Aprovado projeto para nomear a Praça do bairro Sudoeste de “Luiz Claudemir Padilha”

por Laiane Carniel publicado 24/06/2024 17h05, última modificação 24/06/2024 17h05
Psicóloga Angela Corona recebeu Moção de Aplauso

Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (24), os vereadores aprovaram um projeto em votação única; três projetos em primeiras votações; e três projetos em segundas votações. Durante a Sessão, foi entregue Moção de Aplauso para a psicóloga Angela Corona. Ainda, foram apresentadas duas indicações e 20 requerimentos.

Votação única

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovada em votação única, a Moção de Aplauso nº 28, de 2024, a ser concedida à Igreja Presbiteriana de Pato Branco, neste ato representada pelo pastor Mauricio Vicari, pelos 40 anos de organização em nosso Município.

Primeira votação

Utilidade Pública para a Associação Projeto Social de Futebol Bairro Bortot

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 78, de 2024, declarando de Utilidade Pública Municipal o Projeto Social de Futebol Bairro Bortot.

Pela Justificativa, “a Associação, fundada em 21 de outubro de 2020, é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos e de caráter filantrópico, que opera em conformidade com seu regimento estatutário e as normas legais aplicáveis”.

“Seu propósito é proporcionar aos jovens dos bairros a oportunidade de praticar o futebol, não apenas como um esporte, mas como uma via para a detecção e desenvolvimento de talentos. Através de iniciativas, de subvenção social e patrocínios, o projeto visa garantir a continuidade de suas atividades, contribuindo assim, para a formação de crianças e adolescentes participativos e capazes de transformar suas realidades. O esporte é aqui entendido como uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal.”

“A crescente necessidade de entidades que promovam a prática esportiva e incentivem os cidadãos a adotarem hábitos saudáveis é evidente, especialmente, aquelas direcionadas para as crianças merecem nosso apoio incondicional, pois representam um investimento no futuro de nossa comunidade”.

Selo “Empresa Amiga da Educação”

Em primeira votação e de autoria do vereador Januário Koslinski (PL), foi aprovado o Projeto de Resolução nº 7, de 2023, criando o selo “Empresa Amiga da Educação”, a ser concedido à Pessoas Jurídicas de direito privado que promovam, por meio de ações diretas e voluntárias, o desenvolvimento e melhoria da Educação Pública. Pelo Projeto, o selo poderá ser concedido anualmente e em duas modalidades, selo prata e selo ouro, “para pessoas jurídicas de direito privado sediadas nesta circunscrição que, comprovadamente, promovam ou contribuam com relevantes ações e projetos de melhoria da educação pública, seja por meio de doações de bens, valores ou ainda pela prestação de serviços, precípuos ou não à sua atividade econômica”.

“Medalha de Honra ao Mérito Esportivo” para Felipe Burille

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 12, de 2024, concedendo “Medalha de Honra ao Mérito Esportivo” ao atleta de Jiu-Jitsu, Felipe Burille.

“Felipe Burille, nascido em Pato Branco, em 25 de novembro de 1992, adotou a prática da arte marcial Jiu-Jitsu em 2012, logo quando ingressou na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, no curso de Física. Após três meses de treinamento, participou do seu primeiro campeonato, em Francisco Beltrão, onde tornou-se campeão. Entre 2014 e 2015, em Realeza, foi auxiliar em aulas de projeto de Jiu-Jitsu para crianças do colégio municipal com parceria do Rotary Club. Durante esses anos conquistou seus primeiros títulos de relevância, tornando-se campeão Sul Brasileiro, terceiro lugar Sul Americano, terceiro lugar Brasileiro e terceiro lugar no Mundial”.

“Em 2017, ingressou no mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba, sempre dividindo seus estudos com a prática da arte marcial. Quando terminou o mestrado retornou ao município de Pato Branco e começou a ministrar aulas de Jiu-Jitsu. Até o momento, o ápice da sua carreira de atleta foi em 2022, quando com a faixa marrom, tornou-se Tricampeão Sul Brasileiro, Campeão Brasileiro e Campeão Mundial de Jiu-Jitsu. Ficando em primeiro lugar no ranking, em sua categoria de peso, nas duas principais confederações da modalidade, Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE)”.

