Ação conjunta que reúne a Câmara de Pato Branco, busca viabilizar nova sede do Samu Sudoeste

por Marcilei Cristina Rossi publicado 24/04/2024 10h55, última modificação 06/05/2024 15h45

Há mais de uma década o Samu Sudoeste vem atendendo a população regional em situações de urgência e emergência. Ao longo destes anos, foram inúmeras as iniciativas para consolidar o serviço que somente nos três primeiros meses deste ano, atendeu 6.485 ocorrências na região.

Nesta terça-feira (23), mais um importante passo foi dado para a garantia de ampla resposta do serviço do Samu Sudoeste, que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar).

Em uma reunião na Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná, em Curitiba, onde estiveram presentes o secretário Guto Silva; a coordenadora geral do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos e o presidente da Câmara de Pato Branco, Eduardo Albani Dala Costa.

Guto Silva destacou que o Samu Sudoeste é uma referência para o Paraná pela sua eficiência, trabalho e organização. Contudo, o secretário completou, “estamos em um novo ciclo, é preciso melhorar a infraestrutura para que os profissionais tenham mais condições de trabalho”, disse ao se referir a espaços físicos adequados que além de garantir melhores acomodações aos samuseiros, permita também um melhor tempo de resposta no atendimento à população.

“Precisamos sair agora de um imóvel alugado que o Samu utiliza atualmente, para poder dar uma estrutura a altura do serviço. Hoje [terça-feira], foi nos trazido o projeto, para que juntamente com os técnicos possamos estruturar um projeto executivo, e na sequência buscar recursos e tirar este sonho do papel”, disse o secretário de Planejamento ao se referia a mais um encaminhamento para a construção da sede própria do Samu Sudoeste, em Pato Branco.

O presidente da Câmara de Pato Branco, Eduardo Albani Dala Costa (Republicanos), que na semana passada apresentou o Requerimento nº 557, de 2024, solicitando ao Executivo Municipal que encaminhe o Projeto de Lei que amplia o prazo para a edificação da sede do Ciruspar, — juntamente com os demais membros da Mesa Diretora, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, Rodrigo José Correia e Romulo Faggion, todos do União Brasil —, afirmou ao término da reunião na Capital do Estado que um importante encaminhamento foi dado para o novo momento do Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (Samu) no Sudoeste.

“Este é mais um passo para a consolidação da nova sede do Samu/Ciruspar, na cidade de Pato Branco”. Ele lembrou que a doação do terreno para a construção da estrutura foi realizada ainda em 2021. Dala Costa explica que o direcionamento realizado em Curitiba foi para que seja realizado o projeto estrutural da obra, que na sequencia deverá ser licitado de acordo com as fases estabelecidas.

A coordenadora geral do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos afirma que existe um grande anseio para que Pato Branco tenha uma sede própria, que garante aos trabalhadores melhores condições no momento em que aguardam os acionamentos, mas também para a Escola do Samu, projeto que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, e que garante o constante treinamento dos socorristas. “Uma estrutura adequada nos permite atender a toda a população, a toda a região do Sudoeste do Paraná de forma digna”, disse ela.

O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Marcos Marini, que por meio da Paraná Produtivo vai viabilizar o projeto da unidade. "Entendemos que estas demandas para os projetos estruturais, para que depois possamos fazer a licitação da obra do Ciruspar em Pato Branco encontra respaldo no programa Paraná Produtivo, por melhorar a condição de atendimento a saúde pública regional."

Doação do terreno

Mesmo a doação do terreno tendo sido autorizada pelo Legislativo de Pato Branco em dezembro de 2021, o repasse de fato do imóvel, localizado na rua Ivaí, nas proximidades do Parque da Pedreira, e com fácil acesso a BR-158, ocorreu em fevereiro de 2022.

Na época da doação do terreno, foi informado que a escolha do imóvel passou por avaliação da equipe do Ciruspar, e levou em conta principalmente a pronta resposta nos chamados. Assim, a localização do terreno em uma região de fácil acesso para a PR-280 e também a BR-158, bem como para a zona Sul de Pato Branco contribuíram para a seleção do terreno de aproximadamente 9 mil m².

A nova sede do Samu deverá ser dividida em duas unidades, — uma operacional e outra administrativa.

Participações

Participaram da reunião, o diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Marcos Marini; o coordenador de enfermagem do Samu Sudoeste, Gerson Luis Leonarski e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).