Em primeiro ano de mandato, vereador Lindomar Brandão reafirma seu compromisso com a comunidade
A partir desta sexta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Pato Branco dará início a uma série de matérias com os vereadores, o objetivo será apresentar os trabalhos realizados durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos. Iniciaremos a série com o vereador Lindomar Rodrigo Brandão (DEM) que, eleito para sua primeira Legislatura, assumiu neste primeiro ano o cargo de secretário da Mesa Diretora, além de ser membro e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), pela qual tramitam projetos de cunho orçamentário aos cofres públicos.
Além de desempenhar suas atividades, fiscalizando, elaborando projetos de lei, requerimentos e indicações, atendendo as necessidades levantadas pela população em visitas nos bairros e comunidades, Brandão também assumiu como Líder do Governo e comprometeu-se em aproximar os pato-branquenses do Executivo Municipal, sempre buscando soluções para os problemas apresentados.
Projetos e Leis
Um exemplo desse vínculo com o cidadão é o Projeto de Resolução nº 02, de 2021, que tramita pela Casa, e que visa instituir o Banco de Ideias Legislativas. A intenção, de acordo com o vereador, é oferecer serviços por meio da interatividade, os quais buscam estimular a participação do cidadão ou entidades da sociedade civil diretamente na atividade parlamentar.
O vereador também teve a Lei nº 5.731, de 2021, de sua autoria, aprovada. A Lei reconhece os prestadores de serviços de atividade física, como essenciais para a saúde da população, atuando na prevenção de patologias físicas e mentais, principalmente durante a pandemia.
Por entender a importância do funcionalismo público, tanto estadual como municipal, Brandão solicitou ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, melhorias na Segurança Pública e a inclusão dos Bombeiros, Policiais Civis e Militares nos grupos prioritários para a vacinação contra COVID-19, juntamente, com os profissionais de Educação Física, no âmbito do município. Além disso, colaborou na aprovação de melhorias para os servidores municipais, durante a reforma da previdência, cobrou a regulamentação do Plano de Carreira do Magistério Municipal e o pagamento de gratificação por desempenho, bem como, o 14ª salário para os servidores das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
No esporte buscou realizar iniciativas que valorizem a prática esportiva no município, entre elas, requerer a implementação do “Projeto meu Campinho” nos bairros Paulo Afonso, Cadorin e Veneza, solicitar a realocação da iluminação antiga do Estádio Os Pioneiros, no campo de futebol do bairro São Roque e pedir a reforma nos ginásios dos bairros Bela Vista, Vila Verde e Nova Espero.
Contato direto com o cidadão
Em sua primeira semana de atividades, Brandão estabeleceu o atendimento virtual de demandas, via WhatsApp, por meio do número (46) 3272-1520, onde, até o momento, mais de 200 pato-branquenses entraram em contato com pedidos que resultaram em requerimentos e indicações solicitando melhorias nos bairros, entre elas, a implantação de pontos de ônibus do transporte público; melhoria na estrutura e mobiliário para Escolas, CMEIs, Ginásios de Esportes e Unidades de Saúde; inclusão de ruas no Programa de Asfalto; melhorias na iluminação pública; edificações de calçadas e lombadas; instalações de câmeras de segurança, dentre outras. “Minha prioridade é promover a qualidade de vida para toda a nossa população”, afirmou o vereador.
Segundo Brandão “legislar é um processo muito complexo, não basta criar leis, elas precisam ser realmente necessárias e efetivas. Fiscalizar os trabalhos do Executivo Municipal é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Município e, como Líder do Governo na Câmara, pude acompanhar de perto a construção das principais ações. O primeiro ano de mandato foi desafiador, mas recompensador pela construção que temos sedimentado. Para os próximos anos a intenção é manter as atividades já realizadas, focando nas prioridades verificadas pela comunidade. Compromisso assumido do primeiro ao último dia do mandato”, finalizou ele.