Colaboradores de projeto de equoterapia recebem Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 04/08/2021 18h06, última modificação 04/08/2021 18h06
O projeto da Associação Iguais nas Diferenças oferta terapia, totalmente gratuita, para pessoas com deficiência

O Legislativo entregou, na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (04), Moção de Aplauso para os colaboradores do projeto de equoterapia, da Associação Iguais nas Diferenças. Em segunda votação, foi aprovada a Prestação de Contas de 2016, do Executivo, também foi realizada a apresentação de seis indicações e 23 requerimentos, ainda, foram lidos seis projetos de lei e três moções.

A Sessão também contou com a presença dos vereadores membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, o presidente Quintino Girardi (PSC) e o segundo-secretário Cidney Barbiero Filho (PSB), juntamente, com os servidores da Câmara, Carlos Fabris e Ademir Kowalski. A visita técnica, de acordo com o presidente, teve o objetivo de acompanhar os trabalhos realizados em Pato Branco, bem como, demonstrar união entre vereadores da região e, ainda, verificar o sistema utilizado para os trabalhos Legislativos, juntamente, com a votação feita pelo Painel Eletrônico.

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 1, de 2021, com a Prestação de Contas do Município de Pato Branco, relativa ao exercício financeiro de 2016.

Leitura de Projetos

Foram lidos seis projetos de lei, quatro de autoria do Executivo e dois de autoria do Legislativo, que passam a tramitar na Casa. De autoria do vereador Marcos Marini (Podemos), o Projeto de Lei nº 124, de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de informações referentes às obras públicas municipais, em andamento e as paralisadas, no Portal da Transparência do Município de Pato Branco; e de autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), o Projeto de Lei nº 125, de 2021, que denomina de “Mariano Pezibiczevski” a praça e playground localizados no Bairro Vila Isabel.

De autoria do Executivo foram lidos os Projeto de Lei nº 122, de 2021, que cria o Comitê Municipal do Transporte Escolar; o Projeto de Lei nº 123, de 2021, que altera dispositivo da Lei nº 2.873, de 27 de novembro de 2007, que criou o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), instituiu o Conselho Gestor do FMHIS e dá outras providências; o Projeto de Lei nº 126, de 2021, de abertura de crédito especial no valor de R$ 124.702,31; e o Projeto de Lei nº 127, de 2021, de abertura de crédito especial no valor de R$ 685 mil.

Leitura de Moções

Foram feitas as leituras de três Moções de autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), a Moção de Apoio nº 4, de 2021, será enviada aos policiais penais do Paraná, pela grande mobilização no Estado, como forma de chamar atenção para a falta de diálogo do Governo do Estado para as pautas da categoria; a Moção de Aplauso nº 10, de 2021, a ser concedida à professora pato-branquense Olinda Setti, pelo seu trabalho realizado no município de Pato Branco e pelo recebimento da Medalha do Mérito de Educação Física “Reynaldo Ramon”, do Estado do Paraná; e a Moção de Aplauso nº 11, de 2021, a ser concedida à professora Adriana Carla Manfredini, pelo seu trabalho realizado no município de Pato Branco e pelo recebimento da Medalha do Mérito de Educação Física “Reynaldo Ramon”, do Estado do Paraná.

Moção de Aplauso para colaboradores da Associação Iguais nas Diferenças

Durante a Sessão, foi entregue a Moção de Aplauso nº 5, de 2021, de autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), para Caetano Cerbaro, Vilson Periolo Junior e os familiares de Neilor Antonelli (in memoriam), por serem grandes colaboradores para a existência do projeto de equoterapia da Associação Iguais nas Diferenças. Os homenageados foram responsáveis por ceder cavalos, bem como, o suporte veterinário, para a entidade, que oferta essa terapia totalmente gratuita para pessoas com deficiência.

Os três homenageados também atuaram e atuam junto à Sociedade Rural que, além de ofertar o espaço do Parque de Exposições para as atividades, também apoia a entidade nos leilões, onde conseguem arrecadar fundos para o projeto. De acordo com a Moção, “se hoje o projeto de equoterapia existe, foi a partir desta união de pessoas da sociedade civil organizada que, com espírito humanitário e vontade de ajudar o próximo, estão fazendo a diferença na vida de cada criança que frequentou e frequenta esse projeto da Associação Iguais nas Diferenças.

A pauta da sessão, com o projeto completo, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2097/