Em segunda votação, vereadores votaram projetos para permutas de terrenos para o Aeroporto Regional de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 19/02/2024 17h55, última modificação 19/02/2024 17h56
Um dos projetos das permutas foi aprovado e o outro rejeitado, também em segunda votação, aprovada a entrega de Título de Cidadão Benemérito para Fernando Zancanaro

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (19), dois projetos em primeiras votações e sete projetos em segundas votações, entre eles, denominações de ruas, permutas de imóveis para a melhor estruturação do Aeroporto Regional de Pato Branco - Professor Juvenal Loureiro Cardoso e a entrega de Título de Cidadão Benemérito para Fernando Zancanaro. Um dos projetos para autorizar permutas de imóveis para o Aeroporto, que estava em segunda votação, foi rejeitado pelos vereadores. No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski (PP), fez uso do espaço. Ainda, foram apresentadas 12 indicações e 77 requerimentos.

Primeira votação

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foram aprovados, em primeiras votações, dois projetos para denominação de ruas.

Pelo Projeto de Lei nº 186, de 2023, fica denominado de "Armindo Giglioli", via pública situada no Loteamento Residencial Jardim Matilde. “Nascido em 20 de maio de 1948, Armindo Giglioli cresceu ajudando os pais e irmãos no trabalho da agricultura familiar, cultivando a terra no plantio e colheita do milho, feijão e uva, para produção de vinho. Nos finais de semana animava as festas, casamentos e encontros da comunidade, tocando gaita, o que lhes proporcionava muita alegria e divertimento. Em 1970, casou-se com Ilva Francescatto e, no ano de 1976, decidiram deixar a zona rural, fixando residência no bairro Pinheirinho, onde seus familiares residem até hoje. Após se aposentar, teve uma vida ativa participando de grupo de idosos, grupos religiosos e fazendo trabalho voluntário, sempre com muita dedicação. Aos 64 anos sofreu um AVC, ficando enfermo e vindo a falecer no dia 6 de março de 2019”.

E pelo Projeto de Lei nº 189, de 2023, fica denominada de “Vidinha Setti”, via pública situada no Loteamento Residencial Jardim Matilde, no bairro La Salle. De acordo com o texto, “Vidinha Marzela Leonardi Setti nasceu em 27 de outubro de 1931 e casou-se com Paulino Setti, um dos pioneiros de nosso município e na profissão de taxista. Tiveram seis filhos, Letícia, Arísteu, Elio, Olinda, Roberto e Cesar; dez netos, Luciana, Fernanda, Alexandre, Caroline, Eduardo, Carla, Raquel, Roberto Júnior, Pedro e Nicole; e três bisnetos, Guilherme, Beatriz e Alice. Mulher de fibra, lutas e objetivos, vivia de maneira simples, dividindo seu tempo com os filhos e os cuidados com lavoura e plantel leiteiro, que contribuíam na economia familiar. Matriarca de uma linda família, Vidinha era muito habilidosa com seus trabalhos manuais, assim como com os doces e queijos. Faleceu aos 72 anos, em abril de 2004”.

Segunda votação

Programa Bairro Amigo do Idoso

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 101, de 2023, instituindo o “Programa Bairro Amigo do Idoso”, com a finalidade de incentivar os bairros da cidade de Pato Branco a adotarem medidas para um envelhecimento saudável e aumentarem a qualidade de vida da pessoa idosa. De acordo com o Projeto, “para aderir ao Programa, deverá ser apresentado, pela diretoria do bairro, plano de ação que contemple melhores condições para as pessoas idosas nos seguintes aspectos, I - espaços abertos e prédios; II – transporte; III – moradia; IV - participação social; V - respeito e inclusão social; VI - participação cívica e emprego; VII - comunicação e informação; VIII - apoio comunitário e serviços de saúde; e IX - iluminação e segurança pública adequadas”.

Denominação de rua

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Rodrigo Correia (Podemos), foram aprovados, em segundas votações, três Projetos de Lei para nomear ruas.

Pelo Projeto de Lei nº 207, de 2023, fica denominada de “Volmir Pedralli”, via pública situada no Loteamento Bellagio, bairro Pagnoncelli. De acordo com o texto, o homenageado “desempenhou um papel significativo na história e desenvolvimento da cidade de Pato Branco, participando ativamente na construção da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Destacou-se na construção de residências, contribuindo para o desenvolvimento arquitetônico local. Atuou no Clube Industrial e do antigo Clube Operário, demonstrando seu comprometimento com instituições locais e trabalhou em inúmeras empresas, sendo uma figura respeitada e influente, oferecendo oportunidades de estágio à várias pessoas. Ainda, contribuiu para a causa animal, acolhendo inúmeros animais de rua ao longo de sua vida e participou ativamente no futebol, representando as categorias de base do Grêmio Esportivo Nacional e, posteriormente, o Internacional Esporte Clube de Pato Branco”.

Pelo Projeto de Lei nº 208, de 2023, fica denominada de “Olímpio Pedralli”, via pública situada no Loteamento Bellagio, bairro Pagnoncelli. De acordo com o Projeto, “Olímpio dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento da comunidade local. Desde sua juventude, envolveu-se em atividades que contribuíram para o bem-estar da população. A trajetória de Olímpio na construção civil, especialmente em projetos de igrejas, evidencia sua habilidade profissional e seu papel na construção de locais significativos para a comunidade. Seu envolvimento na fundação do CTG Carreteando a Saudade, assim como sua participação em eventos culturais e tradicionalistas, destaca a importância de Olímpio na preservação das tradições gaúchas”.

