Aprovada entrega de Moção de Aplauso para família proprietária da Lanchonete Sabiá

por Laiane Carniel publicado 26/04/2021 16h36, última modificação 26/04/2021 16h36
Na Participação dos Convidados, esteve presente a diretora do Departamento de Trânsito, Marines Boff Gerhardt e, na Tribuna Livre, do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Samuel Staczwski Santos

A Sessão Ordinária desta segunda-feira (26), contou com aprovação do projeto que determina uso de pulseira de identificação por pacientes positivados ou com suspeita de COVID-19. Também foi aprovada a entrega de Moção de Aplauso para a família Ghizzi, proprietários da Lanchonete Sabiá - empresa familiar, tradicional em Pato Branco, pelos 39 anos de sua fundação. No Espaço dos Convidados, esteve presente a diretora do Departamento de Trânsito, Marines Boff Gerhardt, para falar sobre a “Direção e funcionamento do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran)” e, na Tribuna Livre, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Samuel Staczwski Santos, falando sobre “Vacinas e a decisão do STF em relação à Operação Lava Jato”.

Participação dos Convidados

Convidada pelos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Marcos Junior Marini (Podemos) e Romulo Faggion (PSL),  este presente a diretora do Departamento de Trânsito, Marines Boff Gerhardt, para falar sobre a “Direção e funcionamento do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran)”.

Em sua apresentação, a diretora apresentou dados de Pato Branco - com relação à frota de veículos - e do Departamento - com número de servidores atuando, notificações realizadas, ações de educação no trânsito, obras, vistorias e demais atividades.

De acordo com a diretora, entre os principais objetivos do Depatran, destacam-se “a organização e modernização do sistema viário de Pato Branco; a otimização da mobilidade urbana e do transporte coletivo; e a promoção da segurança de motoristas e pedestres, por meio de ações de orientação e educação no trânsito.”

“Nossa meta é aprimorar os serviços de mobilidade urbana prestados à comunidade, visando oferecer alternativas de trafegabilidade modernas e condizentes com o desenvolvimento da cidade e do crescimento da frota de veículos, conscientizando a população sobre a importância de um trânsito seguro, cordial e que valorize a vida”, ressaltou Mari.

Tribuna Livre

Participou, da Tribuna Livre, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) - Pato Branco, Samuel Staczwski Santos, falando sobre “Vacinas e a decisão do STF em relação à Operação Lava Jato”. Samuel realizou sua explanação fazendo um apanhado geral da situação política que o Brasil está passando, com os problemas em saúde e na economia, traçando um paralelo com a Operação Lava Jato e suas consequências.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 2, de 2021, a ser concedida à família Ghizzi, proprietários da Lanchonete Sabiá - empresa familiar, tradicional em Pato Branco, pelos 39 anos de sua fundação - prestando homenagem para Romano Clavio Ghizzi e sua esposa, Eliane Kruger Ghizzi, extendida a Ricardo Ghizzi, Rosangela Ghizzi, Kelin Ghizzi e Elton Kruger.

De acordo com o projeto, “a Lanchonete Sabiá foi fundada em 1982, pelos atuais proprietários, Romano Ghizzi e Eliane Kruger Ghizzi, durante os anos, surgiram inovações e melhorias na estrutura física do local, bem como, nos lanches apresentados. A valorização do trabalho oferecido destaca-se, principalmente, ao chamar os clientes de amigos, oferecendo um serviço único e satisfatório, com sabor familiar, em ambiente acolhedor, desde o início de sua fundação, passando de geração a geração, nos melhores horários do dia.”

O nome surgiu quando ainda era proprietário de outro estabelecimento comercial, onde seus clientes se reuniam para comer, beber e escutar as músicas que invadiam as rádios na época, "Majestade, o Sabiá" e "Canarinho cantador", os clientes e amigos da época acabaram relacionando, carinhosamente, o Sabiá da canção com o Sabiá que os atendia alegremente e que, muitas vezes, os servia cantando e trovando.

Logo depois, em outro local, surgiu a Lanchonete Sabiá, no espaço onde permanece até os dias atuais. A principal característica deste estabelecimento, deve-se à estrutura familiar que compõe o quadro funcional. O casal Sabiá e Eliane sempre trabalhou junto, no início, é claro com quadro reduzido de funcionários e, atualmente, com o total de 18 colaboradores na equipe. Além dos filhos do casal, Kelin e Ricardo, e da esposa do filho, Rosangela, deve-se ressaltar o tio Elton "alemão" que faz parte da história, além de ser membro da família é reconhecido pelos proprietários como sendo o "homem de confiança", carinhosamente chamado assim pela sua parceria e trabalho ao longo da história Sabiá.

Segunda Votação

Em segunda votação e de autoria de todos os vereadores, foi aprovado o Projeto de Lei nº 17, de 2021, que determina uso de pulseira de identificação por pacientes positivados ou com suspeita de COVID-19. De acordo com o projeto, “os pacientes examinados e que apresentarem sintomas ou suspeita de contaminação de COVID-19, obrigatoriamente, serão identificados por uma pulseira fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo na cor vermelha para positivados e na cor laranja para suspeitos”.

A pauta da sessão, com os projetos completos, está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2068/