Câmara Municipal homenageará piloto Gabriel Casagrande
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (28), foram aprovados dois projetos em primeiras votações e um projeto em votação única. Na Participação de Convidados, esteve presente o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Eduardo Heberle Nichetti, para falar sobre “As ações voltadas à causa animal realizadas no Município”. No Grande Expediente, o vereador Claudemir Zanco (PL) utilizou o espaço para explanar sobre a “Lei de Regulamentação dos Aplicativos de Transporte de Passageiros”. Ainda, foi apresentada uma indicação e 31 requerimentos.
Votação única
Moção de Aplauso ao Instituto Ação Voluntária (IAV )
De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 5, de 2024, a ser concedida ao Instituto Ação Voluntária – IAV de Pato Branco, pelo trabalho que desenvolve através de acolhimento, suporte e inclusão das famílias de Pessoas com Deficiência.
De acordo com o Projeto, “com a chegada de pandemia de COVID-19, em março de 2020, os grupos vulneráveis foram imediatamente afetados, já que as ações de isolamento e quarentena implicaram diretamente sobre as famílias que já necessitavam de suporte assistencial. Foi a partir dessa emergente e urgente necessidade de intervenção, que um grupo de mulheres pato-branquenses, que já realizavam ações de filantropia individualmente, optaram por unirem-se em um grupo para que juntas pudessem atender o maior número de famílias.”
Ainda pelo Projeto, “ao realizarem as primeiras intervenções, o grupo observou que as necessidades básicas de moradia, alimentação e higiene cresciam exponencialmente, por conta do lockdown, já que as crianças passaram a ficar mais tempo em casa. Sendo assim, as atividades do grupo, inicialmente, foram bastante diversificadas, desde a distribuição de cestas básicas, marmitas, roupas, enxovais para bebês, fraldas, leite e móveis, até a participação em eventos, através de campanhas de arrecadação de doces (Páscoa), de brinquedos (Dia da Criança e Natal) e de material escolar (Remanso da Pedreira e Projeto Jojoca)”.
“A partir de uma série de intervenções, o grupo entendeu que outras entidades também realizam arrecadação e distribuição de alimentos e agasalhos, portanto a assistência do “Ação Voluntária (AV)” foi se voltando para as famílias com necessidades mais específicas e de maior dificuldade de amparo, como por exemplo, o auxílio para as famílias com Pessoas com Deficiência (PCD) ou aqueles com necessidades de melhores condições de moradia”.
Primeira votação
Medalha de Honra ao Mérito Esportivo para o piloto Gabriel Meimberg Casagrande
Em primeira votação, aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 2024, de autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Maria Cristina Hamera (PV), concedendo Medalha de Honra ao Mérito Esportivo ao atleta e piloto, Gabriel Meimberg Casagrande.
De acordo com o Projeto, “filho de Edson Luiz Casagrande e Angélica Meimberg Casagrande e irmão de Luisa e Cristian, Gabriel Meimberg Casagrande, nasceu em 20 de fevereiro de 1995 e residiu em Pato Branco entre 2001 e 2013. Em 2007, com apenas 12 anos de idade, deu seus primeiros passos no esporte de velocidade através do Kart, conquistando os títulos de campeão brasileiro, campeão sul-brasileiro, campeão paranaense, campeão catarinense, campeão gaúcho e campeão da Copa São Paulo”.
“Depois de passar por categorias como Fórmula Renault Euro e Fórmula 3 Sul-Americana, o paranaense Gabriel Casagrande fez sua estreia na Stock Car, em 2014, destacando-se rapidamente como uma jovem promessa. Com mais de 200 corridas na principal categoria do automobilismo nacional, Casagrande já subiu mais de 30 vezes ao pódio e vem conquistando inúmeros títulos ao longo dos anos.”
“Mas, para muitos jovens pilotos brasileiros, o sonho não é nada menos do que se tornar campeão em Interlagos, independentemente de sua categoria. Na vida de Gabriel, este sonho se transformou em realidade não apenas uma, mas duas vezes. Atingindo o ápice do automobilismo do país, sagrou-se como um dos campeões da Stock Car, pela segunda vez, no dia 17 de dezembro de 2023, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.”
“Para o ano de 2024, a meta é estar mais uma vez na briga pelo título de campeão da Stock Car, embora buscar a oportunidade fora do país ainda esteja nos planos. Aos 28 anos, o piloto reconhece que ainda há muito a ser conquistado e sonha em marcar cada vez mais seu nome na história da Stock Car e nas demais categorias que surgirem em seu futuro. Gabriel espera, inclusive, realizar o sonho de correr na Nascar americana.”
Crédito especial
De autoria do Executivo Municipal, foi aprovado, em primeira votação, Projeto de Lei nº 7, de 2024, autorizando abertura de crédito especial, no valor de R$ 3.303.949,02, por meio do remanejamento de recursos dentro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com o Projeto, “o recurso realocado será utilizado na aquisição de livro didático - contemplando também livros ampliados e braile - assessoria pedagógica, formação continuada dos professores e plataforma virtual para integrar a Educação Infantil e Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2024”.
Participação de Convidados
Convidado pela vereadora Thania Caminski (PP), esteve presente o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Eduardo Heberle Nichetti, para falar sobre “As ações voltadas à causa animal realizadas no Município”. O secretário apresentou inúmeros dados de atendimentos aos animais, desde castrações, situações de maus-tratos, feiras de adoções e atendimentos de urgências e emergências. Matheus também respondeu aos questionamentos dos vereadores.
Ao final, o secretário agradeceu o espaço cedido para que ele apresentasse o trabalho realizado. “Reforço que o trabalho vem sendo realizado e o telefone para denúncias é o 156 ou o WhatsApp (46) 99134-2876, só pedimos calma, porque se a resposta não vem de maneira imediata, é porque outra ocorrência está sendo atendida, mas que, ao final, não deixamos de atender nenhuma situação”, afirmou o secretário.
Grande Expediente
No Grande Expediente, o vereador Claudemir Zanco (PL) utilizou o espaço para explanar sobre a “Lei de Regulamentação dos Aplicativos de Transporte de Passageiros”. Em sua fala, o vereador trouxe um retrospecto de como foi o processo até a aprovação da Lei, tendo em vista que, na terça-feira (27), houve um ato, realizado pelo Executivo Municipal, para regulamentar a Lei e os motoristas estiveram presentes, afirmando que as reivindicações, por eles propostas, não foram observadas.
“Quero dizer aos motoristas das plataformas de aplicativo que esta Casa sempre esteve junto e vai continuar junto e vamos aguardar que o prefeito atenda a demanda, pois ele falou, na ocasião que irá resolver em quinze dias. Por isso, agendamos uma Audiência Pública para dia 15 de abril e, caso o prefeito não resolva em quinze dias, iremos debater aqui e propor as alterações. Na ocasião, também vamos debater aqui se a velocidade de 40 km/h é o que a cidade quer. Nós vamos trazer a população aqui e o que for decidido será informado à Prefeitura. Outra dúvida que iremos esclarecer é que, se houveram lá 3 mil multas, mas 1.500 foram canceladas, em que se baseou esses cancelamentos e porque as demais estão autorizadas? Será que o equipamento não está funcionando? Por isso, faremos a Audiência Pública e todos estão convidados”, finalizou o vereador.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2357/