Em primeira votação, aprovado projeto para nomear Ciclovia Rural de “Florindo José Pastro”
O Legislativo aprovou, durante Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (27), duas Moções de Aplauso, em votações únicas; dois projetos, em primeiras votações; e oito projetos em segundas votações. Durante a Sessão, também foi entregue Moção de Aplauso ao Grupo “Amigos do Futebol”. Ainda, foram apresentadas duas indicações e 14 requerimentos.
Votação única
Moção de Aplauso para o Instituto Jojoca
De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 11, de 2024, a ser concedida ao Instituto Jojoca de Beneficência de Pato Branco, pela sua participação ativa na promoção da dignidade humana, promovendo assistência aos menos favorecidos, especialmente, crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
“O Instituto Jojoca de Beneficência tem como finalidade promover a inclusão social, mediante a prestação de serviços na área de assistência social, educacional e cultural na comunidade em vulnerabilidade social, buscando a proteção da família, da maternidade, da infância, da adolescência e da velhice, promovendo o desenvolvimento da sociedade, por meio do atendimento semanal, nas sextas-feiras e aos sábados, para 240 crianças e adolescentes de 1 a 15 anos, sendo que 26 têm mais de 15 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes do bairro São João, Vila São Pedro e Alto da Glória.”
“Entre as atividades semanais e ocasionais destacamos: as ceias natalinas para famílias, cestas de Páscoa para crianças, distribuição de kits especiais de dia das mães, dia dos pais e dia das crianças, kits cobertores e sopa, realização de viagem com crianças, comemorações de aniversários, material escolar, mercearia solidária com alimentos, carnes, frutas, bolachas, material de higiene destinado às famílias cadastradas no projeto, oficina de dentistas, entre outras ações que empoderam e valorizam os participantes.”
Moção de Aplauso para Avelino Zoche
De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 12, de 2024, a ser concedida a Avelino Zoche, pelos serviços prestados, ao longo dos 30 anos que esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco.
“Filho de José Zoche e Helena Tonelli, o décimo filho dos doze irmãos, Avelino Zoche, nasceu em 17 de Setembro de 1955, em Pato Branco, na comunidade de Bela Vista. Casado com Rosalina Tafarel Zoche, tiveram dois filhos: André (em memória) e Alexandre Zoche. Sogro de Paula Boaretto Zoche, avô de Ana Leticia Zoche e Livia Boaretto Zoche.”
“Sua raízes sempre foram na agricultura, desde muito jovem buscando seu sustento com a agricultura e, em 1986, participou pela primeira vez como membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e, em 1993, assumiu a presidência da mesma. Nesses 30 anos de presidência, foram de muito trabalho em prol dos agricultores, com muita dedicação, lutas e conquistas para os agricultores. Participou ativamente na formação dos conselhos da saúde, previdência e desenvolvimento rural.”
“Nos direitos dos agricultores trabalhou arduamente, defendendo a aposentadoria e a redução da idade de contribuição, salário maternidade, auxílio acidente, auxílio doenças, entre outros benefícios para o agricultor. Teve sua contribuição e auxílio nos projetos de crédito diferenciado, valorização da mulher na agricultura, Projeto Ambiental para Pequenos Proprietários, Projeto Programa Habitação Rural, Banco da Terra, Trator Solidário e muitos outros benefícios para os agricultores. Participou, ainda, na formação da Associação dos Produtores Rurais, central de associações, atuante em diversas comissões a nível municipal, estadual e nacional em prol dos agricultores.”
“Avelino participou e promoveu eventos para agricultores e agricultoras, sem medir esforços quando se tratava de defender a causa da agricultura, fazendo viagens para reuniões, cursos, debates e tudo o que envolvia conquistas para a classe agricultora do nosso município e região. Um trabalho sempre pautado pela ética, honestidade, comprometimento e dedicação para representar a classe de agricultores, nestes 30 anos de trabalho à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco.”
Primeira votação
Ciclovia Municipal Rural “Florindo José Pastro”
De autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 193, de 2023, nomeando de “Florindo José Pastro” a Ciclovia Municipal Rural, situada na Estrada Municipal Azelino Dala Costa.
De acordo com o Projeto, “Florindo José Pastro nasceu em 15 de janeiro de 1921, em Sananduva (RS), era filho de Clemente Pastro e Maria Merlin e cresceu ao lado de seus dez irmãos, Édimo, Anita, Amélia, Felix, João, Clementina, Matilde, Inair, Terezinha e Zeferino. Em 21 de outubro de 1939, casou-se com Mascimilia Umbelina Dalla Courte e ali tiveram oito filhos, Leonilda, Alaides, Jovelina, Jandir, Irineu, Ione, Ivo e Cecília. Mudou-se para Pato Branco, no dia 26 de abril de 1956, com sua esposa e seus oito filhos, fixou residência na comunidade de São João Batista, onde teve mais quatro filhos, Clemente, Ivone, Ivete e Ivanilse.”
