Aprovada a criação do Memorial Cláudio Petrycoski
Em primeiras votações, o Legislativo aprovou a criação do Memorial Cláudio Petrycoski e a entrega de Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para a empresária Ana Paula Breowicz Slonski. As votações aconteceram durante a Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (3), quando outros dois projetos também foram aprovados em primeiras votações. Em segundas votações, foram aprovados dois projetos e, em votação única, mais um projeto. Na Participação de Convidados, a servidora técnico-administrativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e integrante do Comando Local de Greve, Andressa Pilonetto, falou sobre “O apoio ao Movimento Geral de Greve”. Ainda, foram apresentadas 12 indicações e 24 requerimentos.
Votação única
De autoria da Comissão de Justiça e Redação (CJR), foi aprovado em votação única, o Projeto de Decreto Legislativo nº 5, de 2024, rejeitando o Veto Integral nº 1, de 2024, feito pelo Executivo, ao Projeto de Lei nº 159, de 2021, de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), “que autoriza a criação do programa de concessão de bolsa auxílio-transporte aos estudantes de curso superior e curso técnico”.
Primeira votação
Memorial Cláudio Petrycoski
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 204, de 2023, criando o Memorial Cláudio Petrycoski, na Arena Esportiva que leva o seu nome. De acordo com o Projeto, “o Memorial terá como objetivo preservar e divulgar a história, legado e contribuições de Cláudio Petrycoski, para o esporte local e nacional, destacando sua importância como empresário, líder e cidadão exemplar no incentivo social, cultural e esportivo em nosso município”. Ainda pelo Projeto, “o Memorial Claudio Petrycoski será composto por elementos que retratem a trajetória do homenageado, tais como, fotografias, troféus, medalhas, títulos de honraria, depoimentos, documentos históricos, entre outros”.
Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Ana Paula Breowicz Slonski
De autoria do vereador Dirceu Boaretto (PRD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 2024, concedendo "Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense" à empresária Ana Paula Breowicz Slonski.
De acordo com o Projeto, “nascida em Curitiba (PR), em 19 de novembro de 1972, Ana Paula cursou Direito, na Universidade Católica do Paraná, e se especializou em Direito do Trabalho, atuou três anos como advogada e, em 1998, casou-se com o empresário Rubens Slonski e, um ano depois, deixou o direito para dedicar-se a família e ao setor empresarial. No mesmo ano, também ganhou o prêmio Expressão Feminina do Ano, de Pato Branco”.
“Nesta época, Ana Paula somou forças com seu esposo, proprietário de um supermercado, começando uma transformação na empresa, iniciando obras de ampliação e modernização no supermercado que emprega, atualmente, mais de 180 colaboradores diretos. Ainda nesta época iniciou sua colaboração no Sindicomércio de Pato Branco, fazendo a procuradoria do Sindicato e sendo eleita presidente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Pato Branco. Também iniciou os trabalhos para formar a primeira Comissão de Concilia Prévia Trabalhista do interior do Paraná, auxiliando inúmeros empregados e empregadores a resolver suas demandas sem depender do poder Judiciário”.
“Nos anos seguintes, após o nascimento de seus filhos Eduardo e Alexandre, continuou assumindo mais afazeres empresariais, tanto no supermercado quanto nas entidades da cidade, recebendo premiações pela dedicação e empenho. Além de atuar na Associação dos Artesãos, tomou a frente em diversas ações, como o Projeto Reviver, o qual, juntamente com outros parceiros, retirou 35 crianças carentes das ruas de nossa cidade. O Projeto continua sendo realizado junto à Fundabem, onde Ana continua seu trabalho”.
“Outra frente de atuação, são os animais abandonados, tendo sido presidente do Conselho Pato-branquense do Bem-Estar Animal (COMPATO), organizando toda a legislação que pauta o desenvolvimento deste Conselho Municipal e desenvolvendo feiras mensais de doação de animais. Ana Paula, atualmente, é presidente da ONG Anjos Protetores, também é Conselheira Estadual dos Direitos dos Animais, cargo esse do Governo do Estado do Paraná. Além disso participa de campanhas, palestras, esclarecimentos, em diversas áreas de nossa cidade. Sua atuação no município vai além de uma liderança colaboradora, tendo influência na vida de uma grande parte da comunidade”.
Crédito especial
Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 27, de 2024, autorizando a abertura de crédito especial, por meio do remanejamento de recursos dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social, no valor de R$ 890 mil. De acordo com o Projeto, “o referido valor será destinado ao fornecimento de transporte às crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado pelas entidades Remanso da Pedreira (REMAP) e Fundação Patobranquense do Bem-Estar do Menor (FUNDABEM).
Regime Próprio de Previdência Social do Município de Pato Branco (PatoPrev)
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 9, de 2023, alterando dispositivo da Lei Complementar nº 89, de 2 de julho de 2021, que modificou o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Pato Branco, de acordo com a Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, e Emenda à Lei Orgânica nº 24, de 19 de maio de 2021.
Segunda votação
Área exclusiva, em eventos artísticos, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 65, de 2023, estabelecendo a obrigatoriedade de reservar área exclusiva para uso prioritário de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em eventos artísticos, comemorativos ou com fins comerciais, promovidos no Município de Pato Branco, pelo Poder Público e pela iniciativa privada.
Feira da Cuca da Comunidade Luterana no Calendário de Eventos Oficiais de Pato Branco
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 4, de 2024, instituindo a Feira da Cuca da Comunidade Luterana como evento oficial do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “este evento, que será realizado na véspera do Dia das Mães e na véspera do Dia dos Pais, tem caráter tradicional e cultural, e destaca-se por sua importância na promoção da identidade local, preservação de tradições e fomento à confraternização comunitária”.
Participação de Convidados
Convidada pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Rodrigo Correia (União Brasil) e Romulo Faggion (União Brasil), por meio do Requerimento nº 456, de 2024, esteve presente a servidora técnico-administrativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e integrante do Comando Local de Greve, Andressa Pilonetto, falando sobre “O apoio ao Movimento Geral de Greve”.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2370/