Clemente Renosto, presidente da Sicredi Parque das Araucárias, receberá Título de Cidadão Honorário

por Laiane Carniel publicado 18/10/2023 17h30, última modificação 18/10/2023 17h39
Ginásio Poliesportivo, do bairro Fraron, passará a ser chamado de “Zacarias Gonçalves da Silva”

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (18), foi formada a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os gastos realizados com o evento Natal 2022. Em primeira votação, houve a aprovação de um projeto e, em segundas votações, foram aprovados quatro projetos, entre eles, a entrega do Título de Cidadão Honorário para Clemente Renosto, presidente da Sicredi Parque das Araucárias, e a nomeação do Ginásio Poliesportivo, do bairro Fraron, que passará a ser chamado de “Zacarias Gonçalves da Silva”. Ainda, foi apresentada uma indicação e 30 requerimentos.  

Comissão Especial de Inquérito (CEI)

Durante a Sessão, foi composta a Comissão Especial de Inquérito (CEI), a fim de apurar os gastos realizados com o evento Natal 2022. A Comissão Especial nº 13, de 2023, foi formada por meio de Requerimento dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil), aceito pelo Plenário, na Sessão Ordinária realizada em 11 de outubro. De acordo com o Regimento Interno, a Comissão, que tem cinco vereadores, “deve ser composta observando-se a proporcionalidade partidária” e, assim, houve um prazo regimental, aguardado pela Casa, para que os partidos enviassem ofícios com as indicações dos vereadores que iriam compor a CEI.

Com isso, os líderes partidários dos partidos que possuem mais de um vereador - Podemos, PP e PSD - indicaram os vereadores Rodrigo Correia (Podemos), Lindomar Brandão (PP) e Rafael Celestrin (PSD), para participarem da Comissão. Os demais vereadores, em comum acordo, indicaram Claudemir Zanco (PL) e Romulo Faggion (União Brasil) para comporem a CEI. Na sequência, na primeira reunião da Comissão, por meio de portaria, serão informados o presidente e o relator.

Rua Aparício Lourenço

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 145, de 2023, de autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), denominando de “Rua Aparício Lourenço”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. De acordo com o Projeto, Aparício Lourenço nasceu em 25 de fevereiro de 1940, em Campos Novos (SC), e mudou-se para Pato Branco em 1948. “Em nosso município sempre foi muito solícito aos moradores do bairro São João, qualquer cidadão que batesse em sua porta, era muito bem recebido, principalmente com um prato de comida. Tendo em vista que a população do bairro é carente, acolheram seu Aparício com todo carinho. Aparício vendia produtos coloniais e realizava frete com sua carroça, tinha uma vida simples. Faleceu no dia 5 de abril de 2022 e estará sempre presente na memória de seus familiares e todos os demais que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele”.

Utilidade Pública Municipal para o Instituto Ação Voluntária (IAV)

De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 80, de 2023, declarando de Utilidade Pública Municipal o Instituto Ação Voluntária (IAV) de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “com a chegada de pandemia de COVID-19, em março de 2020, os grupos vulneráveis foram imediatamente afetados, já que as ações de isolamento e quarentena implicaram diretamente sobre as famílias que já necessitavam de suporte assistencial. Foi a partir dessa emergente e urgente necessidade de intervenção, que um grupo de mulheres pato-branquenses, que já realizavam ações de filantropia individualmente, optaram por unirem-se em um grupo para que juntas pudessem atender o maior número de famílias.”

Ainda pelo Projeto, “ao realizarem as primeiras intervenções, o grupo observou que as necessidades básicas de moradia, alimentação e higiene cresciam exponencialmente, por conta do lockdown, já que as crianças passaram a ficar mais tempo em casa. Sendo assim, as atividades do grupo, inicialmente, foram bastante diversificadas, desde a distribuição de cestas básicas, marmitas, roupas, enxovais para bebês, fraldas, leite e móveis, até a participação em eventos, através de campanhas de arrecadação de doces (Páscoa), de brinquedos (Dia da Criança e Natal) e de material escolar (Remanso da Pedreira e Projeto Jojoca)”.

“A partir de uma série de intervenções, o grupo entendeu que outras entidades também realizam arrecadação e distribuição de alimentos e agasalhos, portanto a assistência do “Ação Voluntária (AV)” foi se voltando para as famílias com necessidades mais específicas e de maior dificuldade de amparo, como por exemplo, o auxílio para as famílias com Pessoas com Deficiência (PCD) ou aqueles com necessidades de melhores condições de moradia”.

Rua Delcila Menegatti

Em segunda votação e de autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado o Projeto de Lei nº 130, de 2023, denominando de “Rua Delcila Menegatti”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Menegatti, no bairro Industrial. Pelo Projeto, “Delcila nasceu no dia 23 de julho de 1938, em Erechim (RS), e no mesmo ano veio com seus pais e dois irmãos morar em Pato Branco. Em 1956, casou-se com Orlando Menegatti, mudando-se para a comunidade de Fazenda da Barra. Delcila sempre foi uma esposa companheira e trabalhadora, muito atenta à educação e bem-estar dos filhos, sendo um pilar da sua casa. Mulher forte, guerreira e muito carismática, estava sempre presente na vida dos filhos e se orgulhava muito da grande família que construiu. Em vida conviveu com seus 21 netos e 25 bisnetos. Faleceu em 19 de janeiro de 2022, deixando marcado nos corações de todos maravilhosas lembranças e ensinamentos”.

