Aprovada Utilidade Pública Municipal para o Instituto Azuriz Pato Branco (IAPB)

por Laiane Carniel publicado 10/07/2024 16h30, última modificação 10/07/2024 16h44

Nesta quarta-feira (10), em Sessão Ordinária, o Legislativo aprovou duas matérias em primeiras votações e duas matérias em segundas votações. Ainda, foram apresentadas 11 indicações e 14 requerimentos.

Primeira votação

Portfólio Municipal

Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 229, de 2023, que dispõe sobre a criação do Portfólio Municipal, como instrumento de divulgação das principais informações do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, o intuito é “promover a transparência, a participação cidadã e o desenvolvimento local”.

Código QR

Também em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 80, de 2024, que dispõe sobre a implantação de sinalização com Código de Barras Bidimensional - Código QR (Quick Response Code), em órgãos e espaços públicos municipais, com o intuito de disponibilizar informações ao cidadão. Entre as informações, de acordo com o Projeto, deverão ser disponibilizados dados de identificação e funcionamento; pessoa ou secretaria responsável pelo estabelecimento; entre outras.

Segunda votação

Utilidade Pública Municipal para o Instituto Azuriz Pato Branco (IAPB)

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 95, de 2024, declarando de Utilidade Pública Municipal o Instituto Azuriz Pato Branco (IAPB). De acordo a Justificativa, “o IAPB é um instituto promotor da modalidade futebol, fundado em 3 de abril de 2023, e que está com projeto para implantar escolinhas de futebol para atender cem crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, das categorias Sub 9, Sub 11 e Sub 13.”

“O objetivo principal do projeto Instituto Azuriz – Paixão Pelo Futebol é oferecer condições técnicas, humanas e materiais para suas categorias sociais, do departamento de futebol de base do clube, adotando, a partir da implementação do projeto, estratégias de formação, conduta e treinamentos capazes de oferecer aprimoramento aos jovens atletas, com foco final na formação plena de atletas de futebol”.

“Como a Azure Jay dissemina as bases sólidas das araucárias, o futebol dá asas aos sonhos de jovens cidadãos, que plantam o bem com sua formação disciplinada e focada em serem os melhores. É assim que o Azuriz Futebol Clube quer ser visto: berço de profissionais capacitados a voar pelo mundo, prontos para brilharem frente aos desafios do futebol e da vida”.

Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Nestor Lachman

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 11, de 2024, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para o empresário Nestor Lachman.

“Natural de Mallet (PR), Nestor nasceu em 1º de novembro de 1945, sendo um dos 12 filhos de Isidoro Lachman e Michalina Michailo. Aos 14 anos foi trabalhar em um comércio de secos e molhados iniciando lá, sua vida de comerciante. Em 1966, veio trabalhar em Pato Branco, na empresa Olindo Slonski e Cia Ltda, ficando até 1968, quando, junto com um amigo, montou uma sociedade na Comercial Castor de Secos e Molhados, até 1970, quando em janeiro desse mesmo ano, abriu sua própria empresa e casou-se com Lídia Maria Amadigi Lachman”.

“Em 20 de janeiro de 1970 surge, na rua Paraná nº 209, a empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Baixada Industrial, de propriedade de Nestor Lachman e sua esposa Lídia Lachman, empresa essa conhecida também como Empório Baixada, atuando no ramo de gêneros alimentícios em geral. Nos anos seguintes, novos empreendimentos foram sendo abertos, em Pato Branco e na região, e novos sócios vieram integrar os negócios”.

“Atualmente, as empresas pertencentes a família de Nestor Lachman são o Center Avenida, Comprão Atacado & Varejo, Procópio Industria de Pães, Super Center Norte, Center Centro, Center Baixada e Centrão Distribuidora. Além do segmento de varejo, trabalha desde 1981 com agricultura e pecuária. De sua união com Lídia, Nestor teve dois filhos, Fabrício e Vinicíus, e cinco netos, Otávio Augusto, Maria Eduarda, João Victor, Pedro Henrique e Arthur. Tendo por vocação o empreendedorismo, aliado a um forte desejo de desenvolver pessoas, Nestor objetiva transformar a vida das pessoas gerando prosperidade”.

Moção de Aplauso para o Rotary Club Inovação

Foi realizada a entrega da Moção de Aplauso nº 16, de 2024, ao Rotary Club de Pato Branco - Inovação, grupo de jovens empreendedores, profissionais e empresários que uniram forças para difundir os ideais do Rotary International e promover melhorias em nossa comunidade e no mundo.

“O Rotary Club de Pato Branco - Inovação tem demonstrado, desde sua fundação, dedicação incansável em uma série de projetos impactantes, dentre eles, destacam-se: "Um Fio Apenas": projeto que oferece correção de orelhas de abano em crianças de 12 a 17 anos, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos; "Imagine uma Nova Menina": Um esforço dedicado ao empoderamento feminino, fornecendo palestras sobre educação profissional, saúde e sexualidade para jovens meninas; e "Pilha Não é Lixo": conscientização e coleta de pilhas e baterias em supermercados locais”.

“O Rotary Club de Pato Branco - Inovação também realiza ações periódicas em instituições, como PROBEM, Remanso da Pedreira, APAE e FUNDABEM, levando apoio e solidariedade às pessoas que mais necessitam. Para financiar suas iniciativas, o clube organiza a tradicional feijoada "Amigos do Rotary", um evento anual que reverte 100% de seus resultados para suas ações”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2403/