Aprovada a criação do Prêmio Ecologia e Ambientalismo e a regulamentação dos espaços Pet Friendly

por Laiane Carniel publicado 09/09/2024 16h50, última modificação 11/09/2024 15h16
Ambos os projetos foram aprovados em primeiras votações, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (9)

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (9), três projetos em votações únicas e nove projetos em primeiras votações, entre eles, o projeto aprovando a criação do Prêmio Ecologia e Ambientalismo e o Projeto para regulamentar os espaços Pet Friendly. Ainda, foram apresentadas cinco indicações e 14 requerimentos.

Votação única

Moção de Apoio à luta dos Policiais e Bombeiros Militares do Paraná

Em votação única, foi aprovado o envio da Moção de Apoio nº 2, de 2024, apoiando a luta dos Policiais e Bombeiros Militares do Paraná, por uma remuneração digna. De acordo com o texto do Projeto, “a luta dos servidores estaduais é crucial para assegurar uma remuneração justa para todos os militares, desde soldados até coronéis, sem discriminação entre oficiais e praças. O Projeto de Lei nº 542, de 2024, que reestrutura a carreira militar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná, gerou controvérsia e teve o pedido de urgência retirado após críticas”.

“O Projeto propõe um reajuste salarial com valores diferentes entre as categorias, priorizando os oficiais em relação aos praças, que enfrentam maiores riscos diários. A moção de apoio visa garantir que o Projeto seja revisado considerando as necessidades de todos os militares, por isso, solicita-se que a mesma seja encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná”.

Moção de Aplauso para a Granja Real

Aprovada a Moção de Aplauso nº 31, de 2024, a ser concedida à Granja Real, pelos 50 anos de história em nosso Município. De acordo com o Projeto, “a década de 80 foi um período decisivo para a Granja Real, que iniciou uma fase de expansão com a abertura de novas unidades nas Comunidades de Passo da Pedra e Independência. Em 1991, a empresa inaugurou um novo incubatório, aumentando sua capacidade produtiva. A expansão continuou com novas unidades, como Bom Retiro 1, 2, 3 e Fazendinha 1 e 2. O ano 2000 trouxe a inauguração de um centro administrativo, centralizando a gestão e reforçando a excelência da empresa”.

“Em 2006, a Granja enfrentou a perda de seu fundador, Sérgio Estevão Rotta, mas superou desafios mantendo seu legado. A década de 2010 foi marcada por crescimento acelerado com a abertura de cinco novas unidades. Em 2018, a Granja iniciou exportações e, em 2020, ampliou sua presença com duas novas unidades e a criação da Real Agro. Em 2024, a Granja Real celebra 50 anos de sucesso e continua a investir na expansão e desenvolvimento da avicultura brasileira”.

Balancete Financeiro da Câmara Municipal

Foi aprovado, também em votação única, o Balancete Financeiro da Câmara Municipal, nº 7, de 2024, referente ao mês de julho de 2024.

Primeira votação

Portal da Transparência Pública

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 23, de 2024, acrescentando dispositivos à Lei nº 3.331, de 2 de março de 2010, que dispõe sobre a criação do Portal da Transparência Pública de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “o Projeto pretende assegurar que as informações sobre as emendas parlamentares sejam apresentadas à população de maneira mais transparente, permitindo a fiscalização e o acompanhamento da sua aplicação”.

Programa Municipal de Combate e Prevenção à Corrupção

Aprovado, em primeira votação, o Substitutivo nº 1, de 2024, substituindo o Projeto de Lei n° 44, de 2024, que institui, na Rede Municipal de Ensino, o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Corrupção. Pelo Projeto, “o Programa tem o objetivo de atuar de maneira preventiva e educativa na formação dos estudantes do Município, provocando mudanças positivas no comportamento ético, priorizando o interesse coletivo e social sobre o individual”. O Projeto foi aprovado, juntamente, com as Emendas n° 44, n° 45 e n° 46, de 2024, aprovadas em votações únicas.

Política Pública Municipal de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 58, de 2024, instituindo a Política Pública Municipal de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência. O Projeto, que tem como objetivo, “promover ações preventivas e educativas, visando a redução da incidência de gravidez na adolescência, bem como, de atendimento às adolescentes grávidas”, foi aprovado, juntamente, com as Emendas n° 47, n° 49 e n° 50, de 2024, aprovadas em votações únicas.

