Construção de uma nova unidade prisional requer doação de área ao Estado
O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), em reunião com a presença do presidente da OAB subseção de Pato Branco, Jânio Santos de Figueiredo, e do chefe de Cadeia, Jeandro Militão, quando tratou do encaminhamento de documento pleiteando a construção de um novo presídio em Pato Branco. Também participou da reunião, o vereador Amilton Maranoski (PV). A principal justificativa é a superlotação, ainda, que o atual sistema prisional está localizado na área central da cidade.
O presidente da OAB, Jânio Figueiredo, apresentou um documento da Secretaria de Segurança Pública. O texto diz que, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) informa a relação de obras que estão em andamento, às obras com previsão de serem iniciadas, não havendo, até o momento, obras previstas para Pato Branco, e relata, ainda, que em algumas cidades que enfrentam problemas com a necessidade de vagas, o Depen está realizando estudos para a implantação de Shelters (Unidades Pré-Moldadas).
Esses projetos serão analisados para definição da melhor estratégia de implantação e execução, onde será verificada a possível quantidade em cada Unidade, e Pato Branco é uma das localidades a ser visitada.
Segundo as informações, a primeira medida para consolidar as ações é a doação de uma área pelo Município destina a construção da nova unidade prisional. O presidente Maccari explicou que, o grupo vai agendar uma reunião com o prefeito Augustinho Zucchi e tratar do assunto, posteriormente, com o governador Ratinho Júnior. Ele estará em Pato Branco na próxima semana.