Audiências públicas vão debater praças de pedágio nas rodovias do Sudoeste, diz presidente Bernardi

por ubiracy.tesseroli — publicado 10/02/2021 18h20, última modificação 10/02/2021 18h20
A reunião contou com a presença de parlamentares que representam a região, do prefeito Robson Cantu, Chefe da Civil, Guto Silva, vice-governador Darci Piana, entre outras lideranças

O presidente do Legislativo, Joercir Bernardi (PSD) participou na última terça-feira, dia 09,  da reunião com a presença de lideranças na região Sudoeste e o Governo no Palácio Iguaçu.  Ele disse que representou a instituição no processo de discussão da BR-280.  

Bernardi comentou que o Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, falou que é preciso trabalhar com os fatos reais, a verdade, pois, pelo governo ficou acordado que, o que fazer e como fazer, os investimentos da rodovia, por exemplo, a implantação de praças de pedágios, quem decidirá é a comunidade residente na região.

Para concretizar a participação da sociedade, das lideranças, conforme relatou o presidente, o governo vai promover audiências públicas. “É uma discussão muito útil”, salientou, embora a BR-280 não integre, atualmente o programa do Governo Federal, mas que poderá apresentar um projeto alternativo destinado à região.

Outra conquista da região, conforme o presidente, é publicação do nome da empresa vencedora da licitação da pavimentação em concreto da PR-280,  A TCE Engenharia Ltda é a primeira classificada na disputa que envolveu outras cinco empresas, com valor final de R$ 106,8 milhões para realizar a obra. Agora, se não houver imprevistos aconteces assinatura do contrato e da ordem de início dos trabalhos.

O prazo para execução completa dos projetos e obra é de 450 dias, ou seja, 15 meses. Nos  primeiros 90 dias deve se elaborado o Projeto Básico. A execução da obra começa a partir das aprovações parciais dos projetos, que devem ocorrer a partir de 90 dias da Ordem de Serviço.

A obra acontecerá entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153. O será restaurado com pavimento rígido em concreto, dentro da primeira intervenção em rodovia estadual nesses moldes na história do Estado. De acordo com estudo de tráfego, trafegam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados, por exemplo, de ônibus, caminhões, reboques,  além de veículos de passeio.

Também a licitação no valor de R$ 15 milhões para revitalizar o trecho Pato Branco a Palmas, com a implantação de 16 pontos de terceiras faixas. Com isso, a previsão é de mais 8 quilômetros no trecho de terceiras faixas. “A revitalização vai facilitar o escoamento de produtos e gerar mais segurança”, pontua Bernardi.