Aprovado projeto para oferecer sessões de cinema adaptadas para o público autista
Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (11), os vereadores aprovaram cinco projetos em primeiras votações, entre eles, o projeto para oferecer sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o projeto que dispõe sobre a reutilização dos contêineres, para a fabricação de casas para animais de rua. Em votações únicas, foram aprovados dois projetos de redações finais. Também foram entregues, Moções de Aplausos para o fotógrafo Vilson Bonetti e para o atleta Wellinton Rufatto. Ainda, foram apresentados 13 requerimentos.
Primeira votação
Sessão de cinema adaptada
De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei nº 66, de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Pelo Projeto, “deverão ser respeitadas as seguintes condições: I - não exibir publicidades comerciais ou informes; II - autorizar a entrada e saída da família na sala de cinema durante toda a exibição; III - permanecer com as luzes levemente acesas; e IV - reduzir o volume do som do filme. Além disso, as sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista afixado na entrada da sala de exibição o valor dos ingressos não poderá exceder o praticado pelo cinema nas mesmas condições de dias e horários das exibições normais.” O Projeto foi aprovado, juntamente, com as Emendas nº 61 e nº 62, de 2023, aprovadas em votações únicas.
Reutilização dos contêineres
Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 112, de 2023, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), que dispõe sobre a reutilização dos contêineres empregados para depósitos de lixo. De acordo com o Projeto, “os contêineres de depósito de lixo inservíveis, ou seja, aqueles que não servem mais para seu uso originário e são passíveis de descarte pela administração, após tratamento sanitário adequado, serão destinados à fabricação de casas para animais de rua”.
Praça Valdecir Tumelero
Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 221, de 2023, de autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), denominando de Valdecir Tumelero a praça localizada no Bairro Parque do Som. De acordo com o Projeto, “Valdecir Tumelero, nasceu dia 5 de setembro de 1961, em Pato Branco. Filho de Arcides Tumelero e Dorotea Del Sent Tumelero e irmão de José Carlos, Valdenir e Luiz Alberto. Em 3 de julho de 1982, Valdecir casou-se com Neli Salete Gregolin Provenci, firmando residência no Bairro La Salle, onde residiram por 38 anos. O casal teve três filhos: Micheli Paula Tumelero, Paulo Henrique Tumelero e Mariana Luiza Tumelero”.
Em sua juventude, Valdecir trabalhou na atividade leiteira, na chácara de sua família. Já casado, trabalhou com panificação, na Empresa Fiat, na antiga Copabra Chevrolet e, por fim, se aposentou no Supermercado Brasão. Valdecir Tumelero era mais conhecido como “Bicudo”, sempre foi muito carismático e, apesar das dificuldades da vida, com seu bom humor, contagiava a todos a sua volta, conquistando inúmeros amigos ao longo de sua vida. Gostava muito de reunir a família nos finais de semana e tinha um amor imenso por seus netos: Caio, Ester, Maria Valentina e Sophia. Em agosto de 2019, descobriu um tumor na garganta, falecendo em 19 de julho de 2020, mas deixando boas lembranças aos seus familiares e amigos”.
Calendário Oficial de Datas e Eventos
De autoria da Mesa Diretora – presidente, Eduardo Dala Costa (MDB); vice-presidente, Rodrigo Correia (Podemos); primeira-secretária, Maria Cristina Hamera (PV); segundo-secretário, Romulo Faggion (União Brasil) – foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 226, de 2023, consolidando as leis municipais relativas ao Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco.
Projeto de Lei Complementar
De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 1, de 2024, alterando dispositivos da Lei Complementar nº 97, de 13 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a criação da Fundação de Esporte de Pato Branco (Patoesporte). O Projeto tem o intuito de prorrogar o prazo previsto para a extinção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o início das atividades da Fundação, para que ocorra em até 120 dias, após a aprovação da Lei Orçamentária da Fundação, a qual será submetida à apreciação do Poder Legislativo Municipal nos próximos dias.