“Foi o primeiro atleta adulto, entre todas as modalidades, a ganhar o Prêmio Inelci Matiello de Destaque Esportivo 2022, de Pato Branco, eleito por votação popular. Em 2023, conquistou o Bicampeonato Mundial de Jiu-Jitsu, e, após 12 anos, foi graduado a faixa preta pelo seu professor Alexandre Teixeira Araújo no pódio da competição. Atualmente, Felipe acumula mais de 60 medalhas, entre campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, levando o nome do município de Pato Branco”.

Segunda votação

Praça “Luiz Claudemir Padilha”

De autoria do vereador Januário Koslinski (PL), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 98, de 2023, denominando de “Luiz Claudemir Padilha”, a Praça do Bairro Sudoeste. De acordo com o Projeto, “Luiz Claudemir Padilha nasceu em 23 de outubro de 1958, em Renascença (PR), e, com seus pais, Ernesto Januário Padilha e Maria Falcão Padilha, veio ainda pequeno, residir em Pato Branco, sendo pioneiros no comércio local”.

“Casou-se com Marli Angela dos Santos (in memoriam), com quem teve dois filhos, Isabela e Matheus, além de um neto, Luiz Miguel, e outro a caminho. Era funcionário público do Estado do Paraná, desde 1980. Concursado como Motorista, passou por diversos setores, tornando-se funcionário fixo na 7ª Regional de Saúde de Pato Branco. Luiz era o motorista que todos queriam na escala, por sua cordialidade em tratar a todos sempre bem e da mesma maneira. Além das viagens com pacientes, levou muitos órgãos de transplantes aos seus destinos, sempre com a prioridade em salvar vidas.”

“Era uma pessoa que se doava fácil, humilde e sempre pronto para ajudar. O trabalho era um de seus bens mais preciosos, era conhecido por todos como “Padilha da Regional”. Mais do que um excelente profissional, foi um ser humano incrível. A família estava sempre unida e a vida parecia infinita, quando foi separada de forma repentina. A Covid-19 levou Luiz embora, mas não apagou a pessoa incrível que ele foi. A família guardará sempre todos os momentos inesquecíveis que viveram com ele. Luiz Claudemir Padilha faleceu com 62 anos, em 12 de fevereiro de 2021”.

Coletores de "chorume" nos caminhões de lixo

De autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (Republicanos) e Romulo Faggion (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 184, de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de coletores de "chorume" nos caminhões de lixo. De acordo com o Projeto, “os caminhões coletores de lixo do município, caçambas que recebem o lixo e os caminhões que realizam a coleta do lixo na estação de tratamento no Município de Pato Branco, ficam obrigados a conter um sistema coletor do chorume que se acumula durante a coleta do lixo. Ainda, os coletores deverão contar com válvula para permitir a retenção de tal líquido e facilitar o descarregamento na estação de tratamento do Município, evitando a poluição do solo”.

Crédito especial

De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 99, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 80 mil, junto à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. De acordo com o Projeto, “por meio da Deliberação nº 08, de 2023, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDN/PR), foram repassados valores para o fortalecimento das Políticas Públicas dos Direitos da Mulher, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres”.

Moção de Aplauso para a psicóloga Angela Corona

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 20, de 2024, para a psicóloga Angela Corona, como forma de reconhecer o valor inestimável do trabalho voluntário em atendimento às mulheres vítimas de violência.

Angela Corona nasceu em Pato Branco, em 15 de abril de 1983. É filha de Paulo Rogerio Corona e Maria de Fatima Crema, tem um irmão, Juliano, e duas filhas, Leticia e Helena Corona Amadori. Após formar-se em Psicologia, cursou pós-graduação em Psicologia Hospitalar e, a partir daí, por mais de 10 anos, exerceu a profissão na Policlínica Pato Branco e em consultório particular.

“Vivendo um novo momento, decidiu dedicar atenção especial às mulheres vítimas de violência e abuso. E, hoje, faz parte do time chamado “Mapa Voluntárias do Paraná”. Um grupo de Psicólogas e Advogadas, que presta atendimento e acolhimento gratuito para mulheres que sofrem de abuso ou violência. Essas mulheres são encaminhadas, de acordo com o município que residem, nos quais o atendimento das profissionais é disponibilizado”.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2396/