Câmara de Vereadores de Pato Branco recebe dirigentes do Sindpar
Por proposição dos vereadores Vilmar Maccari (PDT), Moacir Gregolin (MDB), Claudemir Zanco (PDT)e Fabricio Preis de Mello (PSD), membros da Mesa Diretora, a Câmara de Pato Branco recebeu na tarde de quarta-feira (23), representantes do Sindpar (Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias do Estado do Paraná). Participaram da reunião o presidente do Sindpar, Ricardo Moura; a diretora regional de Pato Branco, Juceli de Fátima Machado; e o diretor regional de Londrina, Ayrton Roberto Maia. O tema principal foi a situação dos servidores após a fusão de órgãos ligados à Secretaria Estadual da Agricutura e Abastecimento (Seab).
O governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de Lei n° 594/2019 que propõe a criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Para isso ocorrerá a incorporação de vários órgãos ligados à Seab como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Centro Paranaense de Referência de Agroecologia (CPRA).
Ricardo Moura relatou aos vereadores que assim que o sindicato tomou ciência sobre a fusão procurou o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, para buscar uma negociação que evite prejuízos aos servidores. O presidente do Sindpar pediu apoio aos parlamentares de Pato Branco, principalmente, para a criação de um plano único de cargos e salários após a incorporação dos órgãos ao novo instituto.
A diretora regional de Pato Branco do Sinpar ressaltou que a unificação precisa ser completa. “Não adianta unir as empresas e não unir os servidores”, disse Juceli Machado.
Os vereadores que participaram da reunião se dispuseram a apoiar a reivindicação do Sindpar e ajudar no que for possível através da articulação com outras autoridades.