Biruba destaca experiência no Legislativo como aliado para importantes conquistas para Pato Branco
Em nossa terceira entrevista da série com os vereadores, vamos saber como foi o ano de 2021 para o vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL). As entrevistas com os vereadores têm o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos. Biruba foi um dos dois vereadores, entre os onze, que permaneceu de outras Legislaturas e ele destaca que essa experiência tem contribuído com os trabalhos dos vereadores eleitos pela primeira vez, resultando em benefícios para todos os pato-branquenses.
“O permanente acompanhamento da realidade dos bairros e o contato direto com os moradores é fundamental para realizarmos um bom trabalho e, com a renovação da Câmara, onde os novos vereadores trouxeram novas demandas, com uma nova energia e atendendo outros segmentos, é bom ter o conhecimento adquirido pela vivência em outras Legislaturas, para auxiliar nos trabalhos de todos, principalmente, com relação ao trâmite de projetos”, analisou Biruba.
Além de propor indicações e requerimentos, alinhados com os interesses e necessidades dos munícipes, o vereador também é membro da Comissão de Justiça e Redação (CJR), responsável por, principalmente, analisar os aspectos “constitucionais, legais, regimentais, jurídicos e de técnica legislativa”, dos projetos que estão na Casa.
Passado, presente e futuro
Sobre seus projetos, o vereador destaca que uma lei de sua autoria, aprovada em Legislaturas anteriores, trouxe resultados bastante positivos para este ano, a Lei nº 4.433, de 25 de setembro de 2014, que instituiu o Programa Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais (PROBEM). A Lei, além de garantir inúmeros melhorias para a qualidade de vida dos animais e punições para maus tratos, ainda propiciou que valores fossem investidos na causa e novas conquistas fossem alçadas, como a Casa de Passagem Animal, um espaço que é, há muito tempo, aguardado e que foi uma luta da vereadora e protetora, atuante nesta área, Thania Caminski (DEM). Ele explica que a viabilização dos recursos, que oportunizarão a edificação do local, foi por meio de seu contato com o deputado federal Fernando Giacobo (PL). “A experiência, enquanto vereador, traz essa aproximação com a esfera estadual e federal, garantindo recursos”, ressaltou ele.
Entre os projetos e indicações aprovados e executados neste ano, ele destaca a conquista de valores para a execução de Praças nos bairros Gralha Azul e Cristo Rei; a realização de audiência pública para a adequação fundiária de terrenos cedidos em comodato, pelo Município, aos moradores; a Feira do Artesão, que possibilitou que os artesões vendam seus produtos da Praça Presidente Vargas; o aluguel social, para famílias que tiveram seus lares destruídos por incêndio ou intempéries naturais; a rede de esgoto para os bairros Alto da Glória e São João, em parceria com o Governo do Estado e a Sanepar; a cobrança, para regulamentação do Plano de Cargos e Salários para os professores da educação infantil e para a atualização do Plano Diretor; além de projetos de denominação de ruas, que reconhecem a importância e valorizam os pioneiros de nossa cidade.
Dos projetos futuros e que estão em tramite pela Casa, ele ressalta o Projeto de Lei nº 159, de 2021, e o Projeto de Lei nº 179, de 2021. O primeiro, pretende criar um programa para concessão de bolsa auxílio-transporte para estudantes do curso superior e curso técnico, que estudam fora de Pato Branco e, o segundo, dispõe sobre as normas para implantação e compartilhamento de infraestrutura de telecomunicação, o que adequa Pato Branco para receber, futuramente, a tecnologia 5G.
“Acredito que o ano para a Câmara de Vereadores foi bastante produtivo, principalmente, com os novos vereadores, pois eles devolveram ao Plenário discussões que estavam pendentes na sociedade e essa combinação, entre a renovação e a experiência, é excelente para Pato Branco. Inicialmente, para os novos, é difícil compreender a dimensão da cidade e todas as funções que abarcam o trabalho de vereador, juntamente, com o conhecimento em legislação, ao mesmo tempo que a renovação acaba trazendo a defesa do político local, pois, atualmente, os cidadãos confundem o que acontece em Brasília (DF) com a realidade dos municípios e a população deveria aprender a dividir isso, valorizando o político local, preservando-o e fortalecendo-o, pois o futuro da cidade depende da boa política”, concluiu o vereador Biruba.