Em primeira votação, aprovado Projeto de Lei para cooperação técnica entre entidades e Poder Público na realização da Expopato
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (26), foi aprovada, em votação única, Moção de Aplauso para a ACEPB, pelos 65 anos de atuação no município. Em primeira votação, foi aprovado Projeto de Lei autorizando que o Poder Público firme cooperação técnica com entidades para a realização da Expopato. Os vereadores também apresentaram e aprovaram 24 indicações e 10 requerimentos. Na Participação de Convidados, esteve presente a servidora da Prefeitura de Pato Branco, Maristela Chociai, fazendo um “Balanço geral sobre as Emendas Impositivas de 2024”.
Votação única
De autoria de todos os vereadores da Casa, foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 1, de 2025, a ser concedida à Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), pelos 65 de atuação em nosso Município.
De acordo com o texto, “no dia 20 de fevereiro, a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) comemorou 65 anos. Criada com o objetivo de representar a classe empresarial do município, a ACEPB sempre buscou fomentar o desenvolvimento social e econômico local. Ao longo de sua trajetória, a entidade conquistou importantes avanços, como a implantação do exame psicotécnico em Pato Branco; da agência da Caixa Econômica Federal; da regional do Banco do Brasil; e de escritórios do Sesi e Sebrae/PR. Também participou da construção do campus da Universidade Federal do Paraná e na organização da I Feira da Indústria e Comércio, em 1977”.
“Outras conquistas incluem a implantação do INSS e da Delegacia da Fazenda Estadual, além de participação ativa na organização das Expopatos. Em 2010, a ACEPB criou a 1ª Central de Negócios para farmácias do sudoeste do Paraná. Atualmente, realiza projetos como o Prêmio Destaque Empresarial, a Feira Casa e Construção e capacitações para empresas e colaboradores. A Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso à ACEPB, parabenizando-a pelos 65 anos e agradecendo em nome de todos os pato-branquenses.”
Primeira votação
De autoria do Executivo, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 27, de 2025, autorizando o Poder Executivo Municipal a celebrar Termo de Cooperação Técnica com a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio) e Sociedade Rural de Pato Branco (SRPB), para realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco - Expopato.
Segunda votação
Também de autoria do Executivo, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 1, de 2025, alterando “dispositivos da Lei Complementar nº 12, de 24 de dezembro de 2003, que instituiu no Município de Pato Branco a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, prevista no artigo 149-A da Constituição Federal”.
Participação de Convidados
Na Participação de Convidados, convidada pelos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Thania Caminski (PP), por meio do Requerimento nº 98, de 2025, esteve presente a servidora da Prefeitura de Pato Branco, Maristela Chociai, apresentando um “Balanço geral sobre as Emendas Impositivas de 2024”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2467/