Câmara de Vereadores entrega Título “Mietta Santiago” para deputada federal Leandre Dal Ponte

por Laiane Carniel publicado 19/11/2021 22h33, última modificação 19/11/2021 22h33
Título reconhece a importância do envolvimento das mulheres na causa política, em Pato Branco

O Legislativo de Pato Branco realizou, na sexta-feira (19), Sessão Solene para entrega do Titulo “Mietta Santiago”, para a deputada federal Leandre Dal Ponte. De autoria da vereadora e Procuradora da Mulher Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), com o apoio dos demais vereadores da Casa e pelo Decreto Legislativo nº 3, de 2021, Leandre Dal Ponte é a primeira mulher a receber o título, cujo intuito, de acordo com o projeto, “é reconhecer Leandre, publicamente, pelo seu exemplo de vida, trabalho, conduta e dedicação, especialmente, para a nossa cidade e região, contribuindo para o desenvolvimento no cenário nacional.

Título “Mietta Santiago”

A criação do título, de autoria dos vereadores Joecir Bernardi e Marines Boff Gerhardt, foi aprovado pela Resolução nº 9, de 30 de outubro de 2019, e tem o objetivo de “agraciar mulheres envolvidas na causa política, no município de pato branco”. O nome, “Mietta Santiago”, é em homenagem à Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza, escritora, advogada, sufragista brasileira e a primeira mulher, no Brasil, a exercer, plenamente, os seus direitos políticos, lutando pelo direito das mulheres brasileiras, ao voto.

Solenidade

O presidente da Casa, vereador Joecir Bernardi (PSD) realizou a abertura do evento e ressaltou a importância da criação do Título para poder reconhecer a importância da boa política e das mulheres na política. Sobre Leandre ele fala que ela é uma pessoa que se sobressai e que o Título reconhece o bom trabalho por ela tem realizado, principalmente, na área da saúde. “Você insiste na causas mais difíceis e faz com que o poder público alcance todas as pessoas que dele necessitam”, afirmou Joecir.

A vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, participou do ato e disse estar muito feliz representando o Executivo e poder falar sobre Leandre, que é uma pessoa que inspira muitas mulheres. “Você abre muitas portas para todas as mulheres e as portas que se abrem, jamais serão fechadas. A tua sensibilidade, cuidado e compromisso com a nossa região fazem de você a pessoa certa para receber este reconhecimento”, afirmou Angela.

A autora da honraria para a deputada, vereadora e Procuradora da Mulher Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), falou sobre a biografia de Leandre, ressaltando o exemplo que ela é para todas as mulheres. “É um Título muito importante e eu me sinto honrada por poder entregá-lo, em forma de agradecimento, pelo apoio, carinho e atenção que Leandre sempre dá para Pato Branco. Que você continue com essa belíssima carreira política, sendo inspiração e incentivando outras mulheres a seguirem o seu caminho”, ressaltou a vereadora.

A deputada federal Leandre Dal Ponte agradeceu a homenagem e disse que entrou na política para representar as mulheres e buscar melhorias para todos os cidadãos. “Mais do que alegria, a palavra que me guia nesta noite é gratidão, pelo apoio que sempre tive. Eu sempre vou lutar por todas as pessoas e afirmo que, não sei onde vou chegar na política, mas nunca vou esquecer de onde eu sai. Vocês estarão sempre comigo, sempre estarei lembrando, me sentindo agradecida e trabalhando por vocês, com ética, compromisso e respeito”, agradeceu Leandre.

            

Biografia do Homenageado

Leandre Dal Ponte é Engenheira Civil, formada pela Universidade Positivo, casada, escritora, fundadora da Casa de Apoio Ideal, em Curitiba, e deputada federal. Nasceu no dia 11 de dezembro de 1975, no Município de Chopinzinho, na região sudoeste do Paraná. Em 1997, Leandre assumiu a Secretaria de Saúde do Município de Saudade do Iguaçu e, em 2001, fundou, em Curitiba (PR), a Casa de Apoio Ideal, que presta serviços de hospedagem e transporte para pacientes e acompanhantes que precisam ir à capital para realizar consultas com especialistas, exames e tratamentos médicos de média e alta complexidade.

Com a experiência acumulada durante os anos à frente da Casa de Apoio Ideal, escreveu o livro "A dona da pensão", no qual relata histórias de luta e superação dos pacientes oriundos de diversos cantos do Paraná e do Brasil. Em sua primeira candidatura à Câmara Federal, no ano de 2010, ficou com a primeira suplência do Partido Verde, o que lhe serviu de estímulo para continuar trabalhando em prol da sociedade. Assumiu então, a Coordenação do Partido Verde das regiões Centro-Sul e Sudoeste, onde passou a estimular a participação de pessoas na vida política dos Municípios. No ano de 2014, concorreu novamente à Câmara Federal, obtendo mais de 80 mil votos em todo o estado, destes, mais de 40 mil votos na região Sudoeste, legitimando a força da mulher na política.

Em 2015, foi autora do Projeto de Resolução que criou, na Câmara, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, um colegiado que discute permanentemente os assuntos relacionados à população idosa no Brasil. No mesmo ano, através de uma indicação, foi criada a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos, que tem a responsabilidade de coordenar a elaboração e implementação de programas, projetos e ações relacionados aos direitos da população idosa, no Brasil.

Tendo como principal compromisso as causas sociais, principalmente a defesa dos idosos e da primeira infância, desde o início de seu primeiro mandato implementou dois projetos importantes e fundamentais: o Cidade Amiga da Pessoa Idosa e o Universidade da Criança.

Em apenas dois anos de mandato, foi eleita entre os quatro parlamentares mais promissores do Paraná, na categoria Parlamentares do Futuro, no prêmio Congresso em Foco, de 2015. Em 2016, recebeu o Prêmio de Melhor Congressista do Paraná, atribuído pelo Ranking Político. Desde abril de 2017, é a Líder da Bancada do PV na Câmara e, na atual Legislatura, é a única mulher líder partidária na Casa, o que lhe concede a prerrogativa de participar do Colégio de Líderes e pautar as votações de projetos que visem a transformação e o desenvolvimento econômico e social do país.

Em 2018, Leandre foi reeleita para o seu segundo mandato, obtendo 123.958 votos, sendo a candidata mais votada da região sudoeste, obtendo mais de 62 mil votos em toda a região, dos quais, 13 mil em Pato Branco. Ainda no final de 2018, foi escolhida pelo Ranking Político como a 12ª melhor parlamentar do Congresso Nacional, premiação que consagrou um mandato ético, coerente e preocupado com a melhoria da saúde pública e na defesa das causas sociais.

Ao assumir o seu segundo mandato, assumiu a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão institucional da Câmara que tem como objetivo zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e atividades da Câmara, assim como, fiscalizar e acompanhar as políticas públicas do Governo Federal e receber denúncias de violência e discriminação contra a mulher. A Procuradoria também atua em cooperação com organismos nacionais e internacionais na promoção dos Direitos da Mulher.

Como Procuradora da Mulher, incentivou a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, órgão instituído em julho de 2019, que vem fomentando a criação das Procuradorias nas Câmaras Municipais, com o intuito de criar uma rede legislativa de proteção e promoção de políticas públicas para as mulheres paranaenses.

Atualmente, a deputada Leandre é Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e presidente da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável, da Câmara dos Deputados.