Diretora de escola da APAE critica falta de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência
A diretora da Escola Carlos Almeida da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lides Maria Baldissera, foi a convidada da última sessão plenária (21) da Câmara de Vereadores de Pato Branco. Ele abordou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e aproveitou para fazer críticas sobre as condições oferecidas para essas pessoas com necessidades especiais no município.
O convite foi realizado pela Mesa Diretora da Casa composta pelos vereadores Vilmar Maccari (PDT), Moacir Gregolin (MDB), Fabricio Preis de Mello (PSD) e Claudemir Zanco “Biruba” (PDT).
Analisando o contexto geral que envolve as pessoas com deficiência no país, Lides afirmou que a sociedade ainda precisa romper as barreiras do preconceito e da discriminação. “A sociedade estabelece padrões, mas a pessoa com deficiência não se encaixa dentro desses padrões e nosso desafio é fazer com que a dignidade da pessoa com deficiência seja resgatada”, declarou.
Lides argumenta que as deficiências precisam ser vistas como características porque elas não diminuem ninguém como pessoa. A diretora declarou que as políticas públicas precisam ser revistas para que possam efetivamente gerar a inclusão e não o simples assistencialismo.
Pato Branco
No contexto do município, Lides Baldissera criticou a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiências. “Olhem como são as nossas calçadas e imaginem um cadeirante tentando andar por elas”, desafiou. Em relação às escolas, a diretora disse que falta inclusão porque não basta colocar uma criança com deficiência em sala de aula regular, é necessário profissionais preparados para trabalhar com ela.
Sobre sugestões de políticas públicas municipais, a convidada enalteceu o fato da Câmara de Vereadores contar com intérprete de Libras nas sessões e disse que isso também é preciso, por exemplo, na rede pública de saúde porque “quem é que traduz as necessidade de uma pessoa com deficiência auditiva que procura atendimento médico?”.
Por fim, Lides pediu o apoio dos vereadores com as políticas públicas em favor das pessoas com deficiências. “A APAE de Pato Branco luta sozinha, não tem parceiros, ‘passa o pires’ quando precisa de alguma coisa”, finalizou.
Todos os vereadores fizeram manifestações de apoio à APAE após a explanação da convidada e se comprometeram a colaborar no que estiver ao alcance do Legislativo Municipal. O líder do governo na Câmara, vereador Claudemir Zanco “Biruba”, também se comprometeu a articular junto ao Executivo para que o asfaltamento no entorno na escola da APAE seja feito para proporcionar melhorias no acesso ao local.