“No Rio Grande do Sul sempre trabalhou na agricultura e, em Pato Branco, não foi diferente, sempre com muita dificuldade e esforço, pois o trabalho era braçal. Com muita luta e perseverança, ao lado de sua esposa Mascimilia, conseguiu criar seus doze filhos. Homem de muita fé e atuante na sua religião, no Rio Grande do Sul, atuou como catequista por muitos anos, em Pato Branco, serviu a Igreja como Ministro da Eucaristia, na comunidade de São João Batista”.
“Florindo, muito carinhosamente chamado por seus amigos de Seu Fiorindo, foi sócio-fundador do Sindicato Rural de Pato Branco, no ano de 1969, e presidente do mesmo nos anos de 1969, 1975 e 1978 à 1981. De descendência italiana, quando reunia a família, gostava muito de cantar músicas Italianas para seus netos. Deixou ele, além de sua eterna família - com doze filhos, genros, noras, trinta e sete netos, vinte bisnetos - os amigos e o exemplo de moralidade, dignidade e crença. Hoje, a família está maior e nem sempre consegue reunir todos, mas leva sempre a perseverança e fé, que Florindo sempre ensinou. Ele faleceu no dia 26 de setembro de 2012, aos 87 anos, tendo deixado rastros que tornaram nossa cidade, sem sombra de dúvidas, um local muito melhor de se viver”.
Crédito especial
De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 26, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 905.862,50, junto à Secretaria de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o valor é oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte, no valor de R$ 900 mil, e será destinado ao financiamento dos serviços socioassistenciais por meio da aquisição de dois micro-ônibus com acessibilidade. Um dos veículos adquiridos será destinado ao atendimento dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e o outro será destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado pelo Centro de Convivência Genoefa Viganó”.
Segunda votação
Rua “José da Silva”
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 16, de 2024, denominando de “José da Silva”, via pública no bairro Industrial. De acordo com o Projeto, “José da Silva, nascido em 30 de julho de 1951, era filho de Antonio da Silva e Iracema Castanho e foi casado com Francisca Maria da Silva, com quem teve os filhos, Edson, Adriane e Andréia. Um dos pioneiros do município de Pato Branco, teve sua marca indelével na história dessa cidade que viu nascer. Sua trajetória, permeada pela dedicação e habilidade como eletricista, ganhou o afetuoso apelido de Zé Eletricista, um título que reverbera até hoje nos corações da comunidade local.”
“Ao longo de sua vida, José desempenhou um papel fundamental na construção e desenvolvimento de Pato Branco. Sua perícia na instalação de estruturas elétricas foi vital para o surgimento de importantes edificações, como postos de combustíveis e os primeiros pavilhões do parque de exposições. Ele também foi responsável pelos padrões que deram origem ao bairro São João e desempenhou um papel crucial na manutenção do barracão da Sulpneus, entre outros serviços que contribuíram para o crescimento da cidade.”
“Mais do que um profissional habilidoso, José era conhecido por sua simplicidade e sorriso contagiante. No pequeno sítio em que residia, junto com sua amada esposa, filhos, netos e bisnetos, ele cultivava não apenas plantas, mas também amizades sinceras e duradouras. José da Silva foi um exemplo de comprometimento, amor, lealdade e amizade, valores que ecoam em cada canto de Pato Branco. Faleceu em 15 de agosto de 2022, mas sua memória será eternizada na rua que, em breve, será batizada com seu nome, sendo uma singela homenagem à sua contribuição inestimável para o município que tanto amava”.
Lâmpadas de LED
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 61, de 2023, que dispõe sobre o uso de lâmpadas de LED na rede pública de iluminação. De acordo com o Projeto, “as lâmpadas de LED de que dispõe o caput deste artigo deverão ser instaladas nos novos loteamentos, condomínios e todos os demais empreendimentos imobiliários em áreas públicas”.
“Programa Pratas da Casa”
Também de autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 151, de 2023, que dispõe sobre a criação do “Programa Pratas da Casa”. Pelo Projeto, “fica obrigatória a oferta de oportunidade para apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentais locais, na abertura de eventos musicais apoiados pelo Poder Executivo Municipal. Ainda, consideram-se artistas locais os grupos, bandas, cantores ou instrumentais cujos integrantes residam em Pato Branco. Os artistas interessados em ser beneficiados pela presente Lei, deverão se cadastrar na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que será responsável pela seleção”.