Ginásio Poliesportivo Zacarias Gonçalves da Silva

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), também foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 136, de 2023, denominando de “Zacarias Gonçalves da Silva”, o Ginásio Poliesportivo, localizado na Rua Maria Madalena Tatto, no bairro Fraron. De acordo com o Projeto, Zacarias Gonçalves da Silva, nasceu em 15 de março de 1959, em Parambú (CE), foi criado por um de seus irmãos, após perder sua mãe, aos 6 anos de idade. Aos 16 anos, veio para Pato Branco, na companhia de um casal cearense e, ao chegar aqui, começou a trabalhar como ambulante, vendendo redes e tapetes. “Foi um período difícil, passando por muitas dificuldades, frio e até mesmo fome. No entanto, com seu trabalho e dedicação, sempre demonstrando muita responsabilidade, conquistou a confiança e simpatia de todos por onde passava com seu trabalho”.

De acordo com o projeto, “Zaca” desempenhou papéis importantes na comunidade, com sua contribuição como candidato a vereador, líder de capelas, presidente de sindicato, empresário de transporte escolar e mentor e exemplo para jovens. “Sua atuação ativa na vida pública e comunitária demonstra seu compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas. Ele era conhecido por sua integridade, valores morais e éticos sólidos e sua história de superação, vindo de uma origem humilde e construindo uma vida de sucesso”.

Com isso, “ao nomear o Ginásio com seu nome, estamos celebrando e perpetuando esses valores para as gerações futuras, enviando uma mensagem poderosa sobre a importância do trabalho árduo, educação e responsabilidade. A denominação é uma maneira de reconhecer e lembrar Zacarias, que faleceu em 24 de novembro de 2022, e seu impacto duradouro na comunidade. Isso permite que sua memória continue viva e seja uma fonte de inspiração contínua.”

Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Clemente Renosto

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 4, de 2023, “concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco ao Ilustríssimo Senhor Clemente Renosto”. O Título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos que se destacaram por ações realizadas em Pato Branco e nasceram em outro município.

De acordo com o texto do Projeto, “nascido em 11 de abril de 1958, em Mariópolis (PR), Clemente Renosto é filho de Valentim Renosto e Dele Clementina Bussanello Renosto, agricultores que vieram do Rio Grande do Sul. Casado com Ivete de Freitas Renosto, é pai de Lidiane de Freitas Renosto, Rafael de Freitas Renosto e Liliane de Freitas Renosto. É avô do Pedro Henrique, do Arthur, da Julia, do Lorenzo e do Bernardo. Agricultor e movido pela vontade de mudar a realidade de sua região, em 1990, aceitou o desafio de participar da fundação, juntamente com mais 26 sócios-fundadores, de uma cooperativa de crédito, a CrediCamisc, na época ligada a Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), em Mariópolis (PR). Posteriormente, a cooperativa de crédito foi integrada ao Sistema Sicredi, passando a ser denominada Sicredi São Cristóvão e, atualmente, Sicredi Parque das Araucárias, atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com sua sede política em Mariópolis (PR) e administrativa em Pato Branco (PR).”

Ainda pelo Projeto, “seu início dentro do cooperativismo sempre foi pautado por uma atuação ativa e focada em fazer a diferença para a coletividade. Participou atuando em diversos Conselhos Fiscais e de Administração, tendo sido, também, coordenador do Conselho Fiscal do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS), e Conselheiro de Administração da Central Sicredi SC/SP/RJ. Em 2007, Clemente assumiu como presidente da Sicredi Parque das Araucárias e passou a contribuir ainda mais ativamente para o seu crescimento e desenvolvimento”.

À frente da Sicredi Parque das Araucárias, Clemente vem promovendo o desenvolvimento do cooperativismo, da cooperativa em si e contribuindo, também, com o desenvolvimento dos municípios da área de atuação da Sicredi Parque Araucárias, que, atualmente, está presente em 29 municípios, com 37 agências, contando com mais de 500 colaboradores e atendendo mais de 80 mil associados. Ainda, atuou para o início das obras da nova Sede Administrativa Sicredi Parque das Araucárias e é vice-presidente da Organização de Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR).

Com isso, o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco homenageia Clemente Renosto “pela sua trajetória empresarial ascendente, com integridade nos negócios e sendo um ícone da classe empresarial, e por sua intensa atividade social, com engajamento comunitário, estímulo ao crescimento econômico da região, promovendo geração de empregos e fortalecimento da economia local. Além do apoio à cultura, à educação e ao esporte, que enriquecem o panorama cultural e intelectual da comunidade”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2325/