E pelo Projeto de Lei nº 209, de 2023, fica denominada de “Graciano Bernardi”, via pública situada no Loteamento Bellagio, bairro Pagnoncelli. Pelo Projeto, “Graciano Bernardi e seus irmãos desempenharam um papel ativo no desenvolvimento da região para a qual se mudaram, inicialmente em Cacique Doble e Paim Filho, no Rio Grande do Sul, e, posteriormente, em Vila Nova – Pato Branco. Sua participação na construção de escolas e igrejas na região, demonstra um compromisso sólido com o desenvolvimento local. Em sua biografia, um dos pontos marcantes foi sua atuação no primeiro Censo do IBGE, em 1940. Além disso, o relato de sua jornada para buscar o vestido de noiva a cavalo, ressalta sua dedicação e determinação, principalmente, no cuidado com a família, no trabalho árduo, na participação ativa na comunidade e nos valores transmitidos, fazendo dele um exemplo a ser reconhecido e celebrado”.

Desafetação e permuta de imóveis

De autoria do Executivo, e com o objetivo de permutar imóveis para ampliação da estrutura do Aeroporto Regional de Pato Branco - Professor Juvenal Loureiro Cardoso, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 146, de 2023. Também para autorizar a permuta de imóveis, havia o Projeto de Lei nº 1, de 2024, mas este foi rejeitado pelos vereadores, com três votos contrários - vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil) - sete favoráveis - Claudemir Zanco (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Januário Koslinski (PSDB), Joecir Bernardi (PSD), Rafael Celestrin (PSD), Rodrigo Correia (Podemos) e Thania Caminski (PP) - e uma ausência justificada - do vereador Lindomar Brandão (PP). Para ser aprovado, o Projeto necessitava de dois terços dos votos, o que corresponde a oito votos favoráveis.

Também de autoria do Executivo e autorizando a permuta de imóvel, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 2, de 2024. Pelo Projeto, “conforme informado pela Seção de Controle de Bens Imobiliários, no momento da construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Industrial, o Município, involuntariamente, invadiu 59m2 do terreno lindeiro. Nesse sentido, a permuta ora proposta visa regularizar a situação dos imóveis”.

Título de Cidadão Benemérito para Fernando Zancanaro

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 9, de 2023, concedendo o Título de Cidadão Benemérito para o empresário Fernando Zancanaro.

Fernando Zancanaro nasceu em primeiro de maio de 1980, em Pato Branco, filho de Lucia Maria Leonardi Zancanaro e Izauro Zancanaro. Formado em Administração pela Faculdade Castelo Branco, casado com Adriane Arcari Zancanaro e pai de Vinicius Arcari Zancanaro e Carolina Zancanaro. De acordo com o Projeto, o título é conferido em reconhecimento aos notáveis feitos e contribuições de Fernando Zancanaro, que, por meio de sua trajetória empresarial e comprometimento social, destacou-se como um líder empreendedor e benfeitor da comunidade.”

“Zancanaro é sócio-fundador do Grupo Zancanaro e iniciou sua jornada empreendedora desde tenra idade, enfrentando desafios e superando adversidades. Sua dedicação ao trabalho e visão empreendedora resultaram na construção de sua empresa, envolvendo diversas áreas como terraplanagem, pedreira, asfalto, concretagem, energia e incorporação de loteamentos.”

“Destacamos a notável expansão dos negócios para além das fronteiras de Pato Branco, abrangendo cidades como Coronel Vivida (PR), São Lourenço (SC) e Sinop (MT). A atuação de Fernando Zancanaro não se limita apenas aos aspectos empresariais, mas estende-se ao apoio incondicional a projetos sociais, esportivos e entidades filantrópicas, como Rotary, Hospital do Câncer, SOS Vida, Remanso da Pedreira, Expoflor, Feira Casa e Construção, Corridas de Rua e atividades sociais envolvendo as comunidades mais carentes. Ainda, reconhece sua incansável dedicação aos colaboradores do Grupo Zancanaro, refletindo um compromisso não apenas com o sucesso empresarial, mas, também, com o bem-estar da equipe, marcando Fernando Zancanaro como um verdadeiro benfeitor da comunidade”.

Grande Expediente

No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski (PP) utilizou o espaço para explanar sobre “Assuntos atinentes a questões de resolução da Câmara de Pato Branco”. Em sua fala, Thania cobrou respostas sobre alguns questionamentos, explicando suas demandas.

“Cada vereador tem uma bandeira de luta central. Cada vereador, de acordo com a sua capacidade, olha as necessidades da população e traduz essas necessidades, fazendo projetos de lei, pedidos ao executivo ou buscando recursos com deputados e senadores. Tenho uma bandeira de luta central, que é a questão ambiental de nossa cidade, na luta pelos direitos dos animais. Quem acompanha minhas redes sociais, vê minha luta diária, a qual compartilho com muitos, o amor naquilo que faço e, pensando em melhorar, fui autora da Resolução n° 7, de 17 de maio de 2023, que dispõe sobre a criação da Procuradoria Especial de Defesa, Proteção e Direito dos Animais, e que prevê que devem ser designados o Procurador e o Procurador-adjunto, entre os vereadores que manifestarem interesse”, explicou a vereadora.

Diante do exposto, Thania informou que havia se colocado à disposição para a função, por meio do envio de ofícios, e que lhe foi negado o cargo, com base em um parecer, cujo texto não lhe foi encaminhado. “Por isso, relato aqui de forma oral, e vou oficializar via sistema, meu questionamento sobre quais vereadores requisitaram a participação nesta Procuradoria, e em qual data protocolaram. Depois disso, encaminharei a Resolução, a resposta e o texto do parecer, para as autoridades competentes”, afirmou ela.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2354/