Cris Hamera destaca sua atuação frente a Procuradoria da Mulher
Na segunda matéria, da série de entrevistas com os vereadores da Câmara Municipal de Pato Branco, a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (União Brasil) destaca sua atuação em defesa dos direitos das mulheres durante a 17ª Legislatura - 2021 a 2024.
Comissões, Leis, Emendas Impositivas e Procuradoria da Mulher
Quando foi empossada em 2021, Cris Hamera passou a ser uma das 14 mulheres a atuarem no Legislativo de Pato Branco. Voltando suas ações à valorização humana e defesa dos direitos das mulheres, já no primeiro ano da legislatura, foi nomeada Procuradora da Mulher na Casa, atribuição que voltou a exercer nos anos de 2023 e 2024.
Com esta atribuição, passou a atuar na conscientização e combate a violência contra a mulher, sem deixar de lado a atuação inerente ao cargo de vereadora. “A Procuradoria da Mulher tem um papel fundamental na promoção de um ambiente mais justo e seguro para as mulheres, por meio de ações que abrangem desde o combate à violência até a luta pela igualdade de direitos em todas as áreas da sociedade”, afirma a vereadora, que desempenhou atividades de combate à violência contra a mulher, ao abuso sexual de crianças e adolescentes, bullying e consciência negra.
Entre as iniciativas da Procuradoria da Mulher, enquanto Cris Hamera atuou como procuradora estão o 1º Encontro de Vereadoras e Procuradoras da Mulher do Sudoeste e o curso de defesa pessoal para mulheres.
Atuante, participou das comissões Permanentes de Políticas Públicas (CPP), de 2021 a 2024, Justiça e Redação (CJR), em 2022 e Orçamento e Finanças (COF), em 2024. Também fez parte de comissões especiais criadas durante a legislatura, destaque para as Comissões Processantes de 2021 e 2024; a Comissão Especial de Revisão e Consolidação das Leis, de 2021; Comissões Especiais de Inquérito de 2022 e 2023. Além de integrar a Comissão Especial de Estudos dos projetos relacionados ao Plano Diretor do Município de Pato Branco. Ainda por duas oportunidades, 2023 e 2024, esteve na composição da Mesa Diretora da Câmara.
"Enquanto vereadora, me dedico a atuar de forma direta e constante para melhorar a qualidade de vida da comunidade pato-branquense. Acredito que a principal função de um representante é escutar a população, entender suas necessidades e trabalhar para a construção de leis efetivas que venham ao encontro de uma sociedade melhor. Busquei criar e apoiar iniciativas de inclusão social e de fortalecimento da mulher na sociedade, através de políticas que promovem a equidade de gênero e o enfrentamento da violência doméstica”, comenta Cris Hamera, ao evidenciar que todos seus projetos e indicações foram pensados com base nas necessidades reais da população.
Nos quatros anos também apresentou diversos requerimentos e indicações. Ainda foi autora ẹ coautora de projetos que se tornaram Leis, ao serem sancionadas pelo Executivo. Todas as leis estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Pato Branco.
Nas destinações dos recursos do Orçamento, através das Emendas Impositivas, onde os vereadores podem indicar onde o Executivo deve gastar determinadas verbas públicas, a vereadora priorizou o envio de recursos para a Cultura, Educação, Esporte, Instituições Sociais, Saúde e Segurança Pública.
Compromisso com Pato Branco
Cris Hamera foi candidata a reeleição em 2024, e não retorna ao Legislativo no próximo mandato, mas, isso não impede de reafirmar seu compromisso com Pato Branco.
Para ela, seu trabalho não termina com o fim do mandato, “sinto-me gratificada pelos desafios enfrentados e pelos avanços que conseguimos conquistar para nossa cidade. No entanto, é natural que essa etapa se encerre e é hora de refletir sobre os próximos passos.”
Ela pretende continuar acompanhando de perto questões que ainda precisam de atenção. “A minha preocupação com a comunidade pato-branquense não se encerra, pois minha paixão por servir à população me motiva a buscar novas formas de contribuir.”
A vereadora completa destacando que, “independentemente do caminho que eu seguir, minha missão de trabalhar por uma cidade mais justa, inclusiva e desenvolvida seguirá comigo. Pretendo acompanhar de perto os trabalhos destinados aos idosos que merecem mais atenção e cuidado; às mulheres para que cada vez mais reconheçam seus direitos, tipos de violência, formas de defesa e combate à violência, sem deixar de lado as crianças”.
Por fim, ela declara que se manterá atenta aos projetos e ações de inclusão social e às ferramentas que promovam capacitação de jovens e adultos.