Plano de Evacuação Emergencial

Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 72, de 2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade da elaboração de Plano de Evacuação, com planejamento prévio e efetivo treinamento, para evacuações emergenciais, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais. De acordo com o Projeto, “a intenção é elaborar um plano apropriado a cada instalação, de forma a estabelecer procedimentos e critérios para uma evacuação rápida e segura de alunos, professores e funcionários, em caso de alguma situação emergencial ou de iminente perigo”.

Espaços Pet Friendly

Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 81, de 2024, que dispõe sobre a regulamentação dos espaços Pet Friendly (Amigo dos Animais) em estabelecimentos comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, bares e similares. De acordo com a justificativa, “o Projeto visa regulamentar os espaços Pet Friendly, como uma resposta às crescentes demandas da sociedade em relação ao convívio harmonioso entre seres humanos e animais de estimação. Tal regulamentação é necessária para garantir o bem-estar tanto dos animais quanto dos frequentadores dos estabelecimentos”.

Estrada Rural “Fiorelo Cecchin”

Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 108, de 2024, denominando de “Fiorelo Cecchin”, a estrada rural municipal que liga a Comunidade de Sede Dom Carlos até a Comunidade de Sede Gavião.

De acordo com o Projeto, “Fiorelo Cecchin, nasceu em 11 de março de 1935, em Nova Prata (RS). Em 1960, veio morar em Vista Alegre, em Coronel Vivida e mudou-se para a Comunidade de Sede Dom Carlos, em 1970, onde abriu um pequeno comércio onde vendia mercadorias para os moradores da comunidade e regiões próximas. Trabalhou com lavoura, plantava milho, feijão, e outros produtos, sempre com ajuda da esposa, Vitoria Dozolina Cecchin, e dos filhos, Marinez, Olga, Maria Inez, Marcia, Lindolfo, Luiz Paulo, Flavio e Neli”.

“Foi presidente da capela e da escola da Comunidade, por quatro vezes. Seu Fiorelo era um homem de muita coragem, honesto e trabalhador. Uma pessoa que sempre pensou em deixar o melhor aos filhos e às próximas gerações, foi muito atuante na sociedade e na política, sendo candidato a vereador por duas vezes, com expressiva votação. Junto à sua família, consolidou raízes na cidade de Pato Branco, ajudando a desbravar o município e participando ativamente na comunidade de Sede Dom Carlos. Faleceu em Pato Branco, em 7 de agosto de 2022, com 87 anos”.

Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 129, de 2024, alterando dispositivo da Lei nº 6.269, de 24 de abril de 2024, que instituiu no âmbito do Município de Pato Branco, Paraná, a Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para professores e funcionários das escolas municipais e centros municipais de educação infantil. A alteração muda a data da capacitação, visando adequá-la ao calendário escolar.

“Travessa Joaquim José da Silva"

Aprovado o Projeto de Lei nº 132, de 2024, denominando de “Travessa Joaquim José da Silva", a via pública localizada, no bairro São Roque. Pelo Projeto, “o homenageado nasceu no Rio Grande do Sul, filho de José da Silva e Maria Bosquieri. Casou-se aos 19 anos, com Malgarida Casarin da Silva, com quem teve doze filhos, Angelo, Iracema, Inocêncio, Onorino, Vitalino, Idalina, Avelino, Maria, Paulo e Pedro da Silva. Joaquim residiu na Comunidade de Serra do Ronda, de 1948 até 1975. Trabalhador rural, muito lutou para sustentar sua família, neste tempo, não havia maquinários para preparação do solo e plantio da safra, o que demandava muito esforço para exercer a atividade”.

“Criou seus doze filhos com muita responsabilidade, ensinou-lhes a serem pessoas dignas, honestas e de caráter ilibado. Em 1975, mudou-se para rua Antero Petry nº 420, no bairro São Vicente, já estava aposentado, entretanto, não parava de trabalhar, mesmo com alguns problemas de saúde. Joaquim José da Silva residiu no mesmo endereço até o dia do seu falecimento, em 24 de junho de 1988”.

Prêmio Ecologia e Ambientalismo

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 4, de 2024, instituindo o Prêmio Ecologia e Ambientalismo. De acordo com Projeto, “o Prêmio visa homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram, por meio de ações na defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos, no município de Pato Branco. Trata-se de uma forma de reconhecimento público pelo trabalho e dedicação dispensados à nossa cidade e sociedade de modo geral”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2420/