado preferência aos condutores que estão à direita.

Maria Cristina Hamera (PV), que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize monitoramento efetivo nos bairros de nosso Município, para mapeamento e ações mais eficazes no enfrentamento da covid-19.

Dos vereadores Dirceu Luiz Boaretto (Podemos) Eduardo Albani Dala Costa (MDB) Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD), Romulo Faggion (PSL) e Thania Maria Caminski Gehlen (DEM), que Executivo Municipal não prossiga com a retirada dos bancos existentes nos espaços públicos

Resumo dos requerimentos

O vereador Lindomar Rodrigo Brandão (DEM) requereu  estudo e providências para solucionar o escoamento das águas pluviais no lote nº 9, Quadra nº 875, bairro Bela Vista,  ainda, a necessidade  de  ligação da rua Ângelo Dal Bosco, no bairro Novo Horizonte. Requereu  ao Governador do Estado do Paraná, ao Presidente da Assembleia Legislativa, assim como, ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, solicitando providências diante da atual conjuntura da segurança pública no Estado, em especial a situação vivida pelos agentes de segurança, quer sejam civis ou militares, que estão vivendo um dos piores momentos da história em relação a efetivo, salário e pressão social. Convida  Anuska Maria de Sá Gudoski, para participar de uma sessão ordinária na Casa de Leis, em data a ser agendada, para falar sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, a ser comemorado dia 28 de fevereiro.

Vereador Januário Koslinski (PSDB) requereu a substituição das rotatórias nas proximidades do Posto Patinho, Fiat, Hidrotema e No Ponto Supermercados por semáforos. Melhorias no Parque do Lago na Rua Gracioso Martinello no bairro São Francisco. Substituição do semáforo de três tempos para quatro tempos no cruzamento da rua Tocantins e esquina com a rua Doutor Francisco Beltrão. Instalação de um redutor de velocidade (lombada) em frente ao Mercado Anas, na Avenida das Torres, no bairro Vila Isabel. Instalação de um container de lixo reciclável na rua Tapir, proximidades do imóvel número 2525, no Centro. A inclusão das ruas Roberto Colli, Francisco Gross, Severino Cavazola e Miguel Parzianello, bairro Jardim Floresta, no Programa de Asfalto, ainda, a inclusão da extensão da rua João Gualberto de Gáspar, ligação com o Loteamento Vila Matilde, bairro São Francisco, no Programa de Asfalto, a extensão de rede de iluminação pública na Rua João Gualberto de Gáspar ligação com o Loteamento Vila Matilde no Bairro São Francisco.  A execução do asfalto na extensão da Avenida da Inovação alguns metros entre as ruas Tocantins e Assis Brasil e da rua Assis Brasil e Avenida Tupi, no Bairro São Luiz.  A instalação de três câmeras de monitoramento,  uma na Avenida Câmara Júnior, outra na rua Santo Agostinho e na rua David Torloni, Distrito São Roque do Chopim. Requereu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que seja feita a recolocação do ponto de ônibus na BR-158, acesso à comunidade de São Braz. Também que realize a fiscalização em toda a extensão da Avenida Tupi e notifique todos os proprietários que não estiverem de acordo com a Lei nº 3.037, de 19 de novembro de 2008. A lei dispõe sobre a padronização e uso das calçadas no Município de Pato Branco e dá outras providências.

Vereador Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), a substituição da árvore da espécie Alfaneiro Ligustrum Lucidum, localizada em frente ao nº 362, na rua Marechal Deodoro, Bairro Cristo Rei, por outra espécie disponibilizada no Programa de Arborização.  Pavimentação asfáltica nas ruas Ademar Cantu e Maria Marini, Parque Industrial do Bairro Planalto.

Do vereador Romulo Faggion (PSL), a  inclusão no Programa de Asfalto, a rua Lídio Oltramari e a Avenida Hugo Luiz Scartezini, no bairro Fraron. A instalação de um semáforo na rua Tapir, esquina com rua Aimoré, no bairro Bancários.

O vereador  Marcos Junior Marini (Podemos) requereu a instalação de placa indicando vaga de estacionamento portador de necessidades especiais (pintura horizontal já existente), na Avenida Tupi, em frente ao imóvel número 1475. A remoção ou poda de árvores situadas na rua Tapir à esquerda de quem desce pela rua Tupinambá, no bairro Bancários.

Do vereador Claudemir Zanco (PL), ampliação da rede de iluminação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso até a entrada das ruas Pedro Kriger e Jacob Gugelmin, revendo a iluminação das vias daquele loteamento e instalação de um ponto de ônibus do transporte coletivo para atender os moradores. Ampliação da rede de iluminação do bairro Parque Som até o Cemitério Portal do Céu e melhorias na iluminação dos outros cemitérios locais, devido ao novo procedimento de sepultamentos noturnos devido à pandemia da covid-19. Informações sobre o andamento da obra da base na rua Moamad Omar Awada, Vila São Pedro - Bairro São João até a estrada Irineu Bertani - Independência, para que a empresa que está licitada finalize o asfalto. Que o  Depatran e o Órgão Gestor do Transporte Coletivo reestabeleçam o horário do transporte coletivo das 18h55 até o bairro São Francisco.

Os vereadores  Dirceu Luiz Boaretto (Podemos) e Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), requereram ao Executivo Municipal pavimentação asfáltica nas ruas: José Tirloni, 14 de Dezembro, Câmara Junior, Santo Agostinho, Theoófilo Petricoski e Vitório Della Betta, localizadas no Distrito de São Roque do Chopim.

Dos vereadores Januário Koslinski (PSDB), Lindomar Rodrigo Brandão (DEM), Marcos Junior Marini (Podemos) e Thania Maria Caminski Gehlen (DEM), que a Companhia Paranaense de Energia escritório de Pato Branco (Copel),  realize a fiscalização em toda a cidade e cumpra a Lei nº 5.161, de 04 de junho de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica atender às normas técnicas aplicáveis à ocupação do espaço público e promover a retirada dos fios inutilizados nos postes, notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos em vias públicas.