Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva é reconhecida como Utilidade Pública Municipal

por Laiane Carniel publicado 01/11/2023 16h55, última modificação 01/11/2023 16h59
Projeto foi aprovado em primeira votação

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (1° de novembro), o Legislativo aprovou, em votação única, a entrega de Moção de Aplauso para a “Equipe de Transplante de Órgãos”, pela realização do milésimo transplante de rim, no Hospital Filantrópico Policlínica (HFP), que ocorreu em 24 de outubro de 2023; em primeiras votações, foram aprovados dois projetos, entre eles, a Utilidade Pública Municipal para a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva; em segunda votação, foi aprovado um projeto. Na Tribuna Livre, foi concedida a palavra à cidadã Palloma Lima Leite. Ainda, foram apresentadas três indicações e 14 requerimentos.  

Moção de Aplauso

De autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Lindomar Brandão (PP), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 40, de 2023, a ser concedida a “Equipe de Transplante de Órgãos”, pela realização do milésimo transplante de rim, no Hospital Filantrópico Policlínica (HFP), que ocorreu em 24 de outubro de 2023.

De acordo com o texto da Moção, “a região de Pato Branco é referência na realização de cirurgias renais, abrangendo os municípios da 7ª e 5ª Regional de Saúde. A primeira cirurgia ocorreu em 1985 e, no dia 24 de outubro de 2023, ocorreu a milésima, tornando a data histórica, a ser comemorada. Em 1985, os médicos que integraram a equipe foram Júlio Sfredo, Hélio Vida Cassi, Carlos Volpato, Eduar Guerios Jr., Pedro Bortot, Luiz Alberto Sartori, Eliseo Batiston e Paulo Furtado. Em 2023, a equipe de cirurgia foi formada por Jorge Ramos, Daniel Nascimento, Sérgio Janczeski, Luis Eduardo Barboza, Eduar Guerios Jr., Eduar Guerios Neto, Almir Molossi, Ivis Costa, Claudia Polesso (enfermeira), Loan Silveira (circulante de sala), Vera Bido e Nelci Brocco (instrumentadoras).”

“Diante disso, a homenagem aos integrantes da equipe de cirurgia é tão significativa para a comunidade pato-branquense, pois esses profissionais, com o trabalho que realizam, proporcionam uma vida nova aos pacientes. É pertinente agraciar com maior ênfase, os médicos Eduar Guerios Jr., cirurgião vascular/angiologista, e Jorge Zanete Ramos, nefrologista, por estarem desde o início das cirurgias a frente das equipes nesses procedimentos. Além disso, é importante enfatizar todos os esforços para conscientizar e orientar a população sobre a Doença Renal Crônica (DRC) e o transplante de órgãos, pois realizando ações com esse intuito, a tendência é que as pessoas cuidem da saúde de forma mais consciente e reflitam à respeito da doação voluntária de órgãos, pois, das mil cirurgias realizadas em nosso Município, até o momento, 602 foram com doadores falecidos (60,2%) e 398 com doadores intervivos (39,8%).”

“Acreditamos que a equipe continuará esse trabalho, demonstrando sensibilidade humana, beneficiando a quem antes, após longa espera, deveria buscar esse atendimento em centros especializados, distantes de suas residências. Portanto, é com grande satisfação que propomos esta Moção de Aplauso em reconhecimento à milésima cirurgia renal realizada em Pato Branco”, concluiu o texto da Moção.

Utilidade Pública Municipal para a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 148, de 2023, de autoria dos vereadores Dirceu Boaretto (Podemos) e Joecir Bernardi (PSD), declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva.

De acordo com a justificativa do Projeto, “a Associação Pato Pescador - Pesca Esportiva tem como finalidade o congraçamento entre seus sócios e a população, a realização de eventos de pesca esportiva e recreação, a defesa de direitos sociais, a preservação da natureza, principalmente, às margens dos rios, a conscientização ambiental da população em geral, o repovoamento dos rios, a reconstituição de matas ciliares e a preservação das nascentes. Também atua na realização e prestação de serviços de assessoria para outras entidades, em competição de pesca esportiva, através de seus diretores e associados, e em colaboração com o Poder Público e com as autoridades ambientais.”

“A Associação foi fundada em 10 de dezembro de 1996, sob a denominação de Movimento Ecológico Vale do Iguaçu (Mevi), cuja razão social, foi alterada para Pato Pescador - Pesca Esportiva, em assembleia realizada pelos seus associados, em 17 de outubro de 2016. Apesar de não fazer parte das atividades pertinentes à Associação e de não constar em seus estatutos como atividade inerente ao mesmo, o clube também realiza, todos os anos, atividades de cunho social, tais como: arrecadação de alimentos e distribuição para pessoas carentes e entidades que prestam esse serviço para a comunidade; arrecadação e distribuição de brinquedos e presentes, no dia das crianças e próximo ao Natal e Páscoa, para escolas e creches. Ainda, quando convidado, o Pato Pescador - Pesca Esportiva participa de atividades educacionais sobre preservação do meio ambiente, junto com crianças de outras instituições”, explicou a justificativa do Projeto.

Rua “Laureci Antunes de Lima”

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 158, de 2023, denominando de “Laureci Antunes de Lima”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova. Laureci nasceu em 8 de janeiro de 1973, em Pato Branco. Filha de Arestides Martins de Almeida e Floripa Antunes. Morou durante muitos anos na Comunidade de São Miguel - Cachoeirinha. Aos quatorze anos perdeu sua mãe e, desde então, passou a ajudar seu pai na agricultura. Era uma cozinheira de mão cheia e amava flores. Aos dezesseis anos saiu de sua casa para trabalhar na cidade de Pato Branco. Era moradora do bairro São João e trabalhava com vendas. Gostava de política e por diversas vezes trabalhou nos períodos eleitorais, sendo sempre muito conhecida e querida por todos. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data 7 de julho de 2019, quando veio a falecer, vítima de AVC, deixando dois filhos, Adrieli Antunes de Lima e Valcimar Alisson”, concluiu o texto do Projeto.

Segunda votação

De autoria da Mesa Diretora - presidente, Thania Caminski (PP); vice-presidente, Eduardo Dala Costa (MDB); primeiro-secretário, Romulo Faggion (União Brasil); e segunda-secretária, Maria Cristina Hamera (PV) - foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 143 de 2023, que repristina a vigência da Lei nº 4.348, de 23 de julho de 2014, que instituiu o Conselho Municipal da Juventude, e que foi revogada devido a um lapso. De acordo com o Projeto, “com o intuito de corrigir tal distorção, busca restabelecer, por meio da presente proposição, a repristinação da referida Lei. A repristinação é o instituto jurídico pelo qual a norma revogadora de uma lei, quando revogada, traz de volta a vigência daquela que revogada originariamente”.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, foi concedida a palavra à cidadã Palloma Lima Leite para falar sobre o “Pato Basquete”. Palloma é gerente de Projetos do Pato Basquete e veio até a Câmara apresentar as ações realizadas pela entidade.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2329/