Aprovadas Moções de Aplausos em reconhecimento a atos de bravura de profissionais das Forças de Segurança e do SAMU

por Laiane Carniel publicado 12/03/2025 17h13, última modificação 12/03/2025 17h13
A atuação profissional e ágil dos homenageados resultou em salvamentos de dois bebês

Após a aprovação de um projeto em primeira votação, os vereadores aprovaram, na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (12), em votações únicas, duas Moções de Aplausos em reconhecimento a atos de bravura de profissionais das Forças de Segurança e do SAMU. As duas Moções ressaltam a atuação profissional e ágil dos homenageado, que resultaram no salvamentos de dois bebês. Na Participação de Convidados, estiveram presentes o presidente da Associação Capoeira Patobranquense (ACAPB), Agnaldo Luiz Rampanelli, para falar sobre os “Projetos da ACAPB para o ano de 2025” e o diretor do Departamento de Cultura, Mauricio Maculan, apresentando a “Agenda Cultural de 2025.”

Votação única

De autoria de todos os vereadores da Casa, foram aprovadas, em votações únicas, as entregas de duas Moções de Aplauso.

A Moção de Aplauso nº 2, de 2025, será concedida ao Aspirante a Oficial Kelvim Crystian Locks da Rocha e ao Cabo Jean Pierre Ponsoni, pertencentes ao 3° Batalhão de Polícia Militar, em reconhecimento ao ato de bravura e profissionalismo ao realizarem com êxito a reanimação de um bebê que estava engasgado com leite, demonstrando elevado compromisso com a vida, a segurança e o bem-estar da comunidade.

Pelo texto do documento, “por volta das 2h da madrugada, do dia 25 de fevereiro, uma mãe aflita chegou ao 3° Batalhão com seu filho de um ano e seis meses, que estava desacordado após sofrer sufocamento por leite. Diante da gravidade da situação, os policiais agiram com prontidão e precisão, iniciando imediatamente o procedimento de primeiros socorros com a manobra de Heimlich. Graças à rápida e eficiente intervenção, a criança conseguiu expelir a substância que obstruía suas vias respiratórias, restabelecendo os sinais vitais. Não se limitando ao atendimento inicial, os policiais ainda garantiram a continuidade do suporte à vítima, encaminhando-a imediatamente à unidade hospitalar para atendimento médico especializado e internamento, demonstrando zelo e compromisso com o bem-estar da criança”.

E a Moção de Aplauso nº 3, de 2025, será concedida para Dayane Conte da Silva, Paulo Henrique de Bortoli Junior, Fernanda Gonçalves de Ramos Weiss de Freitas, Alaercio Firma Correa, Denielly Arruda Rodighiero e Rodrigo Aloacyr de Camargo Silva, em reconhecimento ao extraordinário atendimento realizado pela equipe do SAMU 192 Sudoeste do PR, na noite do dia 28 de fevereiro de 2025, a uma gestante moradora do Bairro Alvorada.

De acordo com a Moção, “na ocasião, a equipe foi acionada para atender a gestante Fernanda, residente no bairro Alvorada, que entrava em trabalho de parto após 38 semanas de gestação. Em um verdadeiro ato de bravura e profissionalismo, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (Alfa 1) chegou ao local e realizou o parto de emergência, enfrentando o desafio de um nascimento em posição pélvica. A pequena Kelita veio ao mundo sem sinais vitais, e a dedicação, técnica e compromisso dos profissionais presentes foram essenciais para reverter esse quadro. Após intensos dois minutos de reanimação, o choro da recém-nascida trouxe alívio e emoção a todos, coroando esse momento como um verdadeiro milagre da vida”.

Primeira votação

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 33, de 2025, de autoria da Mesa Diretora - presidente, Lindomar Brandão (PP); vice-presidente, Alexandre Zoche (PRD); primeira-secretária, Anne Gomes (PSD); e segundo-secretário, Rafael Foss (União Brasil) - “alterando dispositivos da Lei n.º 5.060, de 8 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a estrutura organizacional, administrativa e de pessoal da Câmara Municipal de Pato Branco, com o objetivo de setorizar o Departamento Legislativo”.

Participação de Convidados

Convidado pela vereadora Thania Caminski (PP), por meio do Requerimento nº 156, de 2025, esteve presente na Participação de Convidados, o presidente da Associação Capoeira Patobranquense (ACAPB), Agnaldo Luiz Rampanelli, para falar sobre os “Projetos da ACAPB para o ano de 2025.”

“Estou muito feliz por estar aqui hoje e poder compartilhar nossos pedidos, a capoeira é um patrimônio cultural brasileiro e, com o apoio de todos, ela pode crescer ainda mais. Já trabalhei com projetos em escolas e vi como a capoeira desenvolve a força, flexibilidade e coordenação das crianças. Além disso, promove a inclusão social e a melhoria da postura, por isso surgiu a ACAPB, para movimentar a cidade e legalizar projetos. Nossa vinda aqui, além de apresentar a Associação, também tem o objetivo de contarmos com o apoio de todos para termos um espaço adequado para a prática”, pediu Agnaldo, agradecendo pelo espaço e convidando os atletas da Associação, presentes na Sessão, para uma demonstração de uma roda de capoeira.

 

Também na Participação de Convidados, por meio do Requerimento nº 153, de 2025, de autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), esteve presente o diretor do Departamento de Cultura, Mauricio Maculan, apresentando a “Agenda Cultural de 2025”, que está disponível pelo Instagram do departamento: @dep.culturapatobranco.

“A Agenda terá diversas ações e vários eventos serão realizados no Departamento de Cultura, junto ao Centro Regional de Eventos, onde temos auditórios e salas de atividades. Além disso, o Departamento também abrange a Biblioteca Pública, a Escola de Artes e parcerias com parques e espaços públicos, locais que também receberão eventos. A agenda foi planejada com a colaboração de diversos agentes culturais e instituições e, juntos, estamos oferecendo diversas opções de oficinas e atividades culturais”, explicou Mauricio.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2470/