Praça “Francisco Garbin”
De autoria do todos os vereadores da Casa, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 174, de 2023, que denomina de “Francisco Garbin” a Praça localizada no cruzamento das Ruas Arariboia, Tamoio e Pedro Ramires de Mello.
Francisco Garbin era natural de Flores da Cunha (RS), nascido em 20 de abril de 1920. Por volta do ano de 1945, fixou residência na cidade de Coronel Freitas (SC), trabalhando como ferreiro e funileiro. Em 25 de junho de 1952, casou-se com Evinha Mercedes Brugalli, com quem teve três filhos, Nedy Maria Garbin, Neuri Nilo e Neri Antonio. No segundo semestre de 1954, mudou-se para Pato Branco, onde inicialmente, trabalhou como funileiro, passando, no ano de 1959, a exercer atividade de empresário, no antigo Posto Garbin, situado na Avenida Tupi esquina com Rua Osvaldo Aranha, atualmente, Posto Amigão. Permaneceu nesta atividade até o ano de 1984”.
“Paralelamente a atividade de comércio de combustíveis, atuava, também, no ramo de hotelaria, nas proximidades da antiga Rodoviária Municipal, cuja gerência era exercida por sua mulher. Alternava, com estes ofícios, a atividade de caminhoneiro, transportando combustíveis da cidade de Guarapuava para abastecimento de seu posto e postos de terceiros. Exerceu, ainda, a atividade de taxista”.
“Francisco, apesar de não ter tido a oportunidade de estudar, era um grande empreendedor, haja visto que, em todas as atividades por ele exercidas, obteve sucesso, possibilitando que seus filhos estudassem e se estabelecessem, cada um em seu ramo de atividade. Recebeu, em 2012, Título de Cidadão Honorário de Pato Branco, em reconhecimento ao seu trabalho. Francisco cumpriu brilhantemente sua missão terrena até a data de 2 de fevereiro de 2015.
Crédito especial
De autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 24, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 60 mil, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social. Pelo Projeto, “o recurso é oriundo de repasse do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR) para o desenvolvimento de projetos, programas e ações visando a implementação de serviço de Centro-Dia e outras linhas de ação em prol da população idosa, nos termos da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto da Pessoa Idosa”.
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 25, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 17.891,81, junto à Secretaria de Assistência Social. O valor, de acordo com o Projeto, “corresponde ao saldo remanescente do recurso repassado ao Município, via Emenda Parlamentar Federal, destinado à entidade Remanso da Pedreira (REMAP), para a aquisição de novos equipamentos para a entidade”.
Também de autoria do Executivo e aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 22, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 10.115,00, junto à Secretaria de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o recurso é oriundo de repasse do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR) para incentivo ao projeto Paraná Viaja Mais 60, que tem como objetivo a promoção e o fomento ao turismo, lazer, cultura e direitos da população idosa dos municípios do Estado do Paraná, conforme Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto da Pessoa Idosa”.
Alterações no CONIMS
Em segunda votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 177, de 2023, ratificando as alterações aprovadas em assembleia geral, no Protocolo de Intenções e no Estatuto Social do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONIMS).
Moção de Aplauso ao Grupo “Amigos do Futebol”
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 2, de 2024, ao Grupo “Amigos do Futebol”, representado por Mauro Kalinke, pelos eventos realizados em nosso Município, resgatando a história do futebol.
Pelo Projeto, “o “Grupo Amigos do Futebol”, criado em 2019, vem desenvolvendo atividades que promovem o congraçamento e as boas lembranças do esporte, especialmente, da bola, em Pato Branco. Por suas ações, além de registros em fotos, mídias sociais e entrevistas, são destacados jogadores, dirigentes e profissionais da imprensa, que atuaram em Pato Branco desde as décadas de 1950 até a atualidade. Desde os primeiros times juvenis, às primeiras escolinhas de futsal, dos times amadores aos profissionais de hoje.”
O “Amigos do Futebol”, grupo composto por 15 pessoas e liderado por Mauro Kalinke, tem assumido a manutenção desses encontros e contação das histórias do nosso futebol. O grupo protagonizou um encontro marcante na História do Pinheiros, na vida da cidade e na vida dos participantes. Com esse propósito, e com seus resultados, certamente pode-se afirmar que a história continuará sendo escrita, descrita e vivenciada, valorizando quem fez integração esportiva no passado”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2367/