Câmara de Vereadores de Pato Branco recebe dirigentes do Sindpar

por fabricio.soveral — publicado 24/10/2019 12h40, última modificação 29/10/2019 11h26
Sindicato pediu apoio para criação de um plano único de cargos e salários

Por proposição dos vereadores Vilmar Maccari (PDT), Moacir Gregolin (MDB), Claudemir Zanco (PDT)e Fabricio Preis de Mello (PSD), membros da Mesa Diretora, a Câmara de Pato Branco recebeu na tarde de quarta-feira (23), representantes do Sindpar (Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias do Estado do Paraná). Participaram da reunião o presidente do Sindpar, Ricardo Moura; a diretora regional de Pato Branco, Juceli de Fátima Machado; e o diretor regional de Londrina, Ayrton Roberto Maia. O tema principal foi a situação dos servidores após a fusão de órgãos ligados à Secretaria Estadual da Agricutura e Abastecimento (Seab).

O governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de Lei n° 594/2019 que propõe a criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Para isso ocorrerá a incorporação de vários órgãos ligados à Seab como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Centro Paranaense de Referência de Agroecologia (CPRA).

Ricardo Moura relatou aos vereadores que assim que o sindicato tomou ciência sobre a fusão procurou o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, para buscar uma negociação que evite prejuízos aos servidores. O presidente do Sindpar pediu apoio aos parlamentares de Pato Branco, principalmente, para a criação de um plano único de cargos e salários após a incorporação dos órgãos ao novo instituto.

A diretora regional de Pato Branco do Sinpar ressaltou que a unificação precisa ser completa. “Não adianta unir as empresas e não unir os servidores”, disse Juceli Machado.

Os vereadores que participaram da reunião se dispuseram a apoiar a reivindicação do Sindpar e ajudar no que for possível através da articulação com outras autoridades.