Votação única
Em votações únicas, foram aprovadas as redações finais do Projeto de Lei nº 109, de 2023, de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), que dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico Pericial, que atesta o Transtorno do Espectro Autista; e o Projeto de Lei nº 223, de 2023, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Romulo Faggion (União Brasil), denominando de “Almiro Haubert”, a Escola Municipal de Artes.
Moção de Aplauso para o fotógrafo Vilson Bonetti
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 4, de 2024, para o fotógrafo Vilson Bonetti, expressando reconhecimento e profundo apreço ao talentoso fotógrafo, em virtude de sua notável contribuição para a apreciação e preservação da natureza através de sua arte.
De acordo com o Projeto, Vilson é natural de Pato Branco, filho de Nair e Luiz Bonetti (em memória) e pai do Gabriel e da Laura. “Vilson, ao longo de nove anos como fotógrafo, tem demonstrado um amor inigualável pela natureza em suas fotografias. Seu comprometimento em capturar momentos especiais e únicos da natureza tem sido uma fonte de inspiração para todos nós. Suas habilidades técnicas e sensibilidade artística são evidentes em cada imagem que produz, e é com grande admiração que vemos suas fotos serem reconhecidas e premiadas em diversos concursos e exposições ao redor do mundo, como o Prêmio Beija-Flor de Ouro.”
“Mais do que um mero registro visual, as fotografias de Vilson transmitem emoções e nos conectam de forma profunda com a beleza e a grandiosidade da natureza. Seu trabalho nos lembra da importância de preservarmos e protegermos nosso meio ambiente para as gerações futuras. Portanto, é com imenso orgulho que a Câmara Municipal reconhece e aplaude o talento e dedicação de Vilson Bonetti como fotógrafo, bem como, sua valiosa contribuição para a conscientização e valorização da natureza”, conclui o texto da Moção.
Moção de Aplauso para o atleta Wellinton Rufatto
De autoria do vereador Rodrigo José Correia (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso nº 43, de 2023, ao atleta Wellinton Rufatto, pela conquista do título de Campeão Brasileiro de Tiro de Precisão na Bocha - Modalidade Sub-15.
De acordo com o Projeto, “Wellinton Rufatto nasceu em 9 de novembro de 2009, em Pato Branco, filho de Edson Roberto Rufatto e Marilei Zanco Rufatto. Com oito anos de idade, iniciou sua prática na modalidade de bocha em cancha de areia, seu avô Valdomiro Zanco passou os primeiros conhecimentos sobre o jogo. Em seguida, seu pai começou a cuidar de uma cancha, também de areia, no bairro Industrial, foi com o incentivo do avô e do pai que Wellinton começou a gostar e se dedicar à bocha. Além disso, teve como incentivador e professor no tiro, Andrei Boschera (Tio Bilia) grande bochófilo de Pato Branco”.
Ainda pelo Projeto, “Wellinton é uma revelação na modalidade de Bocha em nosso Município e, apesar da pouca idade, participou de vários campeonatos e conquistou vários títulos, dentre eles: Campeonato de Trio em Cancha de Carpê; terceiro lugar no quadrangular em Cantagalo (PR); quinto lugar no GP Brasileiro, em São Lourenço (SC); Prêmio Atleta Revelação na Bocha, em Pato Branco; segundo lugar nos Jogos dos Trabalhadores; quarto lugar no Torneio de Duplas, em Céu Azul (PR); quarto lugar no Brasileiro, na modalidade Individual, em Marechal Cândido Rondon (PR); primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro de Precisão, na modalidade Sub-15, em Marechal Cândido Rondon (PR).” Com isso, “a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso ao atleta Wellinton Rufatto, externando agradecimento pelo brilhante desempenho nas competições que já participou, as quais evidenciam o nome do nosso Município”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2361/