Ciclovia Municipal Rural receberá o nome de Ezilio Chiocheta

por Laiane Carniel publicado 07/08/2024 15h15, última modificação 07/08/2024 15h15
Em votação única, aprovada a entrega de Moção de Aplauso para a Paróquia Cristo Rei, pelos 40 anos de evangelização

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (7), os vereadores aprovaram um projeto em votação única e dois projetos em segundas votações. Na Participação dos Convidados, estiveram presentes o presidente do Conselho Diretor, Francisco Essert, e o coordenador regional, Alysson Soares, da Gerar, para falar sobre os “Projetos e ações realizados pela Gerar”. Também foram apresentados 29 requerimentos.

Votação única

Moção de Aplauso a ser concedida à Paróquia Cristo Rei, pelos 40 anos de evangelização

Em votação única, aprovada a Moção de Aplauso nº 30, de 2024, a ser concedida à Paróquia Cristo Rei, neste ato representada pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo Diocesano, Reverendíssimo Frei Claudimir Antônio Falkowski, Pároco da Paróquia Cristo Rei, e Padre Adilson David Hwang, Vigário Paroquial, pelos 40 anos de evangelização em nosso Município.

De acordo com o texto da Moção, “a Paróquia Cristo Rei, formada em 1984, surgiu da necessidade de uma nova capela no bairro Cristo Rei, que até então fazia parte da Paróquia São Pedro Apóstolo. A ideia inicial foi de José Geron e a mesma se concretizou com eventos de arrecadação, que incluíram a primeira missa sob uma árvore e uma churrascada que garantiu a compra do terreno para a capela. Com a autorização da Diocese e a ajuda de voluntários, a comunidade estabeleceu a nova paróquia”.

“Em 1984, a Paróquia foi formalmente estabelecida, com a designação do Padre Giuseppe Bertolli, e a comunidade cresceu com eventos e batismos. Em 1985, a paróquia recebeu uma bênção apostólica do Papa João Paulo II e, em 1986, houve a chegada das Irmãs Franciscanas da Congregação das Pequenas Irmãs, trazendo novos impulsos para a evangelização. O Centro Comunitário foi inaugurado, em 1986, e a construção da Igreja Matriz Cristo Rei começou em 1997. A igreja, projetada com símbolos litúrgicos e detalhes bíblicos, é um testemunho da dedicação e fé da comunidade, ao longo dos 40 anos, sendo reconhecida pela Câmara Municipal de Pato Branco por sua contribuição espiritual e social”.

Segunda votação

Ciclovia Municipal Rural "Ezilio Chiocheta"

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 87, de 2024, denominando de "Ezilio Chiocheta", a Ciclovia Municipal Rural, situada na Estrada Municipal Pioneiro Recieri Picolo.

De acordo com o Projeto, “filho de imigrantes italianos, Ezilio nasceu em Nova Prata (RS), em 25 de fevereiro de 1924, Aos 20 anos, casou com Belirdes Santina Schenato e, em 1945, mudaram-se para Pato Branco, juntamente, com a primeira filha Gelci. Em Pato Branco nasceram mais cinco filhos, Marilene, Walter, Valmir, Rozimari e João Carlos. Atuou em diversos segmentos de nossa economia, entre eles, transporte, madeireira, indústria e comércio. Participava ativamente dos eventos comunitários da Paróquia São Pedro Apóstolo, presidindo por diversas vezes a tradicional Festa de São Pedro e contribuindo para a construção da Igreja Matriz”.

“Em 1978, tomou posse, como presidente, da Sociedade Esportiva Palmeiras. Já em 1979, levou o clube para a disputa da primeira divisão do Campeonato Paranaense, motivo de orgulho para os pato-branquenses e assim, por muitos anos, figurou na elite do futebol estadual. Participou da fundação do Pato Branco Esporte Clube, em 5 de novembro de 1979, e logo se tornou presidente do mesmo, entre 1982 e 1985. O time se sagrou campeão paranaense da divisão intermediária, em 1981 e em 1986. Ezilio foi o único presidente que levou tanto o Palmeiras quanto o Pato Branco à primeira divisão do Campeonato Estadual de Futebol”.

“Junto à sua esposa e filhos, consolidou raízes na cidade de Pato Branco. Faleceu em 24 de agosto de 2009, aos 85 anos, deixando genros, noras, netos, bisnetos e amigos que ainda o tem como exemplo de moralidade, dignidade e crença”.

Prêmio Mulher Destaque para Graziela Romani

Em segunda votação, aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 14, de 2024, concedendo o Prêmio “Mulher Destaque” para Graziela Romani.

Pelo Projeto, “Grazzi Romani, filha de Paulo Nicanor Romani e Terezinha Piana Romani, nasceu em Pato Branco, em 25 de fevereiro de 1973, irmã de Carlos Alberto Romani, Flávio Antônio Romani e Paulo César Romani. É casada, há 25 anos, com Cleder Todorovski, e, desta união, nasceram os filhos Victor André e Ricardo. Formou-se em Enfermagem pela Universidade do Oeste do Paraná e, em 1996, assumiu como Enfermeira Assistencial, na Secretaria Municipal de Saúde, onde atuou na primeira equipe de Estratégia de Saúde da Família, contribuiu na implementação do projeto piloto do Cartão SUS e desenvolveu ações de descentralização dos serviços de saúde, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde e gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde. Também contribuiu para a capacitação de diversos profissionais da Saúde e atuou em Conselhos Municipais”.

“Conduziu a articulação dos acadêmicos das áreas de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, da Faculdade de Pato Branco (FADEP) - atual UNIDEP - para extensão comunitária dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde das comunidades rurais e no Município de Pato Branco. Membro integrante do Clube de Mães e Amigos Cruz de Malta II, da Ordem Demolay de Pato Branco, onde presta cuidados e apoio aos jovens em ações de filantropia e acolhimento. Também é sócia-proprietária da Clínica Grazzi & Cleder Terapias Integradas”.

“Mulher atuante, de energia contagiante, dedica-se a curar as relações na família, principal fator de adoecimento. Grazzi conduz eventos, palestras e workshops na área da saúde, presencial e on-line. Há sete anos lidera o movimento Medita & Ação, onde presta serviço social em sua clínica, arrecadando donativos para ajuda comunitária ao S.O.S VIDA, APAE, Maternidade Hospital São Lucas e Lar dos Idosos São Vicente de Paula”.

Participação de Convidados

Convidado por meio do Requerimento nº 981 de 2024, estiveram presentes o presidente do Conselho Diretor, Francisco Essert, e o coordenador regional, Alysson Soares, da Gerar para falar sobre os “Projetos e ações realizados pela Gerar”.

De acordo com as informações apresentadas, “a Gerar é uma instituição capacitadora parceira na implementação do Programa Aprendiz Legal, que possibilita a realização da capacitação teórica dos aprendizes em sala de aula ou ambiente virtual”. O presidente do Conselho Diretor, Francisco Essert, informou que a intenção foi apresentar a instituição, buscando que a mesma consiga receber a Utilidade Pública Municipal, em Pato Branco, para que, com recursos públicos, consiga aumentar o número de atendimentos, inserindo mais jovens no mercado de trabalho.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2409/