Coopertradição recebeu Moção de Aplauso pelos 20 anos de fundação

por Laiane Carniel publicado 07/06/2023 17h33, última modificação 07/06/2023 17h33
Em segunda votação, aprovado projeto que dispõe sobre a defesa e a fiscalização do bem-estar animal quando da realização de rodeios

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (7), os vereadores aprovaram, em primeira votação, projeto declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco. Em votação única, foi aprovada a entrega de Moção de Aplauso para o professor e engenheiro agrônomo Idemir Citadin, da UTFPR - campus Pato Branco. Em segunda votação, foi aprovado projeto que dispõe sobre a defesa e a fiscalização do bem-estar animal quando da realização de rodeios. Durante a Sessão, também houve a entrega de Moção de Aplauso para a Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), pelos seus 20  anos de fundação. Ainda, foram apresentadas 13 indicações e 23 requerimentos.

Utilidade Pública Municipal para a Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 32, de 2023, de autoria da vereadora Maria Cristina Hamera , declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco. A Associação tem como principais fins promover o bem-estar e a boa imagem do karatê; promover a prática do karatê em manifestações de caráter social, cultural, esportivo e cívico; e, ainda, representar o Karatê junto aos poderes públicos, na defesa do esporte.

De acordo com o Projeto, “a Associação Goju Kan de Karatê-Dô tem como finalidade promover a inclusão social, mediante o desenvolvimento de projetos educacionais, culturais e ensino do esporte, bem como, estimular, dirigir, desenvolver, difundir e incentivar a prática de atividades voltadas ao karatê, para crianças, jovens e adultos, promovendo saúde e bem-estar. A Associação também atua com uma equipe esportiva, que representa o município em eventos oficiais, a nível estadual e nacional, sempre difundindo a modalidade. Ainda, um projeto de grande magnitude está sendo desenvolvido pela Associação e tem como fundamento promover o ensinamento de técnicas de defesa pessoal para mulheres”.

Moção de Aplauso para o professor e engenheiro agrônomo Idemir Citadin

Em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 21, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), a ser concedida ao professor e engenheiro agrônomo Idemir Citadin, pela sua contribuição acadêmica, nos 30 anos de Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco, e por sua participação ativa em associações de classe e pesquisa na área agronômica.

Nascido em Francisco Beltrão, em 18 de junho de 1969, Idemir Citadin é casado com Angela Luisa Santos e pai de João Gabriel Santos Citadin. Reside em Pato Branco desde fevereiro de 1994, quando assumiu a carreira de professor do Magistério Superior, na atual UTFPR. De acordo com o Projeto, “é eleitor na cidade de Pato Branco e defensor da Democracia, do Estado Republicano e de Direito. Defensor das minorias e da liberdade pessoal definida pela Constituição Federal. É sindicalizado, participa de associações de classe (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco e Associação dos Corredores de Pato Branco), sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Fruticultura, Sociedade Internacional de Horticultura) e voluntariado em atividades sociais no município”.

Idemir Citadin concluiu seu curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 1992, e Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, em 1999 e 2001, respectivamente. O professor possui Pós-Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, localizada na França, titulação a qual obteve em 2004. Idemir iniciou sua carreira de professor do Magistério Superior no Departamento de Agronomia da UTFPR - campus Pato Branco, em 1994. Em 2005 foi aprovado em concurso público para a carreira de Professor Titular, pela mesma Universidade. Foi relator da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que participa como docente e orientador, tendo orientado 19 estudantes de mestrado, 3 de doutorado e co-orientado outros 11 mestres e doutores.

Sua atuação administrativa na UTFPR iniciou no ano de 2005 como Chefe de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Pato Branco. Participou do Conselho Universitário e foi representante do Curso de Agronomia no CREA-PR por dois mandatos. Além disso, foi eleito Diretor-Geral do Campus de Pato Branco em 2012 e exerceu o mandato de 2013 a 2021 (duas gestões). Atualmente o professor Idemir Citadin ministra aulas na Graduação em Agronomia (Fruticultura) e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em nível de mestrado e doutorado, programa no qual é professor e integrante da linha de Horticultura. Sua contribuição acadêmica ainda tem no currículo 126 artigos publicados em periódicos de pesquisa; 18 capítulos de livros; um livro organizado como editor e idealizador de três programas de computador que podem ser utilizados sem registro (livre acesso).

É entusiasta da fruticultura, possuindo uma cultivar de pessegueiros, que foi lançada em conjunto com a Embrapa e outras três seleções em teste de validação, bem como, uma solicitação de patente de produto tecnológico em curso no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e é organizador de eventos regionais, nacionais e internacionais na área de Fruticultura. Aliás, atualmente é participante contínuo da diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura. Ainda pelo texto da Moção, “por todos esses feitos e dedicação e contribuição acadêmica na UTFPR de Pato Branco e por demais aporte intelectual na área agronômica municipal, estadual e nacional, a Câmara Municipal de Pato Branco oferece a Moção de Aplauso ao professor Idemir Citadin”.

Defesa e fiscalização do bem-estar animal em rodeios

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 27, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), que dispõe sobre a defesa e a fiscalização do bem-estar animal quando da realização de rodeios.  

Moção de Aplauso para a Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição)

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), foi entregue a Moção de Aplauso nº 3, de 2023, para a Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), pelos seus 20  anos de fundação. De acordo com o projeto, a Coopertradição foi fundada em 22 de janeiro de 2003, por um grupo de 25 produtores rurais, que cultivavam soja, milho, trigo, feijão e cevada. No mês de junho de 2003, a Cooperativa iniciou suas atividades e, atualmente, conta com mais de 1872 associados.

Ainda pelo projeto, “a Coopertradição é uma sociedade constituída de agricultores unidos voluntariamente para satisfazer suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais, através de uma pessoa jurídica habilitada, pertencente a todos e democraticamente controlada. Está baseada nos valores de auto-ajuda, respeitabilidade, democracia, equidade e solidariedade. A missão da cooperativa é de promover o desenvolvimento do agronegócio cooperativo por meio de soluções integradas. O grande propósito da Coopertradição é transformar a vida das pessoas gerando prosperidade”.

Com isso,  a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso à Coopertradição, por ser um exemplo para nossa sociedade de que, com a cooperação se pode alcançar o desenvolvimento regional e, assim, melhorar a vida de nossa população.

 

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2288/