Aprovado, em primeira votação, projeto para nomear o Centro de Referência em Cidadania ao Idoso (CRECI), de “Antônio Decio Clementino Machado”
Nesta segunda-feira (19), em Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram dois projetos em votações únicas, dois projetos em primeiras votações e um projeto em segunda votação. Na Tribuna Livre, a presidente da Associação Iguais das Diferenças, Angélica de Souza Oliveira, esteve presente para falar sobre a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” e convidar a todos para a palestra, com o atleta paraolímpico Moisés Batista, com o tema “História de um Campeão”, que será realizada nesta segunda-feira (19), às 19h30, na Câmara Municipal de Pato Branco. Também foram apresentadas três indicações e 17 requerimentos.
Votação única
Em votações únicas, foram aprovados os Balancetes Financeiro da Câmara Municipal nº 5, de 2024, e nº 6, de 2024, referentes aos meses de maio e junho do corrente ano.
Primeira votação
Centro de Referência em Cidadania ao Idoso (CRECI), de “Antônio Decio Clementino Machado”
Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 63, de 2024, denominando o Centro de Referência em Cidadania ao Idoso (CRECI), de “Antônio Decio Clementino Machado”.
De acordo com o Projeto, o homenageado nasceu em 11 de junho de 1960, em Quilombo (SC). Filho de Antônio Clementino Machado e Nair dos Santos Machado, ainda criança mudou-se para Pato Branco. Casado com Arceni Piaiano de Freitas e pai de Lucielen Cristina e Luciano Clementino. “Afetuosamente conhecido como "Seu Toninho", dedicou-se à profissão de construtor autônomo, que não se limitava apenas ao seu sustento, mas, também, se estendia ao serviço voluntário em prol da comunidade”.
No bairro São Cristóvão, Seu Toninho tornou-se uma figura central como voluntário, especialmente, devido ao engajamento de sua esposa, dona Arceni, como a primeira presidente feminina da Associação de Moradores do Bairro São Cristóvão, em dois mandatos. Antonio, com sua energia incansável, organizava, planejava e participava ativamente de todas as iniciativas relacionadas ao bairro, como a construção do Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão, apoio financeiro aos times de futebol locais, distribuição de doações de frutas para a escola, creche e para as pessoas carentes. Junto com outros moradores do bairro, Antonio contribuiu para a construção da primeira Capela São José”.
“Como pai, Antonio foi um exemplo inspirador para seus filhos, enfatizando a importância da educação em suas vidas. Profissionalmente, Antonio era reconhecido por sua competência e sucesso tanto como trabalhador independente quanto como membro de equipes em várias construtoras e empresas locais. Seu Antonio faleceu em 10 de março de 2024. Sua partida deixou um vazio na comunidade, onde ele dedicava seu tempo e esforço incansável”.
Estrada rural municipal “Severino Mattana”
Também em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 107, de 2024, denominando de “Severino Mattana”, a estrada rural municipal na Comunidade de Independência.
Severino Mattana, filho de Biagio Ângelo Mattana e Clementina Tamagno, nascido em 17 de fevereiro de 1932, em Vacaria (RS), cresceu naquela localidade e casou-se com Libera Giubel Matana, em 17 de maio de 1952. “Severino, sua esposa Libera e os cinco filhos, Darci, Adelaide, Rita, Vilson e Milton, vieram morar na localidade de Independência, em 27 de julho de 1961. Aqui nasceu o filho caçula, Adelar. Logo que chegou, Severino ajudou a construir o pavilhão São Pedro”.
“Severino e sua família sempre foram agricultores, trabalhando de empreitada. Seu filho caçula era muito doente e eles, sem muitas condições, nunca deixaram de lutar pela saúde dele. Com muito sacrifício, depois de muitos anos de trabalho, conseguiram adquirir uma propriedade na comunidade de Independência, onde criaram os 6 filhos. Severino e Libera sempre foram pessoas atuantes na vida da comunidade de fé e na sociedade. Ambos sempre transmitiram valores para os filhos, para os quinze netos e para os oito bisnetos, sobretudo a honestidade, o respeito ao semelhante, o trabalho e a solidariedade. Severino morreu em 21 de outubro de 2017, aos 85 anos, por isso pedimos esta justa homenagem, para que possa ser lembrado”.
Segunda votação
Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Valmir Tartari
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 17, de 2024, concedendo Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Valmir Tartari.
De acordo com o Projeto, “Valmir Tartari, natural de Pato Branco e, recentemente, completando 50 anos, é um exemplo de sucesso e simplicidade. Filho de agricultores, iniciou sua trajetória empresarial em 1991, comprando seu primeiro imóvel e, aos 18 anos, fundou a Imobiliária Valmir Imóveis. Casado com Maristela Tartari e pai de dois filhos, ele expandiu seu grupo ao longo de 32 anos para 15 empresas em diversas áreas, incluindo construção, energia e hotelaria. Apaixonado por futebol, Tartari contribuiu para títulos importantes do Pato Futsal e a criação de um grande shopping em sua cidade. Ele também está envolvido no movimento "Legendários", ajudando em causas locais e nacionais. Sua trajetória reflete um legado de simplicidade, dedicação e impacto positivo, merecendo a Medalha de Honra ao Mérito em reconhecimento às suas contribuições à sociedade”.
Tribuna Livre
Na Tribuna Livre, a cidadã Angélica de Souza Oliveira, presidente da Associação Iguais das Diferenças, utilizou o espaço para falar sobre a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” e convidar a todos para a palestra, com o atleta paraolímpico Moisés Batista, com o tema “História de um Campeão”, que será realizada nesta segunda-feira (19), às 19h30, na Câmara Municipal de Pato Branco.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2412/