Aprovado Projeto para criação de Sistema Cicloviário
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (27), os vereadores aprovaram dois projetos em primeira votação, entre eles, a criação de Sistema Cicloviário de Pato Branco. Em votações únicas, foram aprovados o Balancete Financeiro da Câmara de Vereadores, referente ao mês de setembro, e a entrega de Moção de Aplauso para Ana Barba. Na Participação dos Convidados, esteve presente a diretora do Procon, Elaine Dias Menegola.
De autoria dos vereadores Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 77, de 2021, criando o Sistema Cicloviário de Pato Branco, como incentivo ao uso de bicicletas para o transporte na cidade, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável. O Projeto contempla toda a infraestrutura necessária, com implantação da rede viária, com ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento, como bicicletários e paraciclos.
Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 162, de 2021, de autoria do Executivo, para abertura de crédito especial, de R$ 184.468,89. O valor é referente à devolução de valores remanescentes do Convênio nº 845753, de 2017, celebrado entre o Município de Pato Branco e a União, por intermédio do Ministério das Cidades, que tinha por objeto a execução de obra de pavimentação asfáltica e de passeios na Travessa Escolástica Tatto; construção de passagem sobre o Rio Ligeiro para ligação da Travessa Escolástica Tatto à Avenida da Inovação; e execução de passeios na Avenida da Inovação, Avenida Tupi e Rua Assis Brasil.
Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 9, de 2021, referente ao mês de setembro de 2021.
Moção de Aplauso para Ana Barba
De autoria da vereadora Thania Caminski (DEM), foi aprovada, em votação única, a entrega da Moção de Aplauso nº 19, de 2021, para Ana Barba, criadora e responsável pelo perfil “Amo Pato Branco”, nas redes sociais, que, de acordo com a Moção, realiza um “brilhante trabalho em prol de levar as belezas, histórias e curiosidades de Pato Branco a todos que moram em nossa cidade, ainda, para os que um dia moraram e sentem saudade, além de pessoas que nunca vieram nos visitar, mas que ficam encantadas com as postagens do perfil e, assim, se sentem impulsionadas para conhecer”.
Ainda de acordo com a Moção, “Ana Barba, nascida e criada em Pato Branco, sempre foi apaixonada por fotografia e, em 2016, acreditou ser interessante criar um perfil para mostrar as belezas de sua cidade natal, compartilhar história e um pouquinho de tudo o que envolve Pato Branco, criando o perfil @patobranco_pr. A intenção, desde o começo, sempre foi compartilhar fotos de forma colaborativa e coletiva, sejam fotos de fotógrafos profissionais ou amadores, ou mesmo de visitantes que por aqui passam, formando assim um mosaico sob diferentes perspectivas”. Em 2020, houve a mudança de @patobranco_pr para @amopatobranco, para, de acordo com Ana, “evoluir e traduzir melhor a essência do perfil”.
O perfil @amopatobranco sempre evidenciou também, seu cunho social e humano, realizando e divulgando ações de conscientizações ambientais e sustentáveis e, por meio de parcerias, com empresas e amigos, já lançou várias campanhas que beneficiaram algumas instituições de nossa cidade, como a Fundabem, Remanso da Pedreira, Lar de Idosos São Francisco de Assis, Ong É o Bicho e Focinhos da Jeh.
“Tudo isso é criado para exaltar o amor, carinho, cuidado e respeito pela cidade, pois Ana acredita que fortalecendo a memória afetiva dos moradores da cidade, fortalece o sentimento de pertencimento e, consequentemente, o respeito mútuo e de cuidado colaborativo para com a cidade”, afirma, no projeto, a vereadora Thania.
Participação dos Convidados
Convidada pelos vereadores Lindomar Brandão (DEM), Dirceu Boaretto (Podemos) e Marcos Marini (Podemos), esteve presente a diretora do Procon, Elaine Dias Menegola, falando sobre “As atividades e projetos voltados para a proteção e defesa do Consumidor no Município de Pato Branco”.
Em sua fala, a diretora apresentou o orgão, explicando sua função - para proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores - e atuação - para orientação; conciliação; apuração de denúncias; fiscalização; estudos, pesquisas e projetos; e aplicação de sanções.
Ela também mostrou o número de atendimentos, onde foram realizados, de janeiro a outubro de 2021: 2075 atendimentos; 504 reclamações autuadas; 437 reclamações resolvidas; 350 reclamações arquivadas; 15 recursos em andamento; e 248 reclamações em andamento. Ainda, o ranking de principais reclamações, onde destacam-se: Consignados; Lojas Departamentos/Internet e Telefonia.
Elaine explica que durante o período também foram realizadas ações de fiscalização, cursos, palestras, mutirões de renegociação de dívidas, entre outros. “Para nós, estarmos aqui é muito importante, pois assim conseguimos mostrar um pouco da atuação do Procon durante este período”, disse ela.
Para entrar em contato com o Procon, estão disponíveis os telefones (46) 3902-1289 e (46) 3902-1325; o WhatsApp (46) 991076394; o e-mail, procon@patobranco.pr.gov.br; e o atendimento presencial, na rua Araribóia, 185. Além disso, para mais informações, está disponível a página: https://patobranco.pr.gov.br/procon/
